Penteados para noivas | Veja qual mais combina com seu estilo

Escolher o penteado para o Grande Dia é uma tarefa e tanta para a noiva, afinal são muitas as opções, estilos e principalmente as dúvidas quanto aos penteados para noivas que mais combinam com cada estilo.

Confira nossas dicas e inspire-se em lindos penteados para noivas para arrasar no Grande Dia!

Inspirações para as madeixas das noivas

A variedade de penteados para noivas é infinita, eles podem ser soltos, presos, com adornos, tranças. Inspirações não faltam. Se você tiver algumas referências de penteados, leve para o cabeleireiro ter conhecimento e avaliar qual combina mais com seu estilo.

Foto: Shutterstock

Penteados para noivas: como escolher?

Com base nas informações que você passar para o cabeleireiro sobre o estilo do casamento, seu vestido, acessórios, buquê, joias/bijuterias e também o tipo de arranjo que pretende usar nos cabelos, ele te dará algumas opções que mais combinam com você.

Foto: Shutterstock

Penteados de diva

Outro fator importante é saber qual é o seu estilo de noiva. Você sabe qual é e qual estilo combina mais com você?

Seis meses antes do casamento já é bom ir atrás desse profissional. Até porque vocês vão se encontrar algumas vezes antes do casamento para os testes do penteado.

Os penteados para noivas precisam estar totalmente em harmonia com a maquiagem, o vestido e o estilo do casamento, que consiste também no horário e local do casamento.

Foto: Shutterstock

Além do penteado ideal, é importante conversar com o profissional um tempo antes do teste para saber quais tratamentos para os cabelos ele recomenda. Esses tratamentos podem ser hidratação, nutrição ou até mesmo reconstrução dos fios.

Tipos de noivas

Cada noiva é única e é importante saber harmonizar penteado e maquiagem.

Foto: Shutterstock
  • Loiras
  • Morenas claras
  • Negras
  • Oriental
  • Ruiva

Leia mais: Noivas de calça e macacão: saiba mais sobre a tendência

Penteado dos sonhos x realidade

Foto: Shutterstock

Esteja preparada para ouvir do cabeleireiro, se for o caso, que aquele penteado que você sempre sonhou pode não ser o ideal. Esteja aberta para as mudanças e confie no profissional.

Estilos de noivas

Boho Chic: É o estilo de noiva que costuma se casar ao ar livre (praia ou campo). E os tipos de penteados para noivas que mais combinam com esse estilo é o natural despojado. Eles podem ser meio bagunçados com tranças, coroa de flores e até mesmo soltos com algum arranjo rústico. É um estilo hippie romântica.

Foto – Reprodução: Maria Emília

Clássica: A noiva clássica é uma verdadeira princesa. Seu penteado não pode ser diferente. É cheio de elegância e sofisticação. Geralmente é composto por um coque com tiara, uma dupla clássica, mas também pode ser usada uma coroa. A noiva clássica gosta de véu e mantilha e não dispensa o tradicional topete no penteado.

Foto: Shutterstock

Penteados para noivas simples

Minimalista: Simplicidade é a palavra que define esse estilo de noiva. Os penteados para noivas desse estilo são muito simples. Uma tiara fica perfeito. Também podem ser usados penteados como rabo de cavalo, fios soltos e um coque não muito perfeitinho.

Foto reprodução: Reidie Cavaglieri

Moderna: É o estilo de noiva que gosta de ousar sem abrir mão da praticidade. Além disso, está sempre antenada com o que há de mais moderno. Tranças leves super combinam com esse estilo de noiva. Cabelos soltos e com movimento estão em alta.

Os penteados para noivas semi presos também estão fazendo sucesso entre as noivas modernas. E o cabelo curto? Um arranjo floral ou uma tiara ficam perfeitos.

Foto: Shutterstock

Embora as tranças sejam um tipo de penteado bem tradicional, é possível usá-las de forma mais moderna e despojada como caídas na lateral, desfiadas ou mesmo somente uma parte do cabelo com uma trança mais fina para dar um destaque mais original e moderno.

Romântica: A noiva romântica se parece muito com a clássica. Esse estilo preza pelo delicado. Penteados para noivas com tiaras e pequenos arranjos e flores nos cabelos ficam lindos. Além disso, o uso de véu ou mantilha destaca ainda mais o romantismo desse estilo de noiva.

Foto: Shutterstock

Vintage: São clássicos penteados para noivas que remetem aos anos 20 e 60. O coque baixo com uso de voillet define muito bem a noiva vintage. Cabelos com ondas marcantes também fazem parte desse estilo de noivas. Coques volumosos e altos são a cara da noiva vintage.

Foto: Shutterstock

Tipos de noivas e penteados

Noivas morenas claras

Noivas morenas claras costumam ter os cabelos com uma textura mais fina, o que permite fazer um penteado semi preso e deixá-lo com um aspecto mais natural. Nesse tipo de cabelo é possível fazer diversos tipos de penteados.

Trança: pequena trança começando pela franja até a parte de trás da cabeça. Cabelos com mais volume ficam ótimos com tranças frouxas, embutidas, espinha de peixe e até mesmo as famosas tranças holandesas. Tranças nunca saem de moda.

Foto: Shutterstock

Coque: o coque simples cai muito bem para esse tipo de noiva. O coque baixo pode ser preso na altura da nuca, de forma meio frouxa, para dar o aspecto de volumoso.

Foto reprodução: Sirlei Penteados

Semi solto: para ficar com o aspecto ainda mais romântico, deixe um dos lados dos cabelos soltos. Um acessório pequeno, discreto e com pouco brilho deixa o penteado impecável.

Foto reprodução: Anjo Ele Fotografia via Ruffled

Penteados para noivas cabelos curtos

Cabelo curto: tiara fina ou somente uma presilha em um dos lados do cabelo fica incrível. O cabelo curto permite o uso de pomada modeladora e mousse para definir o penteado e deixar com uma aparência bem natural. O estilo “bagunçado” para noivas de cabelos curtos também é bastante procurado e muito original.

Foto reprodução: Alexandra Grace Style Me Pretty

Noivas Morenas e Negras

Os cachos e o volume desses fios permitem abusar dos acessórios para cabelos, que vão de tiara, presilhas, pente e flores de tecido ou até mesmo deixá-los ao natural. Acessórios como casquete ou voillet ficam lindos nesses cabelos. Uma tiara fina fica um charme.

Foto reprodução: Ale Bigliazzi

Leia também: Top penteados para noivas negras arrasarem no altar

Foto reprodução: Mateus Montoni

Noivas Loiras

O cabelo loiro permite inúmeros penteados para noivas, sejam eles presos ou soltos. Por ser um cabelo com muita luminosidade, o loiro precisa de um penteado que valorize sua cor.

Foto: Shutterstock

Trança embutida: realça o loiro, destaca o rosto da noiva e pode ser feita no formato espinha de peixe ou usada em cabelos semi presos.

Foto reprodução: Atelier Donna Rita

Coque: sofisticado e elegante, o coque pode ser usado em diversas versões: bem preso, despojado, com tranças ou até mesmo mais soltinho e bagunçado.

Foto: Shutterstock

Solto: um penteado bem clássico é deixar os cabelos soltos usando véu ou mantilha.

Foto: Shutterstock

Preso: Os fios são entrelaçados e presos de forma que dá um certo volume e o caimento fica perfeito.

Foto: Shutterstock

Rabo de cavalo: Básico, porém elegante quando combinado com um adereço bem bonito.

Foto: Shutterstock

Noivas Orientais

Por terem os cabelos extremamente lisos e pesados, é importante que as orientais escolham penteados para noivas que possam dar um pouco mais de volume e movimento aos cabelos.

Truques para os fios lisos

Coque: cabelos presos com coque dão mais destaque ao rosto da noiva e são indicados para não correr o risco de desmanchar o penteado por conta dos muitos abraços que a noiva receberá.

Foto reprodução: Lucienne Calderoni – modelo Sandra Honda

Solto: Pode ser feito um efeito ondulado que dará aos cabelos mais movimento e naturalidade.

Foto: Shutterstock

Semi presos: os cabelos também podem ser colocados de lado com um arranjo bem delicado com flores de tecido.

Foto: Shutterstock
Foto reprodução: Yumi Kataoka

Noivas ruivas

A ruivas já possuem uma beleza exótica. Suas sardas dão um ar mais jovial e romântico para essas noivas.

Foto: Shutterstock

O cabelo ruivo é de uma beleza incrível. Quando compridos são um espetáculo e acessórios como tiaras, presilhas e flores são um charme e deixam o visual super romântico.

Tranças: podem ser feitas de forma mais solta e de lado. Esse look deixa a noiva ruiva mais sensual.

Foto: Shutterstock

Coque: o coque despojado (meio bagunçado) fica incrível em noivas ruivas.

Foto: Shutterstock

O que não fazer com os cabelos

  • Evite penteados com escova e chapinha;
  • Evite penteados da moda. Seja você mesma sempre;
  • Não faça procedimentos químicos e radicais nos cabelos próximo da data do casamento;
  • Opte por um penteado de deixe você o mais natural possível;
  • Se o seu cabelo não comporta determinado tipo de penteado, esqueça e ouça seu cabeleireiro.

Acessórios de cabelo para noivas

  • Arranjo maleável (são molezinhos e adaptáveis para qualquer tipo de penteado)
  • Casquete
  • Coroa
  • Grampo ponto de luz
  • Grinalda
  • Mantilha
  • Pentes
  • Presilha
  • Testeira
  • Tiara
  • Véu
  • Voilette

Dicas preciosas

Independentemente do penteado escolhido, é importante que ele tenha sua personalidade e combine com seu vestido, acessórios e maquiagem.  Você precisa se sentir linda, confortável e plena.

Pesquise bastante a respeito dos penteados para noivas que mais agradam. Crie uma pastinha no Pinterest e vá salvando os penteados que mais gostou e mostre para o cabeleireiro. Juntos vocês poderão ter ideias incríveis com essas inspirações.

Sobre o Autor
Eva Moreira
Evanise Moreira é jornalista, pós-graduada em comunicação e marketing. Trabalhou por 15 anos como assessora de imprensa. Ama cachorros e chinchilas. Adora casamentos e sempre se emociona quando vê uma noiva e quando escuta a Marcha Nupcial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *