Roupa para casamento na praia | Especialista dá dicas para acertar o look e arrasar

Com a chegada do calor muitos casais optam por realizar o casamento na praia, e esse tipo de casamento foge totalmente do tradicional, inclusive para os convidados. Acontece que muita gente fica confusa em escolher roupa para casamento na praia e por falta de conhecimento acaba comprometendo o look com roupas que não combinam com o lugar.

Ser convidada para um casamento à beira mar pode assustar só de pensar na roupa, Personal Stylist dá dicas de roupa para casamento na praia e ensina a combinar os acessórios

Foto: Shutterstock

Casamento à beira mar

Casar à beira mar é o sonho de muitos casais, o cenário da natureza é perfeito para celebrar o amor e o plano de fundo é indescritível para a ocasião.

Por terem escolhido tal cenário, certamente os noivos já estão alinhados com o estilo de roupa para casamento na praia que mais combinam com o momento, inclusive até pensando na roupa dos padrinhos de casamento, mas e os convidados, como se vestirem?

Foto reprodução: Instagram Raquel Queiróz

Geralmente, quando o casamento é realizado em um lugar diferente do tradicional (igrejas e buffets), os noivos colocam no convite o traje indicado para a ocasião, mas nem todos os casais se lembram disso. É aí que os convidados ficam em dúvida da roupa para casamento na praia que devem usar.

Leia também: Como escolher o buquê de noiva para casamento na praia

Dress Code

Não é somente com o tipo de roupa para casamento na praia que os convidados, sejam eles homens e mulheres devem se preocupar, o tecido da peça e os acessórios também precisam ser muito bem pensados para estarem em harmonia com o ambiente.

Foto reprodução: Instagram Sinhorella Vargas

Se vestindo para o casamento na praia

Ana Julich, personal stylist, personal shopper e especialista em consultoria de imagem, explica que o casamento na praia pode ser bem formal em um resort luxuoso ou em um espaço elegante com vista para o mar ou até mesmo algo mais informal como um lual e que os noivos devem avisar no convite o traje sugerido para o momento e caso isso não aconteça, cabe ao convidado perguntar aos noivos a respeito do dress code.

Foto reprodução: Instagram Didi Gomes

“Casamento é sempre um evento muito especial e se preparar para a festa dá aos anfitriões a alegria de recebê-los dentro da proposta que foi criada para o dia, portanto capriche no look. Para as convidadas o vestido pode ser curto, midi, longuete ou longo”, comenta Ana Julich.

Antes mesmo de escolher qual roupa para casamento na praia usar, você deve seguir seu estilo e se atentar para o horário do casamento.

Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre realizar um casamento na praia

Tipos de tecidos e estampas

Casamento na praia pede um dress code mais informal. A atenção aqui é para os tecidos, que devem ser leves e fluidos, que tragam movimento e leveza combinando com o ambiente. Exemplo de tecidos: musseline de seda, crepe de seda e linha. Renda e tule também podem ser usados na composição da roupa para casamento na praia.

Foto reprodução: Dicas de Mulher

“Não significa que precisa ser um vestido solto e esvoaçante, é possível vestir-se com uma roupa mais estruturada, mas com uma cor alegre. Cores claras, estampas alegres e floridas são muito bem-vindas como roupa para casamento na praia”, comenta a Stylist.

Foto reprodução: Instagram Sinhorella Vargas

Tecidos de seda, crepe, musseline, organza e linho são indicados para roupa para casamento na praia por serem de fibras naturais, deixando a peça mais leve e fresca para aqueles dias quentes.

Brilho na praia, pode?

Geralmente não se usa brilho durante o dia, mas em festas de casamento está liberado, só não pode abusar. Então escolha um modelo de vestido leve e com pouco brilho para arrasar no casamento.

Foto reprodução: BHLDN

Leia também: Vestido de madrinha de casamento | Cores para o verão 2019

Estampas

Tecidos estampados para roupa para casamento na praia estão liberados, mas cuidado com a escolha da estampa, tem quer algo bem discreto e natural. Evite estampas com cores muito fortes que podem dar a impressão de uma cortina ou até mesmo mostre que aquela peça é de uso comum nos passeios de final de semana.

Foto reprodução: Instagram Ariane Canovas

Evite alguns tipos de tecidos, modelagens e cores

Tecidos sintéticos, tipo poliéster, costumam esquentar no corpo e estão proibidos para usar como roupa para casamento na praia. Além disso, evite também peças muito justas e coladas no corpo para você não ficar suando o casamento inteiro.

Foto: Shutterstock

Evite usar branco, off white e preto, quem veste branco é somente a noiva. Exceto se estiver escrito no convite para que os convidados estejam todos de branco.

Comprimento do vestido ou saia

Evite vestidos e saias curtas, prefira midi ou longuete, se for o caso. E lembre-se: na praia costuma ventar muito e fica muito feio passar o evento todo segurando o vestido. Além disso, você estará tão preocupada com o vento na sua roupa que mal vai conseguir aproveitar a festa.

Foto reprodução: Iude Richele

Se ainda assim você estiver insegura quanto ao tamanho do vestido e a possibilidade do vento, opte por uma pantalona com uma blusinha de crepe.

Foto reprodução: Nordstrom

 

Acessórios

Os acessórios precisam estar em harmonia com a roupa para casamento na praia. De acordo com Ana Julich, os acessórios complementam e embelezam o look, clutches metalizadas, bijuterias com pedrarias em cores alegres e que complementem o look estão liberadas e são bem-vindas.

Foto reprodução: Instagram Sinhorella Vargas

Bolsa

A bolsa é um acessório indispensável em qualquer tipo e estilo de casamento. Escolha uma bolsa que combine com o calçado, por exemplo, as clutches e bolsas de palha que são vendidas especialmente para essas ocasiões.

Foto reprodução: Instagram Ariane Canovas

Calçados, o que usar?

É impossível usar qualquer tipo de salto em casamento na praia, por isso prefira calçados como sapatilhas, sandálias e até mesmo rasteirinhas. Para que a rasteirinha fique um pouco mais formal, escolha um modelo que tenha um pouco de pedrarias ou pérolas sintéticas, fica super bonito e elegante.

Foto: Iude Richele

Se o local do casamento for favorável para o uso de um pouco de salto, prefira um salto não muito alto, grosso ou modelo anabela (aqueles modelos mais rústicos com acabamento em corda).

Traje masculino

Traje masculino é sempre terno! Porém, existem exceções, muitos casais indicam no convite que os convidados podem ir de bermuda ou calça capri. Caso não seja informado a respeito do traje, vá de terno e opte por tecidos mais leves e cores clara como bege ou cinza claro, assim como o tradicional terno azul marinho. “O que dará o toque é a gravata e a camisa em tons pastel”, diz Ana.

Foto reprodução: Pinterest Richards.com.br

Também é possível usar calça e camisa de linho ou algodão. Por conta do calor, os homens podem dobrar os punhos, isso deixa o look mais informal.

Foto reprodução: Moda para Homens

 

Foto reprodução: Moda para Homens

O sapato dele

Modelos como mocassim sem cadarço e dockside e nas cores marrom ou bege ficam perfeitos para casamento na praia, quando não é obrigatório o uso de terno.

Foto reprodução: Pinterest Moda para Macho

Casal combinando

“Não é necessário que o casal vá com roupa para casamento na praia combinando, mas um complemento do casal como a harmonia entre a gravata e os acessórios femininos, por exemplo, trazem uma combinação e denota cuidado de ambos no vestir-se para a ocasião”, esclarece Ana Julich.

Sobre o Autor
Eva Moreira
Evanise Moreira é jornalista, pós-graduada em comunicação e marketing. Trabalhou por 15 anos como assessora de imprensa. Ama cachorros e chinchilas. Adora casamentos e sempre se emociona quando vê uma noiva e quando escuta a Marcha Nupcial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *