Mesa de Bolo de Casamento: Como decorar, Ideias simples e baratas

Na decoração da festa de casamento, não pode faltar um cantinho especial para a mesa de bolo de casamento. Esta deve ser decorada com o tema principal da festa e a atração principal, sem sombra de duvidas, é seu bolo, o elemento que não pode faltar, tanto em casamento barato como nos mais luxuosos. Como diz a expressão popular, “ao menos um bolinho de casamento tem que ter”, não é mesmo?
mesa de bolo de casamento decorada
A posição da mesa de bolo de casamento decorada varia de acordo com o modelo de salão de festas ou do local onde a festa de casamento acontecer. O bolo pode ficar na lateral, em um cantinho a ser visto de todos os pontos do salão, ou em um espaço central. O importante é a mesa estar segura dos transeuntes e dançantes, pois acidentes são comuns. Você não quer seu bolo no chão antes de ser partido, não é mesmo?

O bolo de casamento é um dos artigos mais tradicionais do evento. Depois de brindes e de danças, haverá o jantar e o bolo virá em seguida, como a sobremesa. Há casais modernos que apenas tiram foto junto do doce e não o partem, já que o buffet serve bolos e tortas, por isso é comum optar por bolo de casamento falso e deixar o item apenas para decoração.
mesa do bolo de casamento
A mesa de bolo de casamento entra na festa quando os noivos vão para o local para tirar fotos e partir o bolo, com o tradicional oferecimento do primeiro pedaço. Isso acontece depois do jantar, e os convidados podem ou não ir para o lado. Alguns casais fazem um discurso neste período, agradecendo aos convidados pela presença (a festa está chegando ao fim) e ainda trocam juras de amor entre eles. A cerimonia de partir o bolo é livre e pode ser feita de diversas formas. O casal é livre para escolher.

Decoração de mesa de bolo de casamento

A decoração da mesa de bolo deve ser feita ao redor do bolo. O doce deve ocupar o ponto central e os demais itens presentes variam de acordo com o tamanho do bolo e da mesa. Um bolo grande, de diversos andares, pode ser colocado em uma mesa pequena e curta para o doce ocupar todo o seu espaço e deixar uma margem mínima de espaço ao redor ou uma grande mesa. No segundo caso, ele deve ser colocado no centro, com acessórios para decorar do lado.

As regras de onde colocar e como posicionar o bolo no casamento não variam se o evento for realizado de dia, de tarde ou de noite. Contudo, o cuidado redobra se for um casamento em céu aberto. Neste caso, deve-se colocar o bolo sempre em uma parte coberta e em posição estratégica, para que mesmo com chuva e vento, o doce não seja prejudicado.

Mesa de bolo de casamento simples

Uma mesa de casamento simples é composta pelo bolo e alguns acessórios para complementar. Há quem coloque apenas o bolo. Neste caso, deve-se optar por uma mesa pequena para não deixar a sensação visual de que falta algo em seus convidados. Ela pode ser pequena e colocada em um canto da sala. Mas cuide de afastar a mesa da parede, já que os noivos devem ficar na parte de trás para tirar fotos e até mesmo alguns convidados devem imitar o comportamento.
decoração de mesa de bolo de casamento simples
mesa para bolo de casamento vermelho com dourado
Sugestões de decoração de mesa de casamento simples:

  • Com flores – se o tema do seu casamento for florido, é só colocar pétalas de flores ou pequenos ramalhetes ao redor do bolo, e nada mais. A simplicidade na decoração de casamento é elegante e chique, e não é caro de fazer.
  • Com as lembrancinhas – uma solução simples para quem está sofrendo com espaço no salão de festas ou está organizando um casamento em casa e espaço é um problema. As lembrancinhas devem ocupar as laterais de uma mesa quadrada e estarem em números iguais de ambos os lados.
  • Com pétalas de rosa – se o casamento tiver a cor vermelha em alguns dos itens, as pétalas de rosa são um toque romântico e simples. A dica é as comprar no dia ou um dia antes e colocá-las na geladeira para não ressecarem e ficarem frescas na hora de decorar a mesa.
  • Com os doces da festa – se não há espaço, esta solução é simples e ajuda a preencher a mesa do bolo e guardar os docinhos. Mas tire uma amostragem apenas para a decoração. Os doces a serem servidos de fato devem ficar em um local reservado na cozinha para que os convidados não toquem nesses ai.

Modelos decoração para mesa de bolo de casamento grande

Ideias é que não faltam para quem for decorar uma mesa grande com o bolo e quer mais complementos, como:
fotos de decoração de mesa de bolo de casamento simples com flores artificiais

  • Com velas – velas dispostas do dois lados ou em pequenos candelabros a serem dados aos convidados depois do bolo ser partido é uma boa dica para compor o visual da mesa. É uma dica para quem tiver uma decoração de casamento neutra, branca, bege ou prata.
  • Com tortas laterais – há buffets que vão servir tortas de todo jeito no evento, um complemento doce que pode ajudar na decoração. Mas decore as tortas com a mesma cor da sua festa, para não destoar de sua decoração.
  • Com mini bolos – uma alternativa para quem não quer partir o bolo de casamento na hora ou vai usar um bolo de casamento falso. Mini bolos podem ficar na mesa e serem removidos no momento de serem servidos.
    mesa para bolo de casamento passo a passo
  • Com cupcakes – docinhos decorados com o tema casamento ou com o tema de sua festa podem ser servidos depois de partir o bolo e ajudam na decoração da mesa. Ideal para quem tiver uma mesa larga, pois preenchem bem e ainda estão na moda.
  • Com vasos de flores – flores são sempre bem vindas em decoração de casamento. Use os mesmos arranjos, apenas com vasos mais charmosos nesta mesa ou os mesmos das mesas dos convidados. Não mude o tipo de flor também, apenas faça arranjos mais cheios.

 

7 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *