Padrinhos de casamento

Padrinhos de casamento: quantos convidar?

Já sabe quem vai chamar para padrinho de casamento? Tem uma quantidade ideal exigida? Vem ver todas as dicas!

Padrinhos de casamento
Foto: Chase Wild

Um guia para definir a quantidade de padrinhos de casamento

Na hora de escolher os padrinhos de casamento, é fácil se deixar levar pela emoção e acabar convidando mais pessoas do que o recomendado. Você deve estar se perguntando: mas, o que afinal, seria o recomendado? A resposta vai depender de muitos fatores, como tamanho da festa, do altar e duração da cerimônia. Descubra a seguir qual é a quantidade ideal de casais para ter em suas bodas!

Leia também mais sobre Dicas de etiqueta | Como escolher os padrinhos do casamento

Padrinhos de casamento
Foto: Gustavo Franco

Definindo os padrinhos de casamento

Para muitas pessoas, escolher os padrinhos de casamento pode não ser uma tarefa fácil. Não basta apenas decidir quem serão eles – a quantidade também costuma levantar dúvidas, já que cada tipo casamento funciona de maneira diferente. Mas para fazer esta escolha, é bem mais simples do que parece.

A função dos padrinhos e madrinhas é cuidar, aconselhar, orientar, proteger…. eles seguirão o casal pelo resto da vida, então devem ser pessoas especiais!“, explica a cerimonialista Marcia Tarasiuk.

  • O que diz a Etiqueta

Para Marcia, hoje em dia não existe uma regra. “O mais comum tem sido os casais chamarem entre 4 a 6 casais para cada lado. Mas já tive casamentos com 2 casais e outros com 24 casais…“, relata.

Mas, de acordo com a etiqueta dos casamentos, o número limite de casais de padrinhos é 5 de cada lado do altar. Se a sua ideia é ter uma festa tradicional, este é o seu número! Hoje em dia, este número pode variar bastante em função de outros fatores, como veremos adiante.

Confira 5 Dicas para convidar os padrinhos de casamento | Etiqueta no casamento

Foto: Luiza Reis
  • A quantidade de convidados

Se for um casamento pequeno, um número muito grande de padrinhos de casamento pode ficar desproporcional, assim como em uma festa enorme de 200 a 300 convidados, poucos padrinhos podem deixar uma sensação de vazio. Para chegar um número justo, você pode limitar a quantidade de padrinhos a até 8% do total da sua lista de convidados.

Foto: Jordan Quinn
  • Tamanho do Altar

Fique ligada no espaço disponível no altar. Afinal, não é nada bonito ver um monte de padrinhos apertados! Caso esta área seja restrita, quanto menos padrinhos mais harmônico ficará o visual nas fotos. Tudo precisa ornar perfeitamente, e não se esqueça de contar também com os pais dos noivos, que estarão presentes no altar.

Veja também 12 fotos para tirar com as madrinhas

Foto: Eva Lin
  • Duração da Cerimônia

A parte ruim de se convidar muitos padrinhos de casamento é que a cerimônia pode ficar demorada ou cansativa demais. Se a sua ideia é ter uma celebração mais leve, suave e rápida, o ideal é não exagerar nessa quantidade.

Inspire-se com sugestões de Presentes Para Padrinhos de Casamento

  • As regras da Igreja

No cartório ou na igreja, são necessárias duas testemunhas, que são consideradas padrinhos. Esse é o mínimo obrigatório, mas existem igrejas tanto católicas quanto evangélicas que podem limitar este número de padrinhos no altar. Se você vai se casar na igreja, procure descobrir esta quantidade para não passar por constrangimentos depois de convidar seus padrinhos.

Leia também: Saia justa envolvendo padrinhos e madrinhas | Bel responde

Padrinhos de casamento
Foto: Canvas Atelier

Lembre-se de que esse momento especial deve ser dividido com aquelas pessoas que estão mais presentes na vida do casal. Use sua intuição na hora de definir os padrinhos, seus ilustres convidados de honra!

Aconselho sempre ao casal pensar quem eles gostariam de ter ao seu lado para o resto da vida, pessoas que realmente participem do dia a dia e exerçam a função do real significado de padrinho e madrinha. O importante é estar feliz com a escolha!“, sugere Marcia.

Quer saber mais sobre o assunto? Então leia também sobre A escolha dos padrinhos de casamento!

Sobre o Autor
Avatar
Izabela é uma jornalista recém-casada fã de decoração, design, plantas, animais e comida gostosa - se possível, tudo isso com uma trilha sonora bem relax de fundo! Ela vê nos pais, casados há 32 anos, a certeza de que só mesmo o amor pode dissolver qualquer perrengue a dois. Se não fosse jornalista, certamente estaria no mato, cuidando de animais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *