Decoração de Casamento Preto e Branco: Temas, Fotos e Mais!

O preto e o branco já estão presentes no casamento com as roupas clássicas do noivo e da noiva. Por que não estender a combinação de cores clássicas para outros itens do check list de casamento? A decoração pode ficar chique, moderna e delicada mesmo tendo o preto como base ou como combinação especial em dosagem menor. A combinação sem erros do preto e branco é a melhor pedida para investida quando o medo de errar nas cores e se deseja uma decoração de casamento moderna. Não há algo mais moderno e conceitual que uma decoração de casamento preto e branco. Mas como fazer?

Decoração de casamento preto e branco

O primeiro passo é decidir se você deseja uma decoração toda em preto e branco ou predominantemente branco ou predominantemente preto. Tem diferença? Sim. A busca por acessórios e dosagem da cor em cada item depende de sua escolha. Se a cor branca predominar, você pode usar detalhes em preto até mesmo nas damas de honra, como na foto acima, com laços no buquê. Se o preto for predominar, escolha detalhes em branco para dosar e com riqueza de cuidados para não ficar algo exagerado demais em cor preta e escurecer a sua decoração.

Uma decoração toda em preto ou toda em branco depende do efeito que você quer alcançar. Mas saiba: o preto escurece bastante o local e não combina muito com decoração de casamento com velas, por exemplo.

Se o preto for sua cor base, use luzes pontuais com iluminação branca e não amarelada e cuide para que o evento seja arejado, pois preto também suga calor. Um casamento de dia em ambiente quente com a cor preta pode deixar o local abafado, se não tiver sistema de refrigeração próprio.

Mesas em decoração de casamento preto e branco

Salão pequeno ou grande, as mesas para convidados são necessárias e obrigatórias, e por isso elas precisam ter sua decoração pensada. Há duas formas de organizar este item com essas cores: ou usando o preto na toalha ou o branco. O tradicional em casamento é toalha de mesa branca, mas não uma regra. Toalha de mesa preta conta com a vantagem de sujar menos, mas, mais uma vez lembramos: escurece bastante o ambiente. Se iluminação é um problema, dê preferência ao branco mesmo. Mas no caso de um casamento de dia ou com luzes pontuais bem colocadas, a toalha preta fica um luxo.

decoração de casamento preto e branco simples

fotos de decoração de casamento preto e branco com rosas

Escolhendo a cor da toalha, deve-se pensar nos acessórios a compor a mesa. Neste ponto é que entra o contraponto, ou seja, a cor oposta para quebrar a monotonia. Se a toalha for preta, indica-se pratos de louça, guardanapos e os demais itens em branco. Se a toalha for branco, guardanapo preto é indicado.

decorações de casamento preto e branco simples

Se o medo de ousar com o preto ainda perdura (por mais elegante e discreta que a cor seja), pode-se investir em pequenos acessórios com a tonalidade para uma quebra de monotonia. O exemplo é a foto acima, com laços de cadeiras enfeitando em cor preta. Há diversas formas de usar apenas os acessórios menores, como apenas guardanapos, apenas os enfeites de mesa e outros itens. Não é preciso medo de exagerar nesta combinação, mas ser discreto também funciona bem.

Flores para uma decoração de casamento preto e branco

O natural é usar flores brancas, mas há quem queira inovar ainda mais e criar uma decoração de casamento diferente. Para isso, por que não tingir flores de pretos? Flores artificiais ou mesmo naturais podem receber uma tintura preta e ganhar glamour da cor mais linda para uma boa parte das mulheres. Pense no diferencial que será ter arranjos de flores com rosas pretas. Um luxo, não?

decoração de casamento preto e branco com rosas vermelhas

As flores brancas mais tradicionais para casamento são:

  • a rosa
  • copo de leite para arranjos ou buquês
  • flor de amendoeira (que quer dizer esperança)
  • azaleia
  • Carmélia branca
  • cornizo (com alta durabilidade mesmo depois de cortada do pé)
  • o cravo branco que rende lindos arranjos também
  • o crisântemo branco que anda sendo muito usado em buquês de casamento de dia por ser uma flor pouco usual
  • a edelvais
  • a flor de lótus para quem está fazendo um casamento a céu aberto com fontes de água
  • a gardênia que é ótima para arranjos e buquês
  • o jacinto, dentre outras

Para quem pode investir um pouco mais no uso de flores, a sugestão é a compra da orquídea negra natural, flor geneticamente modificada com pétalas pretas e natural mesmo! É uma das flores mais raras do mundo, por isso não espere investir pouco para conseguir a planta em sua decoração de casamento.

Bolo na decoração de casamento preto e branco

Nunca se deve deixar a decoração do bolo de casamento de fora do tema. Nunca mesmo! O bolo jamais pode destoar do tema da festa, mesmo que não receba todos os elementos. E como por si só ele já recebe um dos principais elementos, a base branca, é só aplicar detalhes de acordo com a sua decoração.

decoração de casamento preto branco e prata

fotos de casamentos nas cores preta e branca

O inverso também pode acontecer: um bolo preto com aplicações em branco. Neste caso, damos como dica o uso de flores brancas para quem quer um bolo simples ou quer inovar na decoração. Mas aplicações em biscuit, açúcar e outros itens em cor branca darão o contrates que a designer de bolos pode achar que vale, de acordo com a sua festa.

Temas para festa de casamento com decoração preto e branco

Você quer usar as cores mas não sabe bem como investir na decoração? Algumas ideias facilmente executáveis podem te ajudar, como:

  • Poás – as bolinhas dos anos 50 caem bem com qualquer combinação de cores, e não seria diferente nesta decoração. Tanto faz se base preta com bolinhas brancas ou o inverso. Ambas são elegantes e charmosas e brincam entre o moderno e o retrô.
  • Borboletas – a borboleta quer dizer transformação e costuma ser um bom presságio, algo positivo. Pode ser uma boa dica usar o desenho em sua decoração, tanto na cor preta como branca. E ajuda a compor as lembrancinhas também.
  • Com flores – flores das duas cores são legais e fáceis de usar na decoração.
  • Fitas – uma simples fita de cetim em diferentes partes da festa e nos vestidos de noivas e madrinhas já ajuda a dar o toque preto na cor branca. Fitas em arranjos de flores e no buquê já mostram a cor presente na sua festa.
  • Aplicações em renda– a renda pode aparecer no vestido de noiva, toalha de mesa, no bolo, em grafismos na parede e demais locais onde tecido entra com bom gosto. Renda preta é atemporal em eventos e chique para aplicar em guardanapos e mimos para uso dos convidados. Nos convites é puro luxo.

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *