Vestidos de daminhas e floristas, como escolher, quanto custam?

Eles podem ser brancos, rosa, nude, rodados, com estampas de flores, rendas ou laços, os vestidos de daminhas e floristas são um charme e deixam as crianças ainda mais encantadoras

Depois de todo o cortejo do casamento e, principalmente, da entrada da noiva, outro momento muito esperado é a entrada das daminhas e floristas. Não há quem resista a tanta doçura e encantamento. As daminhas e floristas trazem mais naturalidade para o casamento e conseguem arrancar sorrisos e suspiros entre os convidados. E não tem como não olhar para os vestidos das daminhas e floristas, eles dizem muito sobre o estilo do casamento.

Foto: Shutterstock

Tudo sobre como escolher os vestidos das daminhas e floristas

Os vestidos das daminhas e floristas, além de estarem em harmonia com o estilo do casamento, também precisam combinar com as crianças. Não é só porque a noiva quer que elas usem tal modelo, que ficará legal. Os vestidos de daminhas e floristas devem, em primeiro lugar, ser confortáveis para as crianças.

Foto: Atelier Mairoca

Outra questão importante é o estilo dos vestidos. Criança deve ser vestida como criança, com sutileza e simplicidade. Nada de vestidos de daminhas e floristas estilo “adulto”, as daminhas e floristas não são a noiva. Os vestidos não precisam e não devem ser como o vestido da noiva. Evite vestidos de tecidos pesados e quentes. Eles podem causar incômodo e desconforto nas crianças. Lembre-se: depois da cerimônia e das fotos na saída da igreja, as crianças vão brincar e correr e um vestido inadequado pode comprometer a diversão das meninas.

Foto: Atelier Mairoca

Escolha modelos de vestidos para daminhas e floristas que sejam de tecidos leves e delicados. O mesmo vale para o arranjo dos cabelos e da maquiagem. A harmonia aqui pede leveza, o mínimo possível de maquiagem e de brilho nas crianças.

Foto: Emanuelle Junqueira para La Geovanna

Sempre falamos aqui no Blog que os tempos mudaram, estamos vivendo essas mudanças diariamente e, não há necessidade das daminhas e floristas usarem vestidos clássicos, duros, pesados e cheios de adereços e muito menos sapato fechado e meia, exceto quando o casamento é realizado durante o inverno. Então veja algumas dicas para escolher os vestidos de daminhas e floristas.

Veja também: O penteado para daminha de casamento ideal para cada idade

Quem escolhe e paga pelos vestidos de daminhas e floristas?

Quem escolhe o modelo dos vestidos de daminhas e floristas é sempre a noiva. As mães das crianças podem opinar e ajudar na escolha, mas a decisão final é da noiva.

Foto: Ricardo Nascimento

Outra questão que gera muita dúvida e polêmica, quem paga pelos vestidos de daminhas e floristas? Geralmente a noiva, mas isso vai depender do budget dela para esse investimento. A situação não está fácil para ninguém, muitas pessoas dividem a despesa da locação ou compra dos vestidos de daminhas e floristas com a noiva ou até mesmo arcam sozinhas (mães das crianças) com o custo do vestido. É importante que essa questão fique esclarecida entre as partes (noiva e mãe da criança) para não causar aborrecimentos futuros.

Quanto custam os vestidos de daminhas e floristas?

Foto: Menina Marina

Em média, a variação de preços de vestidos de daminhas e floristas é de R$ 130,00 a R$ 450,00 tanto para locação quanto para compra.

Cores, texturas e comprimento

Os vestidos das daminhas e floristas não precisam ser somente brancos. Podem ser nude, rosinha ou branco com algum detalhe das cores do casamento ou combinando com o buquê da noiva. Busque por vestidos de daminhas e floristas que sejam realmente infantis e rodados, eles são um charme.

Foto: Carola Montoro

As daminhas e floristas devem estar vestidas dentro da proposta do casamento, ou seja, se for durante o dia, na praia ou no campo, prefira tecidos mais leves como o tule. Pode optar também pode vestidos com um pouco de cor como o rosa claro ou nude. Também ficam perfeitos vestidos com algum detalhe em flor ou com o barrado florido, mas sempre com cores suaves. Se o casamento for à noite, tanto na igreja quanto no campo, a indicação é que o vestido seja de uma única cor que pode ser branco, rosa claro e nude também.

Foto: Shutterstock

Quanto ao comprimento dos vestidos de daminhas e floristas, o ideal é que sejam na altura da canela. Nem mais, nem menos. As saias rodadas ficam muito fofas e os vestidos levemente armados também ficam um mimo.

Inspirações para daminhas e floristas

Vestidos clássicos

Foto: Ricardo Nascimento

É aquele modelo tradicional de vestidos de daminhas e floristas que combina com quase todo estilo de casamento. Apesar de tradicional, ele deve ser discreto, sem adereços, simples, alinhado e branco.

Leia mais: As 10 entradas mais fofas de daminhas de casamento e pajens na cerimônia

Vestidos cor de rosa e coloridos

Foto: Shutterstock

Por ser uma cor bem clássica e infantil, os vestidos de daminhas e floristas cor de rosa claro são uma ótima escolha para fugir do branco tradicional. Deixe o branco somente para a noiva.

Vestidos com laço

Vestidos com laços remetem à infância, sem contar que ficam lindos. O laço não precisa ser da mesma cor do vestido, pode ser feito nas cores do buquê ou da decoração do casamento.

Foto: Aliexpress

Vestidos com renda

Foto: Loja Black Tie

Os vestidos de daminhas e floristas com renda também são uma graça. Só tome cuidado para não poluir o vestido com cores e estampas, mesmo que pequenas.

Vestidos em tule

Foto: Loja Milanoo

O tule é um tecido muito leve e que as noivas adoram. Nos vestidos de daminhas e floristas o tule cai perfeitamente e deixam as crianças como pequenas fadas.

Sobre o Autor
Eva Moreira
Evanise Moreira é jornalista, pós-graduada em comunicação e marketing. Trabalhou por 15 anos como assessora de imprensa. Ama cachorros e chinchilas. Adora casamentos e sempre se emociona quando vê uma noiva e quando escuta a Marcha Nupcial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *