Ordem de entrada de casamento | Acerte a entrada e saída da cerimônia

A organização de um casamento é repleta de detalhes e algumas regras, entre elas, a ordem de entrada de casamento. E dependendo da tradição da igreja, deve ser mantida formalmente durante a cerimônia.

A ordem de entrada de casamento e a saída dos pais, padrinhos, pajens, damas e noivos deve seguir algumas regras independentemente do ambiente da cerimônia

A origem da ordem de entrada de casamento

Foto reprodução: Style me Pretty

A ordem de entrada de casamento ou cortejo de casamento é uma tradição bastante antiga, que surgiu durante o casamento da Rainha Victoria com o Príncipe Albert, na Inglaterra, em 1840.

De lá para cá muita coisa mudou e toda aquela formalidade da ordem de entrada de casamento ganhou suavidade, embora as igrejas mais tradicionais ainda preservem o cortejo clássico.

Mas como tudo na vida precisa de organização, é necessário seguir uma ordem, que pode ser menos formal, até chegar ao altar.

Ordem de entrada de casamento na prática

A ordem de entrada de casamento de agora segue da seguinte forma: o noivo entra com sua mãe ao seu lado esquerdo, seguido do pai do noivo com a mãe da noiva ao lado esquerdo, os casais de padrinhos intercalados, ou seja, um casal de padrinhos do noivo, outro casal de padrinhos da noiva.

Na sequência, se tiver, entra a florista, depois as daminhas ou pajens com as alianças e por último, a noiva com seu pai ao lado esquerdo.

No altar, os padrinhos e familiares da noiva devem permanecer no lado esquerdo e os padrinhos e familiares do noivo, portanto, no lado direito.

Leia mais: Dicas para organizar a mesa kids perfeita no Grande Dia

Pequena mudança na ordem de entrada de casamento

Foto: Shutterstock

Se a igreja permitir, e os noivos quiserem criar uma expectativa ainda maior, é possível fazer com que a ordem de entrada de casamento do noivo seja depois da entrada do último casal de padrinhos. Além disso, tanto a florista quanto as daminhas e pajens, podem entrar depois da noiva, no momento da bênção das alianças.

Outra mudança bastante comum ultimamente é a noiva entrar na igreja acompanhada do pai e da mãe.

Música e cortejo

Foto: Shutterstock

Cada passo da ordem de entrada de casamento é acompanhado por uma música que deixa o momento ainda mais emocionante. Portanto, é importante que o casal, juntamente com a orquestra ou músicos que tocarão na cerimônia, fiquem atentos para a música que será tocada em cada entrada da cerimônia.

Aqui nem precisa falar da entrada da noiva, não é mesmo?

Hora dos cumprimentos dos noivos

Foto: Shutterstock

Esse é outro momento de grande emoção durante a cerimônia de casamento. A hora dos cumprimentos. Há igrejas que o cumprimento dos noivos é simultâneo, ou seja, enquanto um cumprimenta um lado dos padrinhos e familiares o outro cumprimenta o outro lado. Porém, existem igrejas em que a regra segue da seguinte forma:

Enquanto a noiva cumprimenta seus pais e padrinhos, o noivo permanece no seu lugar no altar esperando a noiva terminar os cumprimentos do lado dela para assim, o noivo começar a cumprimentar seus pais e padrinhos. Depois disso, a ordem é invertida e o noivo permanece esperando a noiva cumprimentar os sogros e familiares do noivo e na sequência é a vez do noivo de cumprimentar os pais da noiva e seus familiares.

Mas também existem igrejas e espaços para casamento que os noivos permanecem no centro do altar e os pais e padrinhos vão cumprimentá-los e já vão seguindo o cortejo de saída.

Leia também: Decoração de casamento com luzes, inspirações para iluminar o Grande Dia

O cortejo de saída da cerimônia

No cortejo de saída a ordem se inverte e fica assim: primeiro, saem os pais do casal, depois dos casais de padrinhos intercalados (um casal de padrinhos da noiva e um casal de padrinhos do noivo), depois as crianças (floristas, daminhas e pajens) e por último, os noivos.

Na saída dos noivos da igreja, dependendo das regras da igreja, os pais, padrinhos e demais convidados aplaudem os noivos, jogam pétalas de rosas, chuva de arroz, bolinhas de sabão e até utilizam os sparkles (um tipo de artifício que lembra aquelas velas de aniversários e soltam faíscas) para celebrar a união.

Sobre o Autor
Eva Moreira
Evanise Moreira é jornalista, pós-graduada em comunicação e marketing. Trabalhou por 15 anos como assessora de imprensa. Ama cachorros e chinchilas. Adora casamentos e sempre se emociona quando vê uma noiva e quando escuta a Marcha Nupcial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *