O discurso e o brinde aos noivos

Dos filmes românticos de Hollywood à festa de casamento. O discurso e o brinde aos noivos é uma tradição que nunca cai de moda e marca a comemoração com mensagens emocionantes e que surpreendem o casal e os convidados.

Foto: Reprodução/iStock

Para organizar e deixar o momento especial é bem simples, basta os noivos escolherem alguns convidados com antecedência e depois só aguardar as boas surpresas no grande dia.

A seguir confira mais dicas para que tudo saia como o esperado.

Quem deve discursar

Foto: Reprodução/iStock

Entre tantos convidados queridos é difícil escolher apenas alguns para fazer o discurso, mas essa decisão é importante para que o momento não seja muito extenso.

Normalmente participam do discurso o pai da noiva e sua mãe, se ela desejar, o pai do noivo e a esposa, seguido de um casal de padrinhos, dos irmãos e finalizando com os próprios noivos.

Sobre os padrinhos o casal deve escolher um que conheça a história dos dois ou optar pelo padrinho mais amigo do noivo e a madrinha mais próxima à noiva. Quanto aos irmãos eles não são obrigados a discursar, mas caso queiram deixam o momento ainda mais emocionante.

Lembre-se que a ordem do discurso deve ser sempre de um homem e depois uma mulher e tudo deve ser combinado com antecedência.

Antes de iniciar o discurso a atenção deve ser voltado a quem irá falar, então o cerimonialista, cantor ou DJ da festa deve anunciar aos demais convidados sobre o evento e dizer o nome e parentesco de cada pessoa que irá falar.

Esse momento pode ser assim que os noivos chegarem à festa ou antes de cortar o bolo.

É elegante que quem estiver discursando permaneça em pé e para driblar o nervosismo pode levar consigo um rascunho sobre as palavras que irá dizer, evitando o improviso.

O que dizer no discurso

Foto: Reprodução/iStock

Uma dúvida comum é o que dizer durante a cerimônia.

Na verdade, não existe uma regra, desde que as palavras sejam de carinho e gratidão.

Mas para ajudar pode-se começar agradecendo aos noivos pelo convite e elogiar o evento.

O convidado deve emendar a fala contando uma história marcante ou engraçada envolvendo os noivos.

Já quando os pais dos noivos estiverem discursando eles podem dar conselhos sobre a vida à dois.

Ao encerrar a mensagem deve-se sempre propor um brinde ao casal.

É interessante que o discurso esteja escrito e que ele dure no máximo 4 minutos e que jamais tenha palavras ou história que possam constranger os noivos ou algum dos convidados, pois este deve ser um momento de boas recordações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *