6 dicas incríveis que vão te ajudar a organizar a casa nova

Organizar a casa nova é uma tarefa que demanda tempo e disciplina, mas que traz resultados significativos para o novo lar

Enfim casados! Deu tudo certo com o casamento, foi maravilhoso e inesquecível, a lua de mel foi incrível, mas acabou toda a magia e a realidade da vida a dois chegou. Mas quem disse que isso é chato? Organizar a casa nova é uma tarefa prazerosa – demanda disciplina e foco – mas que traz resultados muito significativos para o casal.

Quando o casal volta de lua de mel muitas vezes nem sabe por onde começar a organizar a casa nova. Muitos deles nem sequer foram buscar seus pertences na casa dos pais. A tarefa não é fácil. Requer disciplina, foco e se for feita pelo casal pode se tornar ainda mais fácil.

Reprodução iStock

A primeira parte da organização da casa nova e talvez a mais legal de todas as etapas é abrir os presentes, desencaixotar, ver quem deu o que, se já vai colocar para usar ou não e onde guardar. É um momento de descoberta do casal com seus novos produtos. Geralmente a noiva cuida dessa tarefa sozinha, mas muitos homens estão na jogada e contribuindo muito para fazer essa organização em conjunto, afinal a casa também é deles.

Veja também: 6 dicas para a organização financeira dos recém-casados

Confira 6 dicas incríveis para organizar a casa nova

Cozinha

Organizar a casa nova começa com disciplina. Primeiro, separe as louças, os jogos costumam ter muitas peças e dão um pouco de trabalho. As louças devem guardadas por ordem de uso, por exemplo: louça do dia a dia sempre na frente e em parte mais baixas dos armários.

Aquela louça mais sofisticada pode ser guardada em um lugar mais alto e de pouco acesso, pois você só usará esse tipo de louça quando receber visitas. Se vocês ganharam mais de dois jogos de louças simples, abram os dois. Louça nunca é demais.

Reprodução Pinterest

Com outros utensílios como copos, talheres, faqueiros, travessas, jogos de sobremesa, entre outros, faça da mesma forma. Ao alcance do casal somente utensílios de uso diário. Já com as panelas, é preciso ter um pouco mais de cuidado, pois dependendo do material elas podem riscar. Se for guardá-las uma dentro da outra é recomendado que se coloque um pequeno pedaço de pano ou saquinho plástico para que uma não risque a outra.

Reprodução Pinterest

As toalhas de mesa sempre cabem em alguma gaveta ou buffet, que pode até mesmo ficar na sala. Não importa onde guardar, desde que esteja organizado e seja fácil de pegar. Já os eletrodomésticos, tire todos das caixas. Só ocupa espaço, dificulta e atrasa a vida na hora de usar.

Armário de despensa e área de serviço

Não faça estoque, compre tudo em pequenas quantidades, principalmente se vocês dois trabalharem fora. Comprando em excesso vocês perdem dinheiro, o produto estraga e ainda ocupa um espaço desnecessário.

Reprodução Pinterest

Guarde os produtos novos no fundo do armário e os antigos na frente, assim não corre o risco de o produto vencer. Observe constantemente a validade dos produtos. Organizar a casa nova também é observar os produtos que tem no armário.

Reprodução Pinterest

Produtos de limpeza em geral e utensílios de limpeza como panos, baldes, vassoura e rodo devem ficar guardados no mesmo armário ou local.

Quarto

Primeiramente delimite o espaço de cada um de vocês no guarda-roupa, um lado para um e o outro lado para o outro. Separe as roupas por categoria, procure guardar primeiro todas que ficam em cabides, essas são fáceis de amassar e você não pode correr o risco de ter mais trabalho. Feito isso separe, por exemplo, as roupas que forem de manga longa, manga curta, estampadas, lisas e coloque-as separadas por setores (estampada com estampada).

Reprodução Pinterest

Meias, cuecas, calcinhas e sutiãs podem ser organizados em colmeias (caixinhas transparentes ou em tecido com divisórias) que são super fáceis de encontrar e deixam o guarda-roupa ainda mais organizado e visualmente mais bonito.

Organizar a casa nova muitas vezes é mudar tudo de lugar. Se possível, guarde as roupas de acordo com a estação. Claro que em algumas regiões brasileiras isso é impossível, mas agora, por exemplo, estamos no inverno e certamente as roupas de verão, praia e piscina devem estar guardadas no fundo ou na parte de cima do guarda-roupa.

A roupa de cama e banho pode ser organizada em algum espaço do armário do casal que seja de fácil acesso.

Sala

A sala é um dos ambientes mais utilizados da casa, principalmente quando se recebe visitas, portanto, ela deve ser clean e livre de tranqueiras (que todos nós adoramos juntar). E organizar a casa nova não é sair por aí guardando tudo nas gavetas e armários, é organizar de verdade.

Reprodução Pinterest

Procure guardar em armários (se tiver), racks ou até mesmo aqueles buffets, livros, CDs, DVDs, materiais de estudo, entre tantos outros objetos que acabam indo parar na sala. Deixe a vista somente aquilo que vocês vão utilizar e objetos de decoração como porta-retratos, vasos e flores.

Banheiro

Assim como os outros cômodos da casa, o banheiro também merece cuidados na hora de organizar a casa nova. Evite deixar a pia cheia de produtos, o ideal é que ela fique livre. Organize os produtos e objetos em cestinhas separadas por temas, por exemplo: acessórios de cabelo, barba, algodão, remédios, etc.

Reprodução Pinterest

Doação e descarte

Se não serve para você e tiver em bom estado, certamente servirá para alguém. Então doe aquilo que não usa e só ocupa espaço. Sabe aquela roupa que não serve mais, mas você insiste em deixá-la no guarda-roupas porque uma hora vai servir? Esqueça! Doe, faça alguém feliz com aquela peça que um dia te fez feliz também.

E aquele objeto que você ganhou da sua avó, mas quebrou e está com dó de jogar fora? Jogue fora agora! Coisas quebradas não nos agregam nada. De espaço para o novo. Não guarde roupas, utensílios e objetos que não usa. Tenha o essencial. Essa é uma forma de organizar a casa nova.

Reprodução Pinterest

Organizar a casa nova não é uma tarefa fácil, mas uma vez que o casal se dispõe a organizar juntos o novo lar, tudo fica mais leve. E essa organização não deve ser feita de vez em quando, é um exercício diário que, com o tempo, vira hábito da família e o que era complicado se torna um costume.

Lembre-se: usou, guarda, tirou do lugar, devolve. É assim que funciona uma casa organizada. Sabendo organizar a casa nova vocês terão muito mais tempo para se curtirem, passear, viajar, receber os amigos e familiares e ter mais tempo inclusive para curtir o novo lar.

Sobre o Autor
Eva Moreira
Evanise Moreira é jornalista, pós-graduada em comunicação e marketing. Trabalhou por 15 anos como assessora de imprensa. Ama cachorros e chinchilas. Adora casamentos e sempre se emociona quando vê uma noiva e quando escuta a Marcha Nupcial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *