Músicas para casamento | Saiba como montar a playlist e deixar sua festa ainda mais top

Vocês pensaram em tudo para o Grande Dia. Está tudo encaminhado, não falta quase nada, ou melhor, falta apenas selecionar as músicas para o casamento. Mas como criar a playlist? E se o casal não tiver o mesmo gosto musical ou se ambos só curtem um gênero musical?

Não importa o gênero, desde que sejam animadas, as músicas para casamento fazem toda diferença na festa e contagiam todos os convidados

 

Top músicas na festa de casamento

Foto: Shutterstock

As músicas para casamento são fundamentais para dar o tom de festividade, alegria e comemoração à festa de casamento. Pois elas são responsáveis por tornar a festa descontraída e fazer com que os convidados se sintam à vontade.

Mas muitas são as dúvidas dos casais em relação a seleção da playlist. Na verdade, desde que seja para animar a festa, pode tudo.

Foto: Shutterstock

Leia também: TOP 30 Músicas para o vídeo de casamento

Luz, som e muita música

Uma festa de casamento é um momento alegre, o próprio nome já diz, festa! Então as músicas para casamento têm que ser variadas e descontraídas.

Na festa de casamento não deve tocar somente os estilos que os noivos gostam, a seleção precisa ser bem diversificada.

Mas a seleção de músicas para casamento pode e deve ter a cara e o estilo dos noivos, mas também com ritmos variados.

Foto: Shutterstock

Xô tristeza

Músicas tristes, aquelas de fazer chorar, tem o momento certo para ser tocada, por exemplo, durante uma homenagem, em algum momento da retrospectiva, mas não a festa toda. Fuja disso para não deixar a festa de casamento triste.

Maurício Loureiro da Silva, proprietário e DJ da Lourê Eventos, diz que cada festa de casamento é única e o DJ ideal é aquele que consegue entender as particularidades dos noivos na hora de montar o repertório de músicas para casamento.

“O DJ precisa ter experiência, conhecimento musical e equipamentos de qualidade para oferecer o melhor som para a festa, não basta somente selecionar músicas, conhecimento profundo é fundamental para o sucesso de uma festa”, esclarece Maurício.

Foto: Schutterstock

“Sempre fazemos uma reunião ou bate papo com os noivos para entender seus gostos e com base na experiência que temos, acrescentamos ideias também. Às vezes pegamos noivos que são muito restritos na escolha das músicas e apesar de serem os “donos da festa” tentamos mostrar que o legal seria montar um repertório para agradar a todos. Tocamos desde músicas dos anos 60 até o que saiu ontem no YouTube”, explica o DJ.

Foto: Shutterstock

Marcelo Oltramari, guitarrista da Banda Holofotes acredita que é imprescindível que a banda tenha um repertório personalizado de músicas para casamento e de acordo com o gosto do cliente, além da energia da banda e a interação com o público. Segundo ele, é isso que torna a festa incrível e inesquecível. “Antes de contratar uma banda para animar o dia mais feliz de suas vidas, sugerimos que os noivos assistam um show ao vivo onde conseguirão analisar o trabalho como um todo: repertório, qualidade dos músicos, energia e comunicação. Desta forma, é possível projetar como será a atração musical em sua festa e fazer a escolha certa”, comenta o músico.

Divulgação: Banda Holofotes

Fazendo a festa

Na hora de montar a playlist das músicas para casamento, Marcelo, da Banda Holofotes esclarece que primeiramente são apresentadas para os noivos uma vasta relação de músicas para que já possam pensar na playlist.

“É importante se conectar e entender exatamente o que os noivos esperam da banda. Falando da parte técnica, as músicas sāo analisadas uma a uma e tudo é levado em consideração na hora de construir as nuances do show, incluindo tonalidade e velocidade de cada música. Os resultados desses detalhes garantem uma experiência única e uma festa inesquecível”, explica Marcelo.

Divulgação: Banda Holofotes

Leia também: Spotify para organizar as músicas do seu casamento

Solta o som

Entretanto, não existe um tempo certo antes do casamento para fechar a contratação de um DJ ou banda. Quanto antes fechar com a banda ou DJ, melhor.

Um ano antes é um tempo bom. Além disso, encontrar o profissional ideal e selecionar o repertório demanda tempo e não pode ser escolhido do dia para a noite. Por fim, a agenda desses profissionais costuma ser bastante concorrida.

Foto: Shutterstock

Média de horas de banda e DJ em uma festa de casamento

  • DJ Maurício Loureiro: de 5 a 6 horas
  • Banda Holofotes: 2 horas e meia (em média de 38 a 45 músicas)
Foto: Shutterstock

Média de preços

Cuidado com valores muito abaixo do mercado. Converse com pessoas que já contrataram os serviços dos profissionais escolhidos.

  • DJ Maurício Loureiro: R$ 1.000
  • Banda Holofotes: R$ 4.500 São Paulo e Grande SP. Fora de SP serão calculados custos adicionais de deslocamento e hospedagem.
Foto: Shutterstock

Repertório músicas festa de casamento

  • Banda Holofotes: Bem amplo nos estilos – Pop e Rock Nacional e Internacional de todas as épocas. Além de uma variedade de músicas que vão de Evidências, Anitta, Mamonas Assassinas até Wando. São mais de 200 músicas que compõem o repertório da banda.
  • DJ Maurício Loureiro: Músicas dos anos 60 até o que saiu ontem no YouTube.

Sobre o Autor
Eva Moreira
Evanise Moreira é jornalista, pós-graduada em comunicação e marketing. Trabalhou por 15 anos como assessora de imprensa. Ama cachorros e chinchilas. Adora casamentos e sempre se emociona quando vê uma noiva e quando escuta a Marcha Nupcial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *