Lua de mel no sul do Brasil: confira 5 lugares espetaculares

Selecionamos 5 destinos no sul do Brasil para passar a lua de mel, conhecer lindos lugares e paisagens, além de degustar de uma culinária espetacular

Depois do casamento, a lua de mel, é o momento mais esperado pelos noivos. É aquela ocasião única, de descanso, relaxamento e do início de uma nova vida a dois. É aquele período que o casal relembra os acontecimentos do Grande Dia e fazem muitos planos para o futuro.

Foto: Shutterstock

Lua de mel: 5 top destinos no sul do Brasil

Blumenau (Santa Catarina)

Foto: Shutterstock

A Europa daqui

Colonizada pelos alemães em 1800, Blumenau tem toda característica europeia em sua arquitetura, culinária e também pela hospitalidade de seu povo.

É uma cidade linda em encantadora, cheia de flores por onde quer que passe, nem parece que você está numa cidade brasileira. É extremamente limpa e seus moradores de uma educação ímpar. Combinação perfeita para passar a lua de mel.

Foto: Shutterstock

A cidade é repleta de hotéis, pousadas, restaurantes, lojinhas de souvenirs, doces e chocolates caseiros. A culinária local oferece delícias da cozinha alemã com seus deliciosos pratos como Eisbein (joelho de porco), Kassler (pedaços da carne de porco salgado e defumado), Spätzle (pequenas porções de massa), Entrevero (pinhão e carnes) e Marreco Recheado.

Foto: Shutterstock

Mas, se o casal em lua de mel é apaixonado por cervejas, este é o lugar! Blumenau é a capital brasileira da cerveja e tem o segundo maior Oktoberfest do mundo, só perdendo para o de Munique, na Alemanha. Além da rica gastronomia, a cidade oferece passeios por diversas cervejarias artesanais.

O ponto turístico mais procurado pelos visitantes é o Parque Vila Germânica, que é um centro de convenções, aberto o ano inteiro, e onde acontece a Oktoberfest.

Leia também: Lua de mel em um cruzeiro


Foto: Shutterstock

Além disso, se o casal gostar de história, vale visitar o Museu da Família Colonial, o Museu de Hábitos e Costumes, Museu Hering e o Mausoléu Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau e o Glass Park Museu do Cristal (para conhecer um pouco sobre a fabricação de peças em vidro e cristal).

Ilha do Mel (Paraná)

Localizada a 120 km de Curitiba, a Ilha do Mel (destino procurado por muitos casais em lua de mel) possui 90% da sua área sendo de preservação ambiental, é considerada a Floresta Atlântica mais preservada do país.

Mas, por ser uma área preservada, carros não são permitidos. A chegada até a ilha é feita por barcos que saem dos terminais de embarque dos municípios de Pontal do Paraná ou de Paranaguá, e a travessia leva aproximadamente 1h30.

Foto: Shutterstock

Lua de mel na Ilha

As melhores praias para banho e surf são: Praia Grande, Praias do Farol e Praia da Fortaleza. Para casais em lua de mel e que adoram aventuras e trilhas, a Ilha do Mel é o lugar indicado para curtir uma praia deserta com muito verde.

Além disso, as principais atrações da Ilha do Mel são: Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres (único monumento militar do século XVIII, que existe no Paraná). São 12 imponentes canhões, que são protegidos por muralhas e com uma vista incrível para o mar. O Farol das Conchas foi construído por Dom Pedro II em 1872 com a função de orientar os navegadores.

Rampas dão acesso ao ponto mais alto do farol e é possível ter uma vista panorâmica incrível, além de um dos melhores lugares para apreciar o pôr do sol.  A gruta é um espetáculo à parte desse cenário tão místico e deserto.

Veja também: Lua de mel: 5 destinos incríveis no Nordeste

Foto: Shutterstock

A gastronomia na Ilha do Mel é bem variada desde peixes, frutos do mar, risotos, massas, hambúrguer artesanal,  moqueca de camarão, risotos, sanduíches, petiscos, pizzas e tortas doces.

A hospedagem da lua de mel pode ser feita nos vilarejos vizinhos que são: Fortaleza, Nova Brasília ou Brasília, Farol, Praia Grande e Encantadas.

Além disso, vale lembrar que na ilha não existem ruas ou estradas, apenas trilhas. É um excelente passeio para casais em lua de mel e que realmente buscam sossego, contato com a natureza e até mesmo certo isolamento da correria do mundo.

Gramado (Rio Grande do Sul)

Só de falar o nome dessa cidade já vem aquela imagem de lugares românticos na cabeça da gente, imagina passar a lua de mel lá?

Localizada na Serra Gaúcha, a 100 km da capital Porto Alegre, Gramado é uma cidade encantadora, de estilo rústico, com uma arquitetura dignamente europeia.

Viagem nacional com cara de internacional

Foi colonizada pelos italianos e alemães (tem um pouco dos dois países em sua arquitetura) e fica coladinha em Canela, outra cidade fofa.

Ambas têm aparência de cidadezinha da Europa. Tem muita lareira, fondue, vinho tinto, agasalhos e passeios românticos.

Foto: Shutterstock

Lago Negro: Esse passeio é um dos queridinhos dos turistas independente da época do ano. Além de uma boa caminhada a dois, é possível fazer passeios de pedalinho e observar as lindas flores que enfeitam o lugar.

Foto: Shutterstock

Vinícolas: Para os apaixonados por vinhos, sucos de uva e até espumantes, Gramado e as cidades vizinhas possuem diversas vinícolas. Algumas delas com direito a visitação aos tonéis de vinho com guia explicando a respeito do processo de fabricação, degustação e compras.

Foto: Shutterstock

 

Gastronomia: Os restaurantes de Gramado possuem um cardápio com delícias tanto da culinária alemã, quanto da italiana. Os pratos vão de sopa a pizza. Lá também é possível encontrar diversas casas de fondue.

Tradição na região sul do país, o café colonial de Gramado (farta mesa composta por diversos tipos de pães, manteiga, queijos, bolo, presunto, embutidos, leite, café, chocolate quente, salsicha, cuca, carne de porco, rosca, biscoitos, mel, entre tantas outras iguarias) vem repleto de delícias.

E claro que não pode faltar o famoso chocolate de Gramado, de sabor inigualável e impossível de resistir, seja em barra ou chocolate quente. E a lua de mel é uma ótima “desculpa” para conhecer esta encantadora e romântica cidade.

Foz do Iguaçu (Paraná)

Conhecida por abrigar uma das 7 Maravilhas da Natureza e Patrimônio da Humanidade –  as Cataratas do Iguaçu – Foz do Iguaçu é uma cidade bem diversificada e recebe turistas do mundo inteiro.

Coladinha com o Paraguai e com a Argentina, é possível em um mesmo dia, conhecer esses outros dois países que oferecem diversão e conhecimento para todos os gostos. Excelente opção para casais em lua de mel.

Foto: Shutterstock

Binacional

O dia em Foz do Iguaçu é marcado pelos passeios às Cataratas do Iguaçu (cerca de 300 quedas de água no Rio Iguaçu), que fica localizada entre o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná – Brasil e no Parque Nacional Iguazú, em Misiones, na Argentina.

É possível fazer passeios por passarelas, de helicóptero ou de barco motorizado pelo Macuco Safari. A aventura e a diversão são garantidas. O passeio pelas Cataratas é indescritível.

Foto: Shutterstock

Foz do Iguaçu possui a segunda maior hidrelétrica do mundo, Itaipu Binacional, localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Itaipu é líder mundial em produção e energia limpa e renovável.

É possível fazer uma visita panorâmica à usina. Conhecer de perto a gigantesca usina que foi construída entre dois países vai surpreender.

Florianópolis (Santa Catarina)

Florianópolis é uma cidade charmosa, moderna e com muitos atrativos para passar a lua de mel. Possui praias, ilhas e lugares incríveis para passeios a dois.

Por onde andar no centro de Florianópolis é possível avistar o cartão postal da cidade, a ponte Hercílio Luz.

Foto Reprodução: Idalecio Santos

Ilha e continente em um mesmo cartão postal

As praias mais indicadas para passar a lua de mel são: Lagoinha do Leste, Praia da Galheta, Praia Moçambique, Praia da Joaquina e a Praia do Jurerê.

Mas, o centro histórico de Floripa não fica atrás nas atrações! Conta com várias lojas, feiras de artesanatos, bares, restaurantes (a gastronomia local é repleta de peixes e frutos do mar), sorveterias, igrejas e o Mercado Público Municipal que vende produtos da região.

Foto: Shutterstock

 

Outro lugar que precisa ser visitado em Floripa é a Lagoa da Conceição, que reúne praias, montanhas e dunas. É um lugar para quem gosta de esportes náuticos e de natureza.

Sobre o Autor
Eva Moreira
Evanise Moreira é jornalista, pós-graduada em comunicação e marketing. Trabalhou por 15 anos como assessora de imprensa. Ama cachorros e chinchilas. Adora casamentos e sempre se emociona quando vê uma noiva e quando escuta a Marcha Nupcial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *