Saiba escolher a roupa de noivo de acordo com o estilo do casamento

Depois dos padrinhos, o primeiro a entrar no casamento é o noivo, e assim como a grande estrela da noite, que é a noiva, o noivo também tem seu momento de glamour a caminho do altar e a roupa de noivo, assim como o vestido de noiva também não pode passar despercebida.

A roupa de noivo pode ser smoking, fraque, meio fraque, terno, enfim, opções não faltam para arrasar no Grande Dia

Foto: Shutterstock

Roupa de noivo

Todo o planejamento e atenção com o casamento estão sempre voltados para a festa e para o vestido de noiva e, a roupa de noivo, acaba sendo deixada de lado e muitas vezes até para a última hora.

Foto: Shutterstock

Quanto tempo antes do casamento escolher a roupa de noivo?

É claro que não é necessário um prazo de oito meses ou até um ano para escolher a roupa de noivo, mas esse traje também demanda tempo e cuidados. Por isso, se for mandar confeccionar a roupa de noivo o prazo é de cinco meses antes da data do casamento. Se for alugar, três meses antes é o suficiente.

Foto: Shutterstock

Alguns noivos são totalmente independentes para procurar a roupa de noivo que querem usar no casamento. Já outros, ficam na dependência da noiva para ajudar a escolher o traje. Portanto, fiquem atentos e não se percam com os prazos.

Estilo do casamento

Antes mesmo de escolher o tipo de roupa de noivo é necessário ter definido o estilo do casamento. O traje do noivo também deve ter sua personalidade e estar alinhado com o estilo do casamento, que pode ser clássico, moderno, vintage ou informal.

Foto: Shutterstock

O período do casamento (manhã, tarde ou noite) e o local (igreja, buffet, praia ou campo) também são determinantes para a escolha da roupa de noivo.

Leia mais: Destinos lua de mel | Cancún, Punta Cana e San Andrés

Tipos de roupa de noivo

Smoking

Foto: Shutterstock

É composto por um casaco curto com opção de lapelas em seda ou cetim, camisa branca, faixa ou colete e gravata borboleta. O smoking é o famoso black tie que tanto ouvimos falar.

Fraque

Foto: Shutterstock

É um traje composto por calça cinza risca de giz, paletó preto ou cinza grafite com cauda longa e corte triangular na frente. O colete também é cinza, camisa branca e gravata plastron (de seda ou cetim, que é amarrada em forma de lenço com algum um prendedor próprio para finalizar o laço) ou gravata tradicional na cor prata.

Meio-fraque

Foto: Shutterstock

É a mesma composição de peças e cores do fraque. O que muda é que o paletó é curto.

Terno

Foto: Shutterstock

É composto por calça, colete e paletó, geralmente da mesma cor, camisa branca e gravata. O terno como roupa de noivo é coringa e não tem como errar.

Tipos de casamento

Casamento clássico

Geralmente o casamento clássico acontece à noite e pede sofisticação. Sendo assim, a roupa de noivo indicada é o smoking, o fraque ou o meio-fraque. E sempre nas cores preto, chumbo ou cinza.

Foto: Shutterstock

O terno é uma roupa de noivo coringa e pode ser usado em diversos tipos de casamentos noturnos, desde que seja em cores escuras como comentamos acima.

Já para casamentos mais formais que acontecem durante o dia, a cor do terno pode ser mais clara como um bege ou cinza claro.

Casamento na praia

Roupa noivo casamento informal
Foto: Shutterstock

A roupa de noivo para casamento na praia é sempre terno, mas existem exceções. Se for um casamento informal, é indicado uma calça de linho branca e uma camisa branca ou de cor clara por fora da calça.

Foto: Shutterstock

Agora se o casamento na praia for no estilo formal, mas durante o dia, a roupa de noivo pode ser usada com um paletó de linho de algodão ou seda (que são mais leves), uma camisa e calça de linho no mesmo material. Se tiver muito calor, o noivo pode dobrar os punhos, que fica super bonito.

Se o casamento for à noite, terno claro com gravata e colete são bem-vindos.

Casamento no campo

Foto: Shutterstock

A roupa de noivo para casamento no campo pede ternos em tons de cinza. Se o casamento for durante o dia, é indicado o uso de ternos cinza claro e cinza médio. Todavia, se o casamento for no final da tarde, ternos nas cores grafite e azul marinho são super indicados.

Leia também: Vestido de noiva da China: tire todas as dúvidas!

Casamento vintage

Foto: Shutterstock

Aqui no Brasil o casamento vintage chegou de mansinho e conquistou muitos casais, mas como deve ser a roupa de noivo desse estilo?

Ternos slim, gravata borboleta colorida, suspensório ou colete e até mesmo camisa listrada ou xadrez.

Média de preços

A média de preços para aluguel de smoking ou terno pode custar até R$ 1 mil. Se o noivo optar por comprar sob medida, dependendo da loja, os preços são a partir de R$ 3.500.

Evite

  • Cores claras para casamentos noturnos;
  • Terno branco para não contrastar com a noiva, mesmo que o casamento seja na praia. Nesse caso, opte por tons nude;
  • Sapatos com fivela frontal ou qualquer outro tipo de metal ou brilho;
  • Tecidos com brilho para casamentos durante o dia.

Sobre o Autor
Eva Moreira
Evanise Moreira é jornalista, pós-graduada em comunicação e marketing. Trabalhou por 15 anos como assessora de imprensa. Ama cachorros e chinchilas. Adora casamentos e sempre se emociona quando vê uma noiva e quando escuta a Marcha Nupcial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *