Idade para casar: existe uma perfeita?

Será que existe uma idade para casar perfeita? Você se sente pronta, mas ainda é jovem? Vem descobrir com a gente!

Idade para casar, como decidir se é a hora certa

Se comparamos com tempos atrás, podemos dizer que a maioria das mulheres hoje têm preferido casar mais tarde. Mas, curiosamente, o temido termo “Ficar para titia” continua assombrando boa parte daquelas que têm o sonho de se casar e ainda não encontraram sua alma gêmea.

Mas será mesmo que existe uma idade X considerada a melhor para dizer o sim? O tão sonhado “grande dia” tem prazo de validade?

idade para casar
Foto: Renaclo

Existe uma idade para casar considerada ideal?

Uma pesquisa realizada pelo sociólogo Nick Wolfinger, da Universidade de Utah mostrou que sim, e que a idade para casar perfeita é dos 28 aos 32 anos.

Ele conseguiu comprovar que as probabilidades de um casal se divorciar diminui neste período, que é quando os envolvidos já saíram da juventude, mas também não estão no final dos 30 anos e nem começo dos 40.

Há muitos motivos que justificam sua conclusão, e um deles é o fato de, nessa época, as pessoas envolvidas já terem maturidade suficiente para entender se realmente querem compartilhar a vida com outra pessoa, e também porque a vida financeira já está mais estabilizada.

Leia também: Como chegar no seu casamento com um sorriso perfeito

Foto: Shutterstock

“Já era”? Nem pensar! Antes de as solteiras começarem a balançar a bandeira branca, vamos deixar um pouco a ciência de lado e dar um novo ponto de vista sobre a idade para casar ideal.

Idade para casar é convenção social?

Você sabe com que idade a sua mãe se casou? E suas avós? Muito provavelmente, você vai perceber que elas se casaram bem novas para os padrões atuais. Isso era muito comum nas gerações mais antigas da nossa sociedade, quando o casamento era muito ligado à questão material, uma espécie de “segurança”, especialmente para as mulheres que ainda não tinham seu próprio sustento.

Confira também os Desafios da nova vida a dois: 10 dicas para construir um casamento que vai longe

Foto: Thay Rabello

Se por aqui, as mulheres se libertaram desta dependência ao entrarem no mercado de trabalho, essa ainda não é a realidade de inúmeras outras sociedades espalhadas pelo planeta, cada uma delas com suas diferentes culturas, costumes e tradições.

Leia mais sobre Avós como damas de honra

O que queremos dizer com tudo isso é que: anos vividos são extremamente relativos. São apenas números. Você pode se achar muito nova, ou muito mais velha do que deveria para se casar, mas se pensa assim é porque apenas está se comparando com quem está ao seu redor. O que nos leva ao próximo item…

A grama do vizinho nem sempre é a mais verde

Minhas amigas todas já se casaram, e eu nada”. Se essa é sua preocupação, que tal tirar um pouco o foco delas e olhar mais para o seu próprio caminho?

As redes sociais, a todo tempo, nos instigam a compararmos nossas vidas com a vida do outro (muito embora as vidas “perfeita” de Instagram nem sempre correspondam à realidade). Mas lembre que, embora suas amigas tenham convivido durante um tempo com você, estamos falando de trajetórias de vida,  prioridades e realidades completamente diferentes. Ou seja: é o mesmo que comparar bananas com abacaxis!

Foto: Ricardo Clavello

A nossa dica para lidar melhor com este hábito destrutivo é tirar a referência do outro e valorizar mais sua própria trajetória. Existe um momento certo para que as coisas aconteçam como deveria acontecer para cada pessoa. Viva o seu momento sem se preocupar com o futuro: o que tiver de ser, será!

Leia também: 10 coisas que você precisa saber para ter um bom relacionamento com a família do noivo

Por que não hoje?

Se vocês se amam, têm plenas condições de juntar as escovas de dentes e sentem 100%, lá no fundo do coração, que encontraram a pessoa certa, a idade definitivamente não deve ser um empecilho para vocês se casarem, afinal. Como dissemos acima –  essas são construções sociais que se moldam na medida dos costumes próprios de cada sociedade. É claro que a maturidade é importante na hora de dar um passo tão importante, mas esta também pode ser extremamente relativa. Nunca é tarde – e nem cedo demais – para ser feliz juntinho de quem se ama!

Descubra Como planejar o casamento mês a mês

Foto: Duo Borgatto

Sua felicidade acima de tudo!

Já passou o tempo em que deixávamos de fazer as coisas por causa do que os outros vão pensar. Principalmente quando falamos de amor, onde não existe certo e errado! A idade para casar ideal é aquela que a gente sente que é o melhor momento. Se seu coração diz que agora é a hora se de casar com o amor da sua vida, vá fundo: a hora de ser feliz é agora!

Agora que você já sabe que a idade para casar é só VOCÊ quem decide, descubra o que vai estar em alta em 2018: cinco tendências para casamento e também os Itens que não podem faltar no enxoval

Sobre o Autor
Avatar
Izabela é uma jornalista recém-casada fã de decoração, design, plantas, animais e comida gostosa - se possível, tudo isso com uma trilha sonora bem relax de fundo! Ela vê nos pais, casados há 32 anos, a certeza de que só mesmo o amor pode dissolver qualquer perrengue a dois. Se não fosse jornalista, certamente estaria no mato, cuidando de animais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *