R.S.V.P.: Como pedir para o convidado confirmar presença

Cada convidado de um casamento é escolhido com muito cuidado e carinho pelos noivos e o desejo do casal é de que eles realmente compareçam a esse dia tão importante. Mas, são diversos os motivos que fazem com que amigos ou familiares não possam ir nem à cerimônia, nem à festa. E para facilitar o planejamento, por conta de calcular a comida, bebida, cadeiras, doces e lembrancinhas é comum o pedido para confirmar presença.

O famoso R.S.V.P. veio do francês e significa “Responda, por favor” e existem basicamente três formas para se fazer isso.

A primeira é a chamada forma ativa, no qual os noivos ou uma empresa especializada liga para cada convidado pedindo que eles confirmem a presença da família.

A segunda maneira é pela forma passiva, neste os noivos colocam no rodapé do convite ou em um mini-card também junto ao convite, um telefone ou e-mail e a data limite para que os próprios convidados avisem se irão ao evento. Se o número de telefone informado for de uma empresa de eventos é interessante colocar o nome de contato da pessoa responsável com quem eles devem falar.

Para os casais mais tecnológicos um código QR CODE, no rodapé do convite de casamento, pode levar os convidados a página online dos noivos, onde eles poderão confirmar a presença. O mesmo pode ser feito disponibilizando só com o endereço eletrônico no convite.

É preciso pedir para confirmar presença apenas casamentos com recepções ou festas, em caso de cerimônias a confirmação é dispensada.

Para se inspirar confira a seguir alguns convites com o pedido de R.S.P.V.:

Foto: Reprodução/Pinterest
Foto: Reprodução/Pinterest
Foto: Reprodução/Pinterest

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *