Save the Date: O que é? Modelos e Dicas!

Você já foi pega de surpresa em um casamento? Já soube que tinha uma festa chique para ir em menos de 30 dias e tinha que começar a procurar o presente de casamento, chá de panela e que envolve o evento de uma amiga? Foi pensando nesta ‘surpresa’ que a chegada de um convite de casamento pode fazer na vida dos convidados, que surgiu o Save the date.

O que é save the date?

O save the date é um pré-convite de casamento. Ele pode ser em papel ou diversas formas, mas sua finalidade é avisar cerca de quatro a seis meses antes que haverá seu casamento. Assim, os parentes mais próximos, padrinhos e madrinhas, já podem ir programando para a festa de casamento dos amigos com todo o estilo e luxo que o evento promete.

O que é o save the date
Ideia criativa para save the date!

Mas é obrigatório? A resposta é não. A proposta é apenas usar o save the date se sua festa for muito chique e houver a necessidade de um preparo mesmo, ou se você quer que no evento estejam pessoas distantes. Mas acaba ajudando as pessoas a colocarem seu casamento na agenda. Por exemplo: sua melhor amiga, sabendo que você casa no mês de novembro, não irá programar uma viagem. Se receber o convite 30 dias antes, poderá já ter pagado um pacote de férias e, infelizmente, não vai comparecer à festa.

Modelos de save the date grátis
Uma simples foto pode servir como save the date!

como criar um save the date

Para algumas pessoas o save the date é mais que importante. Ele consegue unir parentes distantes com bons preços de passagens e ajuda até a quem pensa em dar um presente de casamento bacana, mas precisa juntar economias para isso. Também ajuda no ajuste de agendas tanto dos convidados principais, como padrinhos, pai do noivo e da noiva, daminhas e melhores amigos, como aqueles nem tão próximos, mas que querem ir e precisam mudar alguns compromissos.

Save the date grátis Save the date criativo ideias para save the date casamento

Este pré convite é usado comumente nos Estados Unidos e está se tornando moda no Brasil ainda, mas diversas noivas já aderiram por sua praticidade e benefícios. Pelas bandas de lá, é usado em aniversários de crianças, bodas de prata, noivados, dentre outros eventos.

Como fazer save the date Save the date simples

O save the date também serve como pré lista de casamento. Se o seu convidado não vai poder mesmo na data, ele já pode comunicar quando receber o pré convite. Isso garante algumas mudanças na lista e acréscimos se houver mais desistências. É uma ótima ajuda e evita convidar outra pessoa de ultima hora para preencher o local de quem desistiu, deixando claro que ele ou ela não era a primeira escolha.

Save the date virtual

E será que pode mandar um save the date online? A resposta é sim! Mesmo entregando um save the date à sua lista de convidados de casamento, vai precisar posteriormente fazer um convite de casamento. Logo, o primeiro é mais simples e se deixa o luxo, glamour e escolha mais refinada para o convite de fato, que será guardado. O save the date é só um aviso mesmo.

Não é fora das regras enviar um convite de evento no Facebook se todo mundo da lista usar a rede social, ou criar um evento na Google agenda e compartilhar com os também usuários do aplicativo. Há diversas formas de elaborar e enviar um save the date online, até mais eficiente que o papel, pois pode-se visualizar quando a mensagem for lida e confirmar presença com apenas um clique.

Outra dica é usar algum programa de edição de fotos para fazer uma arte e enviar por email ou espalhar pelas redes sociais. Os programas mais populares mais utilizados são o Photoshop e CorelDraw, caso você não saiba utilizá-los peça ajuda a alguém que tenha experiência ou contrate alguem que faça este serviço, ele poderá sair bem mais barato do que fazer o convite em papel para todos os convidados.

Modelos de save the date

Os dados básicos de um save the date são: nome do casal, data do casamento, local e hora. Pode haver apenas data se você não sabe ainda onde vai ser. A proposta é deixar a agenda vaga para aquele dia, em um futuro levemente distante, por isso não é preciso ter tudo que um convite irá ter. A dica é não colocar o local ainda, pois em seis meses, muita coisa pode acontecer.

Na Internet você pode encontrar modelos de save the date grátis e prontos para imprimir, editando seus dados pessoais. Este site por exemplo permite que você escolha modelos e edite as informações e coloque sua foto!  Além disso os modelos podem lhe servir para ter ideias e inspiração!

Já colocamos algumas fotos criativas no início do post, mas para para quem está buscando mais ideias, confira algumas dicas de modelos de save the date:

Uma foto do casal

Save the date com foto

Quer arte mais bonita e que represente o casamento que esta? A arte do save the date pode ser feita em cima de uma foto. Para dar um toque de clássico no modelo, coloque a foto em sépia ou preto e branco, com o nome dos noivos, o evento e o dia. Uma foto é um arquivo que pode ir por e-mail, via rede social e compartilhada para apenas amigos, ou ainda enviado impresso para os parentes mais conservadores, como vovô e vovó.

Marca livro

Save the date diferente

Se a proposta é fazer a data ser lembrada, um marcador de livro é o produto ideal. Ele é pequeno, simples de fazer e será usado também para lembrar ao leitor de onde continuar sua degustação de obra escrita. E como são poucos dados, o produto pode ser usado tranquilamente para a sua finalidade.

Porta recados

Envie aos convidados algo criativo: um porta recados com a imagem de dois noivinhos e sua data de casamento já fixada na parte superior, como seu primeiro recado.

Canetas gravadas

Lembrancinhas para save the date

Grave apenas uma mensagem na caneta, produto de uso comum: nome do casal e data. Não tem como não esquecer, em especial se o item for ser usado de pronto.

Postal com a data

Save the date personalizada

Crie uma arte com a foto de sua cidade ou o local da cerimônia de casamento e coloque o nome do casal, dia e hora. Este é uma dica para quem for enviar o produto para longe, parentes distantes, mostrando sua cidade e o que eles vão perder se não forem ao evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *