Lista de Convidados do Casamento: Como organizar! Quem convidar?

A lista de convidados do casamento é um dos assuntos mais polêmicos da organização. Casais já chegaram a travar uma grande batalha pela busca da lista perfeita, em que todos os entes queridos e amigos estejam no evento e ainda sobre espaço. O problema é: nem sempre dá para chamar todo mundo. Então, para quem enviar convite de casamento?

Quantos convidados podem ir a sua festa de casamento?

Antes de sair cortando todo mundo menos importante, que tal avaliar suas posses financeiras? Se for uma grande festa, dá para chamar todo mundo sem receio. Mas se há restrição ate mesmo pelo porte da casa de festas e da igreja, é interessante começar o corte.

como organizar a lista de convidados do casamento

Um casamento tradicional de médio porte segue a média de 200 convidados. Mas para saber o número certo, o primeiro de tudo, antes mesmo de avaliar as finanças, é saber quantas pessoas podem ir ao espaço. Igrejas antigas de pequeno porte nem permitem convidados de pé e costumam multar casais que violam as regras do porte de pessoas no espaço. Casas de festa também possuem uma capacidade limitada e casamentos em casa restringem ainda mais a lista de convidados.

Se a proposta é priorizar o lugar porque é um sonho para os noivos casar em tal espaço, verifique quantas pessoas podem ficar na festa de casamento para depois começar a montar a lista. Se a prioridade é os amigos, mude de espaço se a lista ficar grande demais. A lista de convidados do casamento também deve ser definida antes de se fechar o buffet e encomendar os convites (ao menos a impressão), pois só depois você vai saber quais ajustes vai precisar.

Como montar uma lista de convidados para o casamento

Com um número na mão, é o momento de fazer a famosa lista e saber quem vai e quem fica. Os primeiros devem ser os parentes diretos: pais e mães de noivos e noivas, padrinhos e irmãos. Os demais serão escolhidos aos poucos.

Os melhores amigos de noivos e noivas não devem faltar, mesmo que sejam de ambiente de trabalho também. E cada um deve receber uma senha extra para levar um acompanhante. É deselegante forçar um amigo a ficar em uma festa a noite toda se ele não conhece mais pessoas. Não é bacana.

Chamar ou não colegas de trabalho?

Este é um dos grandes questionamentos na hora de enviar os convites de casamento. Muita gente faz parte da convivência diária, mas nem sempre são pessoas intimas o suficiente para se dividir um momento tão bacana. Então se faça a seguinte pergunta: é uma pessoa intima o suficiente para estar no meu álbum de fotos e na filmagem de um momento tão especial? Se ela for realmente importante, deve ser convidada.

Mas não é obrigação convidar todos do trabalho porque você convive com eles. Casamento é um momento íntimo e familiar, então convidar quem não se gosta apenas por obrigação social é considerado retrô e mais deselegante que convidar todo mundo para curtir e os noivos bancando sem realmente querer tais seres por lá.

Muitos noivos não abrem mão de chamar os chefes para a festa. Há controvérsias se isso seria o mais indicado. Se há intimidade, por que não? Se não há, é forçação de barra demais convidar os chefes tendo em vista estreitar laços. A chefia também vai se sentir deslocada se apenas ela for e não tiver com quem conversar. Se chamar alguns da direção ou colegas de trabalho, o chefe pode ser convidado sem problemas. Apenas ele, é forçar demais um laço intimo.

Chamar parentes distantes?

Se eles puderem vir e tiver realmente um apego próximo, sim. Mas chamar primos apenas pelos laços de sangue quando vocês não se falam há anos, soará como falso e completamente desnecessário.

Deixar os pais convidarem quem quiserem?

Não. O evento é dos noivos e por isso eles são prioridade na escolha. Se o casal não curte os amigos do pai ou da mãe e estes ainda insistirem, melhor ter uma conversa familiar. Tornar o dia desagradável para o casal porque há pessoas não queridas no evento é que não vale.

Convidados do noivo e da noiva

No começo do planejamento, é importante ter uma lista definida de convidados do noivo e da noiva. Divida meio a meio e depois, se sobrarem convites de um dos lados, o outro pode pensar em preencher. Mas manter a lista de convidados é importante para cada um se sentir a vontade para convidar quem desejar para a festa.

Quem colocar na lista de convidados da festa de casamento

Na maior parte das vezes, a noiva tem mais gente para chamar, mas pode acontecer o inverso. Neste caso o casal senta, conversa e vê quem pode colocar na lista do outro. Nenhum nome essencial para alguma das partes deve ser cortado sem o outro saber. Seria desrespeito e falta de educação e bom senso.

Como cortar nomes da lista de convidados do casamento?

São muitos convidados? Comece com os não essenciais, os não tão próximos. Há sempre alguém que você está chamando por chamar, mas na verdade não queria que ele ou ela estivesse lá. Comece cortando por esses.

Avalie o uso de senha individual se o orçamento anda apertado. Muita gente vai reclamar um pouco, mas a prática é comum. Alguns amigos poderiam ficar de fora se cada convidado pudesse levar uma pessoa, por isso distribuir senhas únicas é uma forma bacana de cortar nomes. Convide em grupos seus convidados, assim eles podem sentar juntos e ninguém vai se sentir deslocado.

 

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *