Como escolher madrinha e padrinho de casamento e a importância deles para o casal

Escolher madrinha e padrinho de casamento é um ato de confiança, lealdade, amor e respeito. E essa seja, talvez, uma das mais difíceis tarefas de todo o casamento. É preciso avaliar um a um e pensar o que cada pessoa escolhida representa para o casal.

Psicóloga esclarece algumas dúvidas sobre madrinha e padrinho de casamento e orienta casais na escolha dessa difícil e importante seleção

Foto: Shutterstock

Como escolher os padrinhos do casamento

Madrinha e padrinho de casamento são pessoas que fazem parte da vida do casal e sua escolha deve ser feita a dedo e sempre pensando no que aquelas pessoas representam para vocês e qual a importância delas na vida de vocês e porque querem essas pessoas no dia mais importante da vida de vocês.

Foto: Shutterstock

Ana Paula Silva Simões, psicóloga do Espaço Clinicar, explica que os noivos devem avaliar muito o papel de cada pessoa na vida deles e a importância dessas pessoas na vida do casal.

“Deve-se, por exemplo, chamar aquela pessoa que foi importante para que os dois tenham se conhecido ou aquela que está sempre presente na vida do casal, ajudando em cada etapa do namoro/noivado/casamento”, comenta Ana Paula.

Leia também: 5 boas alternativas para o robe das madrinhas de casamento

Qual a função da madrinha e padrinho de casamento?

A psicóloga reforça que madrinha e padrinho fazem parte de um momento muito especial da vida de duas pessoas que decidiram se unir. “A escolha por si só já tem sua importância, pois geralmente (e deve ser assim), são pessoas muito próximas e que tem um papel fundamental em um dos momentos mais importantes de suas vidas. São pessoas que estão ali para auxiliar, para estarem disponíveis para qualquer eventualidade e devem estar na vida do casal a fim de prestar auxílio, dando suporte necessário para os noivos”, completa.

Foto: Shutterstock

Madrinha e padrinho são conselheiros do casal seja qual for a situação. Em um futuro momento de crise no casamento (todo casal passa por isso um dia e é normal), serão eles que estarão lá para aconselhar e apoiar o casal nas dificuldades. Assim como para o casal no casamento, ser madrinha e padrinho é uma aliança para sempre. Pelo menos é o que se espera.

 

A importância da madrinha e padrinho de casamento?

Ser madrinha e padrinho de casamento é uma grande honra para quem recebe o convite. Demonstra carinho e um grande respeito por parte dos noivos. “São pessoas que, se forem escolhidas da maneira mais consciente possível, farão parte da vida do casal posteriormente, na chegada dos filhos, nas viagens, nas comemorações, enfim, auxiliarão o casal na adaptação à vida de casados, tornando-se em alguns casos, quase que membros da família”, comenta Ana Paula.

Foto: Shutterstock

Leia mais: 30 sugestões de música para entrada dos padrinhos de casamento

Interferências da madrinha e padrinho na vida do casal

Apesar de serem padrinhos, a privacidade e o respeito pelo casal devem prevalecer e esse limite deve ser estabelecido pelos noivos. Qualquer que seja a decisão, ela deve ser tomada pelo casal, sem interferências externas.

Foto: Shutterstock

Ana Paula destaca ainda que os noivos precisam ter um certo grau de intimidade e liberdade com a madrinha e padrinho quando for o momento de dizer não.

Familiares como madrinha e padrinho

Claro que eles podem ser padrinhos de casamento, mas não só porque é parente, sejam eles irmãos, primos ou tios. A proximidade desse familiar com o casal tem que ser levada em conta.

Por exemplo, não é somente a prima que será madrinha, ela deve ser, além disso, amiga da noiva ou do noivo, por isso é considerada importante para aquele momento.

Foto: Shutterstock

“O papel dos familiares também merece atenção especial. Vale avaliar se tem algum membro da família faz parte ativamente da vida do casal. Isso sem a pressão dos demais familiares para que o casal coloque como madrinha e padrinho de casamento alguém contra a vontade deles”.

E namoradas e namorados dos grandes amigos?

Muitos casais ficam na dúvida e acham chato convidar uma grande amiga para madrinha de casamento e não convidar o novo namorado dela. Não leve isso em conta. Vocês não podem convidar uma pessoa que mal conhecem para fazer parte de um momento tão importante na vida de vocês.

Foto: Shutterstock

Geralmente as pessoas compreendem essa questão e não há problemas, mas vale conversar com a madrinha e padrinho antes para comunicar que eles farão par com outra pessoa e não com o parceiro deles.

Leia mais: Casa nova | Como organizar cada ambiente e torná-los ainda mais funcionais para o dia a dia

Erros cometidos pelos noivos ao escolherem os padrinhos de casamento

Não se convida alguém para madrinha e padrinho de casamento somente por afinidade ou porque um deles te convidou para ser madrinha ou padrinho do casamento deles. Esse é o maior erro que muitos casais cometem.

Foto: Shutterstock

Para a psicóloga, definitivamente não se deve ceder à pressão dos pais e outros parentes na escolha da madrinha e padrinho de casamento. “O casamento é o momento dos noivos e as decisões cabem a eles, mas muitos casais cedem a pressão para agradar os pais e depois de alguns anos, quando olham para as fotos ou vídeo do casamento, se perguntam porque fizeram aquilo.
É nesse sentido que o casal deve ter plena consciência de que as escolhas feitas agora, impactarão no futuro”.

As opiniões dos pais e de terceiros podem ser relevantes, mas filtrem o que realmente importa para vocês e evitem o estresse nesse momento único da vida de vocês.

Foto: Shutterstock

O que fazer quando madrinha e padrinho recusam o convite?

Foto: Shutterstock

Para a psicóloga este é um momento complicado, mas que não deve ser encarado como algo ruim. “Algumas pessoas têm os próprios motivos para recusar tal convite e cabe ao casal entender e aceitar isso. Se isso acontecer, rever o número de madrinha e padrinho pode ser a solução”, conclui a especialista.

Sobre o Autor
Eva Moreira
Evanise Moreira é jornalista, pós-graduada em comunicação e marketing. Trabalhou por 15 anos como assessora de imprensa. Ama cachorros e chinchilas. Adora casamentos e sempre se emociona quando vê uma noiva e quando escuta a Marcha Nupcial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *