Retrospectiva de Casamento: 5 Ideias de como fazer!

Retrospectiva de casamento - dicas diferentes

Você pode não saber que o nome é retrospectiva de casamento, mas sabe o que é: um vídeo sobre a vida do casal, já tradicional em festas de casamento, mostrando a vida dos dois. Ele surge durante a festa, em um telão, para os convidados entenderem um pouco de como o casal chegou ao casamento e até os noivos pensarem um pouco nos momentos felizes passados, pensando em muitos que virão.

Apesar de ser conhecido por ser um vídeo, a retrospectiva de casamento é na verdade uma junção de imagens como música de fundo. Os mais inovadores podem usar uma filmagem mais real, mas a retrospectiva em fotos antigas de casamento é muito mais comum. E com as imagens digitais, fica ainda mais fácil mandar tudo para um digitalizar e juntar por época, por década ou seja lá quanto tempo seu relacionamento dure.

A retrospectiva será usada durante o casamento. É um dos eventos da festa e apenas o abaixar das luzes e a ausência de música fará com que as pessoas prestem atenção ao telão e esqueçam os demais eventos acontecendo ao redor. O foco dos convidados será mesmo o vídeo, então é momento para caprichar.

Como fazer retrospectiva de casamento

Os noivos podem contratar sim uma empresa de filmagem, mas outra dica é fazer retrospectiva de casamento passo a passo. Não é complicado. Se for usar apenas fotos, você precisa apenas de todas as imagens digitalizadas, uma música de fundo e colocar na ordem cronológica que deseja.

Você precisa de um programa para passar os slides automaticamente em um DVD ou computador. Se usar um computador ou notebook, pode usar o Power Point sem problemas e pedir para transmitir a apresentação em slides, a forma mais simples. Se usar um DVD, precisa de um vídeo em slide show, e alguns programas fazem isso de forma simples, como AquaSoft, Nero, Photo Slideshow Professional,  Ashampoo Slideshow, estes são gratuitos para testar. Como opção totalmente grátis você pode usar o Freemake Video Converter, Bolide Free Slide Show, dentre outros. Pode-se escolher efeitos de transição entre as imagens, acrescentar uma música e colocar outros mimos para as fotos fluírem melhor.

Depois é só pedir para gravar em cada um desses programas o formato mp4 e Avi e colocar em um DVD ou CD. Não deixe apenas no pendrive, tem risco de dar problemas.

E jamais deixe de testar um dia antes ou peça para alguém testar. Para garantir, leve um notebook extra ao evento. Cuidados nunca são demais.

Contratar uma empresa de vídeo para fazer será necessário apenas se você não tem tempo ou destreza zero com a informática, pois os custos são altos.

Retrospectiva de casamento diferente

Quer sair do tradicional e montar vídeos mais bacanas para a sua festa de casamento, algumas sugestões são:

1 – Animação em desenho

Faça desenhos animados caricaturados dos noivos contando um pouco da vida a dois. Não precisa de fala e nem ser algo extremamente bem elaborado, mas um mínimo de apreço com ajuda de especialistas é importante. Você vai precisar contratar um designer gráfico com especialidade em vídeo para elaborar a animação, que vai ficar muito bacana e criativa.

Caso queira economizar na animação e fazer algo mais simples pode utilizar cortes de desenhos animados prontos e até filmes como no vídeo abaixo.

2 – Vídeo com pelúcia

Bichos de pelúcia podem fazer o papel dos noivos, montando-se uma retrospectiva de relacionamento divertido. Leve os bichinhos e tire fotos nos locais preferidos de esposo e esposa agora ou simule com os pelúcias o seu primeiro encontro, uma viagem legal com uma foto de fundo apenas (tipo fundo verde) e conte ao público os principais momentos do casal.

3 – História dramática

Por que não contar como vocês queriam que tivessem se conhecido ao invés de contar os fatos reais? O casal pode criar cenas programadas como um filme, contando um romance em um cruzeiro ou um desastre de avião em uma ilha deserta e apenas os dois sobreviveram. Usem sua mente e criem um vídeo divertido e surpreendam os convidados.

4 – Marionetes

E que tal uma pequena telinha filmada em teatro de marionetes? Faça um teste e noivo e noiva podem brincar de encenação com bonecos de forma lúdica e espirituosa. Fica divertido e super legal de fazer também. O casal pode se divertir bastante confeccionando os bonecos ou até fazendo teatro com meias filmado.

5 – Filhos encenando a história

O casal já tem filhos? Torne a retrospectiva de casamento em filmes ou fotos um projeto familiar. Eles podem ser os atores, chamando sobrinhos e tornando a gravação um imenso trabalho infantil. Pode apostar, o resultado ficará lindo e super engraçadinho!

Como fazer uma retrospectiva de casamento com fotos

Ideias de Frases para Retrospectiva de Casamento

As frases de retrospectiva de casamento podem ou não ser dispensáveis, dependendo do caso. Aqui vão alguns exemplos:

1 – O casal quer uma retrospectiva romântica e possui vários vídeos juntos

Nesse caso, a retrospectiva pode ser feita sem frases, nem muitos efeitos especiais, mas apenas com a colagem dos vídeos do casal seguindo alguma ordem cronológica, uma ou mais músicas e um efeitinho para deixar o vídeo com cara de envelhecido. Em alguns pontos da retrospectiva, o som da música pode ser abaixado, dando vez à fala dos noivos. Pode ter certeza que o resultado final será muito emocionante!

2 – O casal pretende fazer uma retrospectiva bem humorada com a família e amigos

Uma opção bem legal é juntar a turma para gravar vídeos divertidos em forma de entrevista, da seguinte forma: Serão colocadas perguntas na forma escrita ou oral, como por exemplo: “Por que ele escolheu você como padrinho?” e, então, gravada a resposta em vídeo. As respostas devem ter um toque de humor e a ideia é realmente a de fazer piadas com o casal! Contudo, dá para deixar o vídeo não apenas engraçado, mas também emocionante, com depoimentos sinceros do pessoal no final. Ao fim das gravações, pode-se passar as fotos do casal com ou sem frases.

3 – Os noivos não possuem vídeos, mas apenas fotografias e não querem fazer gravações

Se a retrospectiva só contempla fotos, é praticamente indispensável a adição de frases narrativas, caso a intenção seja impactar, emocionar ou causar risos. Seguem alguns exemplos de frases para retrospectiva de casamento no modelo narração:

  • “E foi assim que tudo começou”
  • “Quem diria que aquela menininha tímida iria encontrar o verdadeiro amor tão cedo”
  • “Quem diria que aquele menino franzino iria um dia se casar!”
  • “E no meio de todas as gargalhadas, conversas longas, briguinhas bobas e piadas bestas… Eu me apaixonei!”
  • “E ela finalmente cedeu ao charme dele!”
  • “Joana parou de ouvir suas amigas e disse sim a João! Aliás, por que é que mulher encalhada aceita pitacos de outras mulheres encalhadas??” (piadinha com as amigas da noiva)
  • “Finalmente chegou a hora de enfrentar o sogrão”
  • “É, quando você se apaixona pela alma de alguém, tudo nela fica lindo!” (para fotos fazendo caretas ou trapalhadas)

 Frases legais para video de casamento - retrospectiva

Outra ideia é colocar frases dividindo a retrospectiva em capítulos, algo como:

  • Capítulo I  – “O início” (fotos de quando eram bebês e crianças)
  • Capítulo II – “O encontro” (imagens da época em que se conheceram)
  • Capítulo III – “A paixão arrebatadora” (fotos do começo do namoro)
  • Capítulo IV – “O pedido” (versão séria) ou “A intimação” (versão bem humorada)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *