“Save the date”: 11 opções criativas e originais

O significado literal da expressão “save the date” é “reserve a data”. Aqui no Brasil, o hábito de enviá-lo é relativamente novo, mas vem se popularizando bastante. Ele serve como um pré-convite, uma maneira de avisar os convidados com bastante antecedência sobre o dia em que será realizado o casamento.

Além de ajudar todo mundo a se planejar e se preparar para o evento, ele é uma ótima opção também para quem vai convidar pessoas que moram longe, por exemplo.

O ideal é enviá-lo cerca de seis a quatro meses antes da cerimônia, mas isso não quer dizer que o convite oficial deva ser dispensado –esse pode ser mandado até dois meses antes do casório.

Se o casamento tiver poucos convidados, é possível até mesmo fazê-lo no estilo DIY (Do It Yourself). Nesse caso, é preciso determinação e, claro, soltar a imaginação.

Menos formal que o convite, o “save the date” pode ser enviado de várias formas: entregues pessoalmente, enviados pelo correio ou por e-mail. Os cartões são os modelos mais tradicionais —contendo as informações básicas—, mas há muitas outras formas criativas de fazer o seu pré-convite. Conheça algumas delas:

Passagem

Para os noivos que são apaixonados viagens, um “save the date” em formato de passagem aérea é uma ótima ideia, que fica ainda mais legal se for mandado pelo correio.

Cartão-postal

De um lado, onde estaria a imagem do local turístico, é só colocar uma foto bem linda dos noivos. No verso, ficam as informações e o destinatário.

Ingresso

Imitando um ingresso de show, esse formato é muito interessante. Dá a ideia de expectativa para um “grande espetáculo”.

Quebra-cabeça

Este modelo é um pouco mais trabalhoso, mais muito divertido. Pode ser feito “um save the date” de cartão comum ou de cartão postal, depois é preciso recortá-lo em forma de peças de quebra-cabeça. Quando o convidado montar, irá descobrir a surpresa!

Marcador de páginas

Casais fãs da literatura vão adorar esta sugestão. Marcadores de páginas, além de bonitos, serão muito úteis para seus convidados, que vão lembrar de vocês toda vez que começarem a ler um livro.

Calendário

Personalizar o “save the date” em forma de calendário também fica supercharmoso. No alto, podem ser incluídas a foto do casal e as informações. Na folhinha, abaixo, coloque o mês que o casamento será realizado e circule a data!

Bexigas

Ela precisará ser feita em locais especializados. Estampada na bexiga, estarão escritas as informações sobre a data do casamento. Depois, é só prender uma a um em cartõezinhos e enviar para que os convidados sejam surpreendidos ao encherem os balões.

Ímãs

Também precisam se personalizados em gráficas especializadas. Há diversas possibilidades de tamanhos e modelos de ímãs, que podem ser presos à geladeira, mural de recados e outros locais.

De volta à infância

E que tal apostar em fotos de quando os noivos eram crianças para ilustrar o cartão? É emoção garantida! Aí é só acrescentar as informações essenciais!

Em forma de vídeo

Exatamente! Você pode ainda gravar um vídeo curtinho e fofo, contando um pouquinho da história do casal e anunciando a data para mandar por e-mail. Não precisa ser uma superprodução e os próprios noivos ou amigos podem gravá-lo.

Site de casamento

Esta também é uma maneira bastante original de enviar o “save the date”. Ao contratar um site de casamento, como o iCasei, os noivos contam com o recurso de envio do lembrete por e-mail a todos os convidados.

 

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *