Como comemorar o noivado e 10 sugestões de decoração

O tão esperado pedido de casamento aconteceu e você não sabe por onde começar? Em geral, muitos noivos optam por realizar uma festa de noivado, mas vale lembrar que esse evento não é obrigatório. Ele é boa pedida apenas para quem realmente faz questão de juntar as duas famílias (e amigos) para oficializar e comemorar este momento.

noivado

A partir daí, o próximo passo é pensar no estilo dessa festa, em sua organização e decoração.

Qual tipo?

Fazer a festa de dia ou de noite? Esta costuma ser uma das dúvidas dos noivos, mas não há regras para isso, depende mesmo do gosto do casal.

O noivado no formato de almoço é um encontro mais rápido, que dura cerca de duas horas, no máximo, e pode ser feito em casa ou em um restaurante. Já um jantar também é uma boa sugestão de encontro de curta duração.

Já o formato churrasco é uma boa opção para quem tem família grande ou quer convidar muita gente. É um evento bastante descontraído e prático de organizar.

Outra ideia é um coquetel de noivado, que pode ser clássico. Nele podem ser servidos finger foods, mesas de frios ou salgadinhos, sanduíches de metro e bebidas diversas.

E por fim, você pode optar ainda por um brunch para esta finalidade. No cardápio, aparecem comidas como pães, frios, salgados assados, saladas, tortas, doces, café, suco, chás e refrigerantes. Pode ser realizado em casa, em um salão de festas ou em uma confeitaria.

Em todos os tipos de festa é sempre legal ter, se possível, um bolo e champanhe para fazer um brinde ao momento.

Estilos de decoração

Como a festa de noivado é um evento totalmente a parte da festa de casamento, a decoração pode ser feita com as cores que você quiser e não precisa ter o mesmo tema do grande dia.

Decorações clássicas são mais “clean” e têm um toque de sofisticação. As modernas são mais ousadas, com itens coloridos e com um toque bem pessoal dos noivos. Já as rústicas combinam com um ambiente campestre e usam-se muitos móveis de madeiras.

Optar por um estilo ajuda a guiar na hora de decorar a festa, mas o importante, no final, é que tudo combine mesmo com a personalidade do casal. Veja algumas opções do que utilizar para deixar o seu evento ainda mais bonito:

Flores: elas sempre caem bem em qualquer decoração. Há os arranjos mais clássicos, que podem ser encomendados a algum florista, ou mais modernos, que podem ser feitos em casa mesmo. É só escolher as flores de sua preferência, bem coloridas, e colocá-las em vasinhos de vidro ou em garrafas decoradas, por exemplo.

noivado flores

Fotos: relembrar os bons momentos do casal com fotos é uma boa forma de encantar os familiares e decorar a festa. Coloque-as em porta-retratos, em um varal de fotos personalizado, em formato de cortina ou em um painel mesmo.

Mural de recados: esse espaço, além de adornar o ambiente, serve para os convidados escreverem recadinhos ao casal. Pode-se optar por um painel grande ou vários papéis pendurados em estilo varal.

Acessórios personalizados: outra ideia é colocar a inicial dos nomes dos noivos em alguns itens da decoração, como em balões em forma de letras no hall de entrada, por exemplo. Lembrancinhas que remetem a algum momento especial do casal ou qualquer outro acessório personalizado também imprimem bastante personalidade à festa.

Bexigas: dão um ar descontraído no espaço e também volume à decoração. Se forem cheias de gás hélio, ficam suspensas no teto. Mas se não puder usar esse recurso, coloque uma pequena fita dupla face na parte de cima e cole-as no teto.

Papéis: cortes papéis em forma de coração e prenda-os em uma linha para fazer uma cortina. Ela pode ficar atrás da mesa do bolo ou em outro lugar de sua preferência. Outra sugestão é fazer cortinas de origamis, como os delicados tsurus.

Velas: conferem um ar romântico e intimista ao ambiente. Usá-las na decoração pode deixar a festa mais aconchegante.

Luminárias: também dão um toque aconchegante e sofisticado. Para o evento, elas podem ser confeccionadas pelos próprios noivos, ou alugadas, se preferirem.

noivado lamparinas

Caixotes de feira: eles podem ser usados da mais variadas formas: com flores dentro, como estante para porta-retratos ou lembrancinhas… é só soltar a imaginação. Eles podem ser obtidos diretamente nas feiras de frutas e verduras e depois é só pintá-los.

Bolo e mesa de doces: o bolo e os docinhos também ajudam na hora de decorar a mesa principal. O primeiro pode ser alto e em camadas, como um de casamento mesmo. Decore com uma plaquinha com uma frase romântica para dar um toque especial.

noivado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *