Vestidos para Madrinha de Casamento – Ideias, Fotos e Modelos!




O tema de hoje diz respeito a um detalhe muito importante para o grande dia: o vestido de madrinha de casamento! Para um melhor entendimento e organização, dividiremos o assunto sob dois pontos de vista: o da noiva e o da madrinha. Já já você irá entender o porque disso!

Você é noiva e quer escolher o vestido das madrinhas

Se você é daquelas que planeja as coisas nos mínimos detalhes e sempre procura na internet ideias para tudo que vai fazer? Então você já deve ter visto algumas fotos de casamento em que a noiva está cercada de mulheres com vestidos parecidos… as madrinhas! A ideia de madrinhas de casamento com vestidos iguais ou parecidos é muito interessante para quem:Fotos criativas de noiva e madrinhas de casamento

  • Convidou mais de uma madrinha
  • Quer destacá-las dos demais convidados
  • Quer que o álbum de casamento fique lindo, harmônico e divertido

Pois bem, saiba que há vários modos de deixar os vestidos de madrinha de casamento combinando e isso não precisa ser algo tão rígido, caso as circunstâncias não permitam.

Primeiramente, é importante que você bata um papo com todas elas e leve em conta seus gostos e tipos de corpo. Afinal de contas, elas estão nesta posição por serem especiais para você, logo não é de sua vontade que elas se sintam desconfortáveis no dia do seu casamento, não é mesmo? Vamos falar sobre esses e outros detalhes com calma nos tópicos seguintes que abordarão quatro formas de padronizar as roupas para madrinha de casamento:

1. Vestidos idênticos:

Fazer as madrinhas se vestirem igual é algo comum em países com os EUA, mas pouco visto em nosso país. Acredito que, no Brasil, seja mais fácil encontrar isso em festas de debutantes do que em casamentos (em algumas festas, as meninas que vão dançar valsa usam o mesmo vestido).

As desvantagens deste formato são duas: Normalmente é preciso mandar fazer os vestidos em uma costureira, o que pode significar um gasto maior. Além disso, existe aquela coisa de as mulheres não gostarem de usar vestidos iguais… sabe como é, né? Aqui há essa cultura de querer exclusividade… o que, por sua vez, leva a uma outra situação: pode ser que, por conta disso, as madrinhas não aproveitem em outras ocasiões o vestido comprado.

Dicas para madrinhas de casamento

2. Apenas cores iguais:

Esta é uma boa alternativa pra fugir dos probleminhas da primeira opção! A vantagem é que você deixará as madrinhas mais a vontade, pois ficará a cargo delas a escolha do modelo, conforme seus gostos pessoais. Você poderá estipular que sejam curtos ou longos, ou deixar o cumprimento a livre escolha delas. Além disso, caso queira um tom específico, deixe isso bem claro para elas, pois fica difícil saber face a tantas variedades de tons de uma mesma cor.

Modelos de vestido para madrinha de casamento amarelo

Fotos de noivas com madrinhas de casamento

Modelos de vestidos rosa para madrinha de casamento

3. Apenas modelos iguais:

Esta ideia é bem legal e democrática! Os vestidos de madrinha de casamento são todos no mesmo estilo ou com o mesmo corte, mas com cores diferentes, que podem combinar entre si. Ou seja, você pode falar para que elas usem apenas cores claras, tons pasteis, cores frias, cores quentes ou somente cores vivas.

Apenas tenha sensibilidade para escolher o modelo. Se uma das madrinhas é mais gordinha, você não deve escolher um modelo que não lhe caia bem, como alguns tipos de tomara-que-caia, por exemplo. Como falamos anteriormente, o ideal é que você converse com elas antes de decidir qual será o corte.

Poses para fotos com madrinhas de casamento

Melhores fotos de noivas com madrinhas

4. Modelos variados e cores combinando

Este formato é para agradar gregos e troianos. Assim, não se cria nenhum par de vaso e cada uma escolhe o modelito que preferir.

O segredo é usar cores que realmente combinem, ou seja, que sejam um pouco parecidas ou que combinem aos pares (por ex: duas de verde e duas de rosa).

Para saber que cores combinam entre si, basta pegar a paleta de cores de programas como o Paint e brincar com a zona de junção de cores diferentes, como, por exemplo, roxo + rosa + lilás.

Fotos de casamento com madrinhas combinando
Roxo, azul e vinho em tons diversos – Combinou!

Você é madrinha e quer saber que roupa usar

Ser dinda é um privilégio, pois é um sinal de gratificação pelo que você representa para os noivos… e é por isso que você deve tomar alguns cuidados para agir de acordo com a posição que lhe fora conferida e contribuir para a perfeição do casamento.

1. Dicas para as madrinhas

Neste tópico mostraremos modelos de vestidos para madrinha de casamento… Nosso intuito é oferecer ideias e inspirar aquelas madrinhas que ficaram totalmente ou parcialmente livres para a escolha da roupa. Mas, antes, vamos a algumas dicas:

a) Dançar conforme a música:

O ponto crucial na hora da escolha do seu vestido de madrinha de casamento é estar de acordo com a noiva, ou seja, sua roupa dependerá da dela. A título de exemplo, alguns vestidos mostrados aqui nessa galeria poderiam muito bem ser usados por noivas mais discretas, que não querem um look exagerado (basta dar uma olhada em nosso post sobre vestidos coloridos de noivas… você verá diversos modelitos que ficariam bem em uma madrinha mais sofisticada)… Nesse caso, a exuberância do seu vestido deve estar a um degrau abaixo do dela.

Resumindo: quanto mais exuberante for o vestido da noiva, mais glamoroso poderá ser o seu; e quanto mais simples for o dela, mais simples deverá ser o seu. Desta forma, antes de comprar ou alugar o seu vestido de madrinha de casamento, procure saber como será a da estrela principal!

Madrinha de casamento pode usar vestido decotado?
Exemplo de vestido que poderia ser usado tanto por uma noiva, quanto por uma madrinha

b) Ter certeza da vontade da noiva quanto às roupas das madrinhas de casamento:

Caso a noiva não tenha falado nada sobre o vestido das dindas, pergunte a ela. Nos meses que antecedem o matrimônio, a noiva normalmente fica sobrecarregada com milhões de detalhes dos quais tem que tomar conta, muitas vezes sozinha… Portanto, pode ser que ela tenha esquecido de lhe mencionar que deseja que as madrinhas usem rosa, por exemplo.

c) Se a escolha couber a você, saiba o que evitar:

Assim, se após ter-lhe indagado sobre as roupas, ela acabou deixando essa peteca com você, então tenha em mente algumas regrinhas para não fazer feio no dia:

  • Siga as recomendações da noiva: Se ela lhe falar para desobedecer qualquer uma regras abaixo, vá em frente!
  • Não use branco (por razão óbvia) e evite o preto. Convidadas podem usar preto, mas madrinhas devem dar preferência a cores mais alegres.
  • Tons claros em vestidos de madrinha de casamento ficam ótimos, principalmente se o casamento for de dia, mas cuide para não usar um muito claro, para não tirar o destaque da noiva.
  • Fique longe de vestidos estilo princesa longos (aqueles bem armados). Eles não são adequados para madrinhas. Caso vá de longo, prefira os de corte reto, evasé, sereia ou similares.

Agora que você já conhece as principais dicas para vestidos de madrinha de casamento, vamos a algumas fotos? Começaremos por algumas ideias de modelos adequados conforme o período do dia:

2. Vestidos para madrinha de casamento a noite

Na noite tudo é permitido… ou quase! É verdade que em casamentos noturnos, você pode ser um pouco mais ousada na escolha do vestido, mas cuide para não exagerar, e quando eu digo exagerar, eu me refiro a especialmente duas coisinhas:

  • Brilhos e pedraria em excesso: Seu vestido poderá sim ser brilhoso e ter pedraria, mas com um certo limite. Não há como estabelecer regras rígidas, pois tudo depende de como é o vestido como um todo. Se ele for curto, reto e com decote fechado, por exemplo, poderá ser inteiro brilhante sem problemas. Por outro lado, se estivermos falando de um longo sereia ou com a barra volumosa, decotado e cheio de detalhes, prefira um que tenha pedras e brilhos apenas no contorno da silhueta ou somente no busto inteiro. A dica é saber dosar!
  • Decotes e vestidos curtos e sensuais demais: Se você está pensando em usar aquele seu tubinho de balada coladíssimo e decotadíssimo, esqueça! Deixe este tipo de vestido para as convidadas da festa.

Veja um exemplo de certo e errado quando o assunto é vestidos de madrinha de casamento com brilho:

Madrinha de casamento tem que usar vestido longo?
O vestido da Olivia Wilde é lindo, mas não para uma madrinha. Além de ter brilho em excesso, é muito armado. Já o da modelo da direita tem brilho na proporção ideal!

E aqui estão alguns modelos de vestido longo para madrinha de casamento que quer acertar no look:

Madrinha de casamento pode usar vestido com fenda?

Madrinha de casamento a noite - que roupa usar?

Nas imagens abaixo estão modelos ideais para casamentos bem chiques à noite. Contudo, você deve evitá-los caso a cerimônia seja mais simples… Tudo depende do contexto.

Modelos de vestidos para madrinha casamento a noite

Modelos de vestidos para madrinhas de casamento de noite

Melhores vestidos para formandas e madrinhas de casamento

Modelos de vestido azul escuro para madrinha de casamento

E aqui vai um vestido de madrinha de casamento simples, mas ao mesmo tempo sofisticado, para a noite:

Fotos e ideias de vestidos para casamento a noite - Madrinha

Você também poderá vestir um curto para a noite. Este modelo pink é lindo e chic:

Modelos de vestidos curtos para madrinhas de casamento de noite

3. Vestido para madrinha de casamento de dia

O dia pede mais alegria e naturalidade. Guarde seu vestido brilhoso no armário e vá atrás de um que seja um pouco mais simples e menos glamouroso.

Caso o casamento seja ao ar livre, você pode ser ainda mais despojada, podendo usar, por exemplo, um vestido de madrinha de casamento com estampa florida!

Os vestidos longos para madrinha de casamento de dia devem ser de tecidos mais leves. Os acessórios e maquiagem devem ser mais discretos. Escolhemos dois belos looks que retratam bem isso:

Vestido longo simples para madrinha de casamento de dia
Este é um look bem “clean”. Mas não haveria problema em usar alguma pulseira ou colar.

Modelos de vestidos longos para madrinha casamento de dia

E agora alguns modelos de vestido curto para madrinha de casamento perfeitos para o período da tarde, principalmente se a noiva também estiver de vestido curto:

Vestido curto rodado para madrinha de casamento
Este é meu favorito! Lindo e delicado… Ah, e também pode ser usado durante a noite.

Madrinha pode usar saia ou vestido curto?

Modelos de vestidos curtos para madrinha casamento de dia
Este fica ótimo para um casamento ao ar livre de dia

Mas atenção, cuide com o comprimento da peça. O vestido de madrinha curto ideal é aquele que vai até o joelho ou até cinco dedos acima. Nada de usar mini vestido ou mini-saia.

4. Vestido para madrinha de casamento gorda

Estar acima do peso não é desculpa para não arrasar ao lado da noiva. Para valorizar o corpo e disfarçar as gordurinhas a mais, as madrinhas gordinhas devem seguir duas regrinhas básicas:

  1. Apertar e afrouxar em locais estratégicos;
  2. Usar cores, estampas e texturas em seu favor!

Vestidos soltinhos com um laço na cintura ficam ótimos para quem está acima do peso, pois dão contorno à silhueta. Percebeu a aplicação da primeira regrinha? O local estratégico para se apertar é a cintura, não o tronco inteiro, que deve permanecer mais soltinho. Boas opções:

  • Vestidos com asas de morcego,
  • Vestidos com alças largas,
  • Mangas soltinhas e mangas que vão até o cotovelo

Deve-se evitar:

  • Alcinhas finas,
  • Tomara que caia (se você tiver muito volume nos braços e ombros)
  • Mangas curtinhas muito apertadas

Confira nossa seleção de fotos de vestidos longos para madrinhas gordinhas:

Modelos de vestidos para madrinha de casamento gordinha

Madrinha de casamento gorda - vestidos 2014

Modelos de vestidos longos para madrinha de casamento gorda   Vestido que disfarça a barriga para madrinha de casamento

E dá para mostrar as pernas? Claro! Observe estes modelos de vestidos curtos para madrinhas gordas ou gordinhas:

Melhores modelos de vestido para madrinha de casamento acima do peso

Vestido curto para madrinha de casamento gorda

Pessoas obesas podem usar vestido curto para casamento?

 

 

 

  • Cristina Cleide mesquita veiga

    Oi eu vou se madrinha, em dezembro, ela optou para as madrinhas usarem rosa,mais a cor nos que decidimos se e claro ou escuro.
    Então eu quero saber qual combina comigo, que eu estou um pouco acima do peso e tenho seio grande. Bjos obrigado.