Joia da noiva | Veja como escolher e combinar com seu estilo

A joia da noiva é tão importante quanto os demais itens que compõem o look da noiva como vestido, maquiagem e penteado e é ela que dará o toque final ao visual da noiva.

A joia da noiva é composta por itens como anel, brincos, aparador de aliança, aliança, coroa, tiara, entre outros, e quando combinados corretamente complementam o look da noiva

Foto divulgação: Guchi Semijoias

Joia da noiva, como escolher e combinar?

Antes de escolher a joia da noiva é preciso já ter o vestido (modelo e tecido) e o penteado definidos. Por que? Porque toda a composição da noiva precisa estar em harmonia.

Foto divulgação: Guchi Semijoias

As opções e combinações são muitas e, muitas noivas, querem brilhar e vão brilhar, mas de forma que a joia da noiva não seja um “peso” no look. Vestido e acessórios precisam combinar e, principalmente, ter a personalidade da noiva.

Quais são as joias da noiva?

Foto reprodução: Instagram Acessórios Dalle
  • Aliança
  • Anel de noivado
  • Aparador de aliança
  • Bracelete (se for um casamento na praia ou no campo durante o dia)
  • Brincos
  • Colar
  • Coroa
  • Pentes
  • Pulseira
  • Tiara

Leia mais: Saiba como harmonizar o bolo de casamento com espumante

Casamento durante o dia

Casamentos que acontecem durante o dia, na praia ou no campo, pedem mais sutileza e a joia da noiva, seja ela no penteado ou nos acessórios, pode ter brilho sim, mas sutil.

Foto divulgação: Guchi Semijoias

“Claro que tudo está direcionado ao estilo da noiva, em casamentos diurnos acessórios como flores, fitas, pentes e até mesmo uma tiara com detalhes em zircônia delicada, ficam perfeitos e tem sido a grande aposta das noivas”, comenta Jenaina Mizuguchi Martins, proprietária da Guchi Semijoias.

Outro clássico que não pode faltar em casamentos diurnos são os acessórios com detalhes em pérolas.

Casamento durante a noite

Já em casamentos noturnos o brilho está liberado, mas também com moderação. E o termômetro do brilho é, sem dúvida, o vestido de noiva. Quanto mais brilho tiver no vestido de noiva, menos brilho a joia da noiva e os acessórios deverão ter.

Foto divulgação: Guchi Semijoias

“A dica para casamentos que acontecem à noite são acessórios que dão destaque como coroas de realeza, porta coque feito em zircônia e até mesmo tiaras mais delicadas, porém com brilho”, diz Jenaina.

Onde buscar referências?

Foto divulgação: Guchi Semijoias

A internet é uma ótima fonte de inspiração para buscar e encontrar o tipo de joia da noiva que você quer. Comece a procurar pelo Pinterest e veja também no Google. Assim, você já terá uma ideia da joia da noiva que vai querer usar e fica mais fácil quando for a um ateliê ou loja.

O anel de noivado e as alianças

Foto reprodução: Instagram Fábrica de Alianças

A primeira joia da noiva é sem dúvida o anel de noivado. Depois dele vem as alianças. Agora, não somente a joia da noiva como também do noivo. A dica aqui é que as alianças sejam escolhidas pelo casal. Juntos poderão escolher um modelo de aliança que combine com a personalidade dos dois.

Preferências das noivas

Jenaina comenta que este ano as noivas continuam investindo em grinalda com pedrarias em zircônia. “Já as noivas vintage têm apostado em arranjos delicados de fios de pérolas e pentes, que dão um ar mais romântico e delicado”.

Foto divulgação: Guchi Semijoias – Lopes Fotografia

As coroas no estilo princesa são as queridinhas das noivas. As coroas são um clássico dos casamentos. Em seu ateliê, esse tipo de joia da noiva representa 80% da procura.

“Embora o mercado esteja repleto de opções de joia da noiva, é evidente que a maioria das noivas já têm em mente o que querem usar no Grande Dia, coroas altas glamorosas”, explica Jenaina.

Depois das coroas, as tiaras são outra preferência das noivas.

Outros tipos de acessórios

Noivas mais descoladas e com vestidos mais simples podem abusar de peças de joia da noiva como pulseiras, braceletes, anéis, colares e brincos grandes.

Foto reprodução: Instagram Mar Del Plata MA

Anel

Um anel delicado como um solitário ou um aparador de aliança como joia da noiva fica perfeito para compor um look clean e sofisticado para o visual da noiva.

Colar

Para noivas que decidem casar com vestidos bem decotados nas costas, o colar invertido é uma boa pedida. Está super em alta e tem conquistado muitas noivas.

Brinco

Pode parecer estranho, mas de todas as peças e acessórios, exceto a aliança, o brinco é a única joia da noiva que ela vai usar depois do casamento. Portanto, a escolha do brinco deve ser muito bem pensada. Além de harmonizar com todo o look da noiva, ele pode ser usado em outras ocasiões importantes.

Erros comuns

Cada noiva tem sua personalidade e o importante é seguir seu estilo. Só não pode exagerar. Muito brilho, por exemplo, vestido com brilho, coroa, joia da noiva com brilho. Isso pesa a imagem e polui visualmente.

De acordo com Jenaina, um dos erros mais comuns cometidos pelas noivas é o uso de muitos acessórios como o colar, por exemplo. “Algumas noivas querem usar colar, mas já escolheram outros acessórios e o colar não combina e acaba carregando o look. O colar só é indicado quando o vestido não tem brilho e nem detalhes e mesmo assim o uso do colar deve ser moderado”.

Foto reprodução: Instagram Acessórios de Noivas

O uso da pulseira é outra questão que requer cuidados. Vestidos de noiva simples são ótimos para usar pulseiras e braceletes. Principalmente se o casamento acontecer durante o dia na praia ou no campo. Porém, o uso de pulseiras em vestidos com renda não é recomendado porque pode puxar os fios e danificar o vestido.

Leia também: Bem-casado o versátil bolinho de casamento que nunca sai de moda

Ajuda profissional

Ninguém melhor que um profissional especializado em joia da noiva para orientá-la na hora de escolher a joia e acessórios para compor o look no Grande Dia.

Foto divulgação: Guchi Semijoias

Além da orientação profissional, é essencial que a noiva forneça todas as informações possíveis a respeito do seu vestido de noiva e penteados para que a profissional identifique qual joia da noiva mais combina com seu estilo.

Foto divulgação: Guchi Semijoias

“Em nosso ateliê as peças da linha noiva são feitas de modo artesanal, com  banho da prata, ouro dourado ou rosé e em pedrarias de zircônia. Além de produtos a pronta entrega, também trabalhamos com peças personalizadas sob encomendas”, finaliza Jenaina.

Sobre o Autor
Eva Moreira
Evanise Moreira é jornalista, pós-graduada em comunicação e marketing. Trabalhou por 15 anos como assessora de imprensa. Ama cachorros e chinchilas. Adora casamentos e sempre se emociona quando vê uma noiva e quando escuta a Marcha Nupcial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *