Vídeo de Casamento – Como fazer: Dicas e Ideias

O casamento é um dos momentos mais importantes da vida a dois. Ele marca a formação da nova família e é uma festa para ser lembrada em todas as bodas posteriores. Não é à toa que existe aniversário de casamento, não é mesmo? Claro que a memória visual conta, mas por que não registrar tudo em imagens para lembrar com maior riqueza de detalhes? Por isso o vídeo de casamento é importante.

Contratar ou fazer você mesmo o video do casamento

Vídeo de casamento é o registro em imagens da celebração, festa e pode incluir também uma gravação do Dia da Noiva. Ele será entregue aos noivos após a festa, com o registro completo e editado de toda a festa para guardar os momentos felizes. O casal as vezes guarda tudo com carinho e entrega copias aos parentes, convidados e amigos que não puderam ir à festa, por isso não dá para errar na elaboração.

Contratar uma produtora ou ir no ‘faça você mesmo’?

O primeiro passo para montar bom vídeo de casamento é saber quem vai capturar as imagens. Por melhor que seja a edição, sem um bom áudio e bons ângulos, não dá para fazer muita coisa posteriormente. Se você não tem quem faça direito, melhor contratar um profissional. Existem boas equipes em todas as cidades.

Contratar um profissional novato no ramo de filmagens envolve certos riscos. Ele pode ser apenas um entusiasta com um equipamento novo e louco para ganhar dinheiro, ou um bom profissional esperando uma oportunidade. Se você jamais viu o trabalho dele, não dá para arriscar muito. Perder uma filmagem de casamento não é a mesma coisa que perder uma filmagem de um aniversário. Você fica mais velho todos os anos, mas pode não casar de novo.

Para uma festa tão especial, ignore comentários de amigos como “tenho uma filmadora ótima e podíamos usar” e “deixa que eu faço pela metade do preço”. Se não há um profissional envolvido, melhor esquecer.

Capte por imagens

Contratando uma boa empresa, seu próximo passo será ter boas imagens para elaborar um bom vídeo, e isso fica a cargo da empresa e cerimonialista, mas os noivos podem ajudar. Conversem sobres suas propostas de imagens como cliques do beijo, do casal no altar sozinhos depois da cerimônia e imagens que não podem deixar de estar no vídeo.

Todo casal tem uma boa ideia do que deseja ver no álbum de casamento, e peca ao não contar aos profissionais envolvidos na edição do projeto. Quanto mais os noivos falarem, mais o vídeo de casamento vai ficar a sua cara. Algumas empresas até permitem ao casal visualizar uma prévia e ajustar ao gosto dos pagantes.

Quem for fazer a filmagem do tipo independente e querer editar depois em casa, deve orientar a quem está filmando que ângulos gostaria de filmar. O som ambiente deve ficar o mais claro possível e seria interessante investir em uma boa iluminação extra para garantir a luz adequada para cada membro enquadrado (filmado). Nem sempre a luz ambiente é suficiente para filmar um casamento de forma visual identificável e isso não dá para consertar na edição.

Edição: a música do vídeo de casamento

Muitas pessoas conversando tornam o vídeo chato e cansativo. É por isso que se usa um recurso de áudio de fundo ou música de fundo. Escolha uma música legal para o casal ou representativa para o momento para tocar em algumas partes da festa e as imagens continuarem rolando. Podem ser várias músicas, pois são vários momentos durante toda a filmagem com emoções diferenciadas. Para antes do brinde, por exemplo, uma música mais lenta. Para as cenas de cumprimentos do casal com os convidados, uma canção mais animada. Tenha em mente ao menos 10 músicas para uma filmagem de 1h30 de duração.

O vídeo deve ser dividido em momentos

Para tornar o vídeo da festa menos cansativo, é uma boa pedida partir o vídeo em momentos distintos. Uma parte pode ser voltada para a cerimônia, outra para a chegada dos noivos e cumprimentos e uma terceira ainda para discursos e momentos especiais. Um vídeo sequencial é bem cansativo, em especial com cerimônia e festa. São quase 3 horas de imagens.

Corte o desnecessário

Toda filmagem em excesso tem momentos demais e estes não devem mesmo estar no vídeo para serem guardados para a posteridade. Gente bêbada foi flagrada? Por que não cortar? Os cumprimentos estão longos demais? Deixe apenas as pessoas mais importantes. Não dá para mostrar tudo ou vai ser cansativo até mesmo para os noivos rever a filmagem depois.

As fotos de casamento também podem render um vídeo

Casais que querem mostrar as fotos do casamento para os amigos podem também criar um vídeo de imagens. O slide show pode ser sequenciado com as fotos pela ordem do evento e uma imagem de fundo. Esta é a forma mais simples de mostrar a todos as fotos e preservar o álbum de casamento físico também. Depois é só tirar copias e enviar aos parentes mais distantes ou criar um formato virtual da apresentação e deixar seus convidados baixarem e visualizarem.

Preço de um video de casamento

O valor de um vídeo de casamento é bem relativo. No geral, o produto é incluído no pacote de filmagem. Ele pode sair mais barato para quem for fechar com fotografia e filmagem com a mesma equipe. Considere um valor médio para todo o projeto áudio visual de um casamento entre R$ 1.500 e R$ 3 mil, com boa qualidade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *