Decoração de Mesa de Casamento: 14 Ideias com Fotos!

A mesa de casamento é um dos elementos centrais de sua decoração. Você pode não ter nada nos demais espaços do salão de festa, e nem ao menos bolas para decorar, mas mesas bonitas são essenciais. Mas como fazer? Os especialistas indicam começar a pensar no tema e suas cores principais. Foque nas cores legais para usar na decoração, suas combinações, e depois nos acessórios a compor a decoração de fato. As mesas dos convidados devem estar combinando com a mesa dos doces, do bolo e de frios, mas não precisam ser necessariamente iguais. Podem ser neutras e haver outros acessórios para complementar a mesa do bolo, por exemplo.

decoração de mesa de casamento para convidados

Os elementos essenciais de uma decoração de mesa de casamento são: arranjo central, pratos e talheres se houver jantar e taças se não for do tipo volante, guardanapos e talvez um menu do jantar, caso tenha mais de uma opção. Se todos os pratos, doces, salgados e bebidas forem servidos do tipo volante, o arranjo central de mesa deve ser maior, pois a mesa vai estar vazia. Por maior, não entenda mais alto, apenas mais largo. Os convidados precisam se enxergar muito bem então conversar, e arranjos altos demais atrapalham isso.

A cor de cada item depende do seu tema e como deseja dispor as tonalidades da mesa. A toalha é a cor principal, e os demais elementos podem ser da mesma cor se for prezado pela tonalidade neutra ou de cores de contraste se sua decoração for do tipo complementar. Ou seja: pode ser tudo branco, por exemplo, até mesmo os arranjos, mas guardanapos e flores em cores mais claras ou mais escuras que a toalha formam um lindo contraste.

decoração de mesa de casamento simples e barata

decoração de mesa de casamento passo a passo

decoração de mesa de casamento com flores artificiais

Toalhas de mesa para casamento

Toalhas de mesa para casamento são artigos essenciais em qualquer tipo de decoração. Mesas precisam ser cobertas, em especial se forem de plástico. Mas com o que o que cobrir? O mais comum é alugar, pois fazer é um pouco mais caro e complicado. Demora e lembre que depois do casamento, dificilmente você vai usar este produto de novo.

Toalhas de casamento costumam não ser muito longas para dar conforto aos convidados. Não é elegante uma toalha arrastando no chão e as pessoas pisando nela. Um meio termo seria o mais legal, sendo estacada e lisa ou com babados. Tudo depende do seu tipo de decoração. Cortes quadrados e cobrindo apenas algumas pontas são comuns também. Um modelo menos comum é o apenas centro de mesa, mas depende do acabamento da mesa e se ele pode aparecer mesmo.

Os tecidos de toalhas de mesa para casamento são mais comum são do tipo oxford, mas muitos outros podem ser usados. O TNT também é comum para uma decoração de casamento simples. Na prática, qualquer tipo de tecido pode ser usado, desde que combine com sua decoração.

Decoração de mesa de casamento simples

Decorar uma mesa de casamento é comum e simples. Você precisa dos elementos essenciais e de uma proposta para complementar cores. A dica é usar a regra do contraste: se a toalha de mesa for escura, os demais elementos devem ser claros. Pratos, louça e guardanapos devem ser da cor oposta para uma perfeita harmonia visual. O arranjo central pode ou não combinar com a toalha (igual cor ou tom sobre tom) ou ter um contraste, sendo mais claro que a mesa. As duas formas são válidas e divertidas.

enfeite de mesa de casamento para convidados simples

decoração de mesa para casamento em tecido com TNT

Velas

O uso de velas como arranjo central de mesa e pontualmente no local dos convidados é uma forma sofisticada e moderna de decorar mesas de casamento. Também é um artigo simples de arrumar e barato para a compra. Algumas flores artificiais e um lindo suporte são o suficiente para criar os artigos baratos e funcionais. Esta dica vale para quem está pensando em uma decoração intimista e romântica, bem discreta e elegante.

Cuidado com o uso das cores, pois algumas não funcionam bem com luzes de velas. O melhor é ir pelo contraste, com tons claros como branco, creme e bege. Cores escuras vão escurecer ainda mais o ambiente, e podem dificultar as imagens. Quanto mais claro for o espaço melhor para não cansar a vista e deixar o ambiente legal para conversar.

foto de decoração de mesa de casamento com velas

ideias de decoração de mesa de jantar para casamento com rosas

Balões

Balões também podem ser usados em decoração de mesa de casamento simples e é muito bacana. Bexigas são festivas e ótimas para quem não quer gastar muito. Apenas não encha demais os balões ou terá todos estourando se o dia estiver muito quente. Também não use muitas cores para não se parecer tanto com uma festa infantil. O melhor é duas cores, no máximo três, e que surjam em outros elementos. Pode-se usar cores nos balões e os demais itens de um tom só também. Neste caso, não tem erro na decoração também.

imagens de decoração de mesa para casamento economica

como fazer uma decoração de mesa de casamento artesanal

Vidro

Focar em elementos de vidro é uma boa pedida também, clássica e elegante. Apenas evite objetos demais e lembrei que haverá taças e copos na mesa também. Uma mesa limpa, com menos itens e mais conforto nos movimentos, é o mais indicado.

O vidro transparente é elegante e dá para brincar com a cor dos líquidos nos vidros, colocando anilina ou flores dentro e brincando com sua transparência. É uma forma diferente de decorar a mesa e muito legal.

decoração de mesa de casamento com bem casados

decoração de mesa de casamento de vidro diferente

Lembrancinhas

Colocar as lembrancinhas em cima da mesa não é uma opção muito comum, mas é uma alternativa se o espaço é um problema. Neste caso, é indicado não forçar muito o espaço e encher de coisas. Pense nesta possibilidade se as lembrancinhas forem pequenas. É uma forma de evitar a curiosidade dos convidados e garantir que todos vão receber. Também torna mais rápida a distribuição ao fim de festa, sem muito estresse.

decoração de mesa de casamento marrom e rosa

Iluminação

Luminárias são elementos rústicos muito usados em casamentos abertos, com temas mais rurais. Como ocupam muito espaço na mesa e são relativamente caros, é importante dosar a compra e sua aplicação nos espaços para não ficar exagerado. Pendurar com velas em alguns pontos é legal para uma decoração romântica. Já os modelos de mesa podem vir em dupla no máximo, com preferência para a unidade em mesas de até seis pessoas.

decoração de mesa de casamento ao ar livre

11 Comments

  1. Olá vou me casar e to com varias duvidas,primeira quantos pares de padrinhos eu posso colocar,a cerimonia e a festa serao no mesmo espaço eu queria algumas dicas pra eu nao fazer feio no dia mais importante da minha vida. Bjos e agradeço retorno!!!

    1. Paloma, o número de padrinhos é de escolha dos noivos, pois não tem um número exato pra isso. O ideal é escolher entre 3 e 5 casais de padrinhos, acho que fica feio aquele monte de gente no altar. Beijos e felicidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *