Flores para Casamento: Guia de como escolher, fotos e nomes

Flores em casamento: tem algo mais tradicional que isso? Sabemos o quanto casamento e flores combinam desde os temos mais antigos. Tanto rainhas como a plebe usavam ao menos um adorno na cabeça ou nas mãos com flores, uma união singela entre natureza e simplicidade e o amor. Mas são tantas flores no mercado que complicado mesmo é qual escolher para não errar, não é mesmo? Existem diversas flores para casamento e cada uma fica melhor com um tipo de cerimônia ou estilo de evento.

flores para casamento

E onde as flores aparecem no casamento? Crucialmente no buquê da noiva, o mais clássico dos artigos a entrar na Igreja ou celebração seja ela qual for. Mais de cinco culturas diferentes não abrem mão do buquê há milênios e não é bem o momento de começar a não usar algo tão lindo, não é mesmo? Em outros locais as lindas belezas naturais (ou não) podem aparecer em arranjos de mesas, decorando o altar (montando ou da igreja) e bancos da celebração, em lembrancinhas e até mesmo no bolo. Formas de uso de flores é que não faltam para usar no casamento.

Algumas regras no uso de flores para casamento precisam ser respeitadas.

Elas precisam entrar de acordo com o tema, sejam elas naturais ou não, em suas cores e tipos de pétalas. Respeitar as estações do ano também é importante. Há flores sazonais, aquelas que apenas florescem em algumas épocas do ano e se tornam mais belas em períodos de três meses e pode não ser apenas a primavera. Algumas também não ficam bem em certos climas, como flores de habitat com clima abaixo de 10 graus celsos em clima quente de um verão nordestino. Estas variantes não podem acontecer.

A melhor forma de escolher as flores para casamento sempre é com muita pesquisa e ajuda de um especialistas. Sozinha, a noiva pode sim, levando em consideração as informações acima e seu tema de casamento. Um profissional de decoração e de floricultura são ótimos nesta parte, com dicas analisando todo o projeto e criando propostas estruturadas, com uma decoração em conjunto com flores e acessórios do espaço. Mas sozinha dá para escolher sim as flores e como elas serão usadas.

tipos de flores para casamento

Também não existem regras firmes sobre as flores usadas em arranjos e no buquê serem as mesmas. É de bom tom que sejam, mas o buquê pode ser um item único e de acordo com o vestido. Mas usar as mesmas flores na igreja, arranjos de mesa e buquê é harmônico e funcional. Não tem erros. Diferenciar buquê dos demais arranjos é chique e extravagante e uma boa pedida para quem for fazer cerimonia e festa em locais separados.

Tipos de flores para casamento

Floristas levam diversos pontos em consideração antes de escolher a flor de casamento ideal. Um deles é a cor da pétala mesmo, ou seja, sua beleza de acordo com o tema. Há ainda se a flor é durável fora do caule ainda vivo e seu significado. Há profissionais que não abrem mão de uma flor pela sua simbologia forte e noivas levam isso em consideração também. Unindo simbologia e decoração, temos algumas dicas de flores para casamento a seguir.

Rosa de cor rosa

A rosa tem seu significado claro: romantismo. Suas variantes em vermelho, branco e alteradas geneticamente para ter outras tonalidades de pétalas são sempre bem vindas para casamentos porque são por si só um simbolo de um passo a mais no relacionamento. Se seu casamento tem um tema romântico, rosas de cor rosa são sempre bem vindas e com diversas cores em anexo, como o lilás, o branco, o creme, o rosa pink, dentre outras combinações possíveis.

flores para casamento baratas

Alstromeria

Quer dizer felicidade plena. Se seu casamento é de dia, é uma ótima dica para ornamentar tanto igrejas como arranjos de centro de mesa o buquê da noiva. Também pode aparecer em lembrancinhas com vasos dependendo do tema e do porte do seu evento. Uma das vantagens desta flor é que ela é de outono, mas é quase atemporal e por isso pode ser colhida o ano todo quando plantada em estufas.
flores para casamento em igreja mais usadas

Angélicas

Casamento clássico? Vá de flores brancas que vai cair muito bem. É uma tonalidade forte de branco, até mais branca que a rosa, e combina bastante com o buquê. Se seu casamento é do tipo renascentista, provençal ou você pensa em casar no campo ou na praia, esta flor é resistente a diversos tipos de climas e também ótima para decorar centros de mesa. Com decoração com fitas de cetim e brilho, a flor ganha ares sofisticados.

flores para casamento na praia ao ar livre

Copo de leite

Realmente é uma flor grande, exigindo um buquê em menor quantidade e arranjos menores ou até mesmo uma flor apenas por arranjo de mesa. Não é muito usada em igrejas e não há motivo para isso, apenas não ser tão “animada” quanto as flores mais cheinhas para tais espaços. Fácil de encontrar, de baixo custo comparada a algumas e ótima para usar em casamentos tanto de dia como de noite.

como escolher flores para o casamento

Lisianthus

Esta planta pode ser encontrada na natureza tanto com nuances em duas cores como em tonalidade unica, como apenas roxo, apenas branco e apenas lilás. Já são flores conhecidas em uso em casamento, tanto em buquês como em arranjos florais para casamento. É uma flor versátil também e se encaixa em diversos tipos de decoração. Seu principal significado é elegância e sofisticação, tudo o que o casamento perfeito precisa.

como escolher flores para o casamento

Galiardia

Pensando em algo diferente para dar vida a seu casamento? Se for um casamento a céu aberto e com decoração branca ou amarelo e laranja como base, esta flor é a indicada. As demais cores em toalhas de mesa e acessórios são demais para esta tonalidade. Um vestido de noiva branco ganha seu devido destaque com um buquê com essas flores.

flores ideais para casamento ao ar livre

Gardenia

É uma alternativa de flor branca para quem quer fugir um pouco do rosa e continuar com as tonalidades clássicas. Como suas pétalas são em maior quantidade e a flor fica cheia, menos plantas devem ser usadas para compor buquês e arranjos. Fica linda em decoração de topo de bolo.

Amarílis

Para complemento de uma decoração de casamento vermelha. A flor seca rápido, por isso é mais indicada em vasos pequenos e não serve para buquê.Pode ser encontrada em diversas cores, todas fortes, por isso sua melhor combinação é com decoração branca.

guia de flores para casamento com fotos

Aster

Pode ser encontrada nas cores lilás, rosa, branco e outras variantes. Ótimo para casamentos ao ar livre e tem o charme campestre, por isso combina com casamentos em que o rústico esteja presente.

flores para casamento baratas coloridas

Como fazer arranjos de flores para casamento

Arranjos de flores devem ocupar a parte central da mesa. Exigem um recipiente, um vaso, podendo este ser de vidro ou demais materiais, mas o vidro é mesmo o mais usado. Podem estar em água ou base solta, apenas amarrando os caules e prendendo dentro do vaso. O formato não importa muito, desde que sejam flores frescas e ainda elegantes.

fotos de arranjos de flores para casamento

  1. Para fazer seu arranjo, você precisa de flores cortadas com caule o mais comprido possível, sem espinhos retiradas há pouco tempo. Precisa de uma tesoura para jardinagem, uma fita de cor neutra ou nailon mesmo e tijolo floral (aquela base de massinha encontrada em alguns vasos).
  2. Coloque o tijolo floral dentro da água e aguarde cerca de meia hora para que ele se hidrate. Quando ficar duro e bem inchado, corte em pedaços e coloque no fundo do seu vaso de acordo com o formato. O produto pode ser comprado em lojas de jardinagem, assim como os demais itens da lista.
  3. Enquanto o tijolo floral está ficando inchado e pronto, prepare as plantas cortando com cuidado as folhas e suas pétalas. Você pode usar uma flor como base e raminhos de aspargo vassoura para acrescentar verde ou apenas usar as flores mesmo, se for do tipo com pétalas recheadas.
  4. Amarre as flores juntas de acordo com o modelo do vaso. Se for do tipo de vaso com cano longo, como taça, melhor ainda porque é mais fácil de decorar. Amarre as flores de forma bem dura, prenda o caule no tijolo floral e depois solte dentro do valo para que elas se ajustem a seu formato. E seu arranjo está pronto.

Arranjos de mesa de casamento devem ser feitos apenas um dia antes ou no mesmo dia do evento para evitar que as plantas ressequem demais.

Arranjos de flores artificiais para casamento

Flores naturais ou artificiais? Este é um dos maiores dilemas das noivas. Mas não precisa ter medo de usar arranjos de flores artificiais para casamento. Uma das vantagens de usar arranjos de flores falsas para casamento é que elas não secam, e por isso podem ser feitas bem antes. O custo é menor também e é mais fácil de conseguir todos os itens.

Arranjos artificiais são mais simples de fazer. Com cordas e talos longos e tesoura, você pode fazer em casa para qualquer tipo de vaso e bem antecipadamente, tirando mais um item de sua lista de casamento. Podem ser colocados ao lado de velas, com água colorida e aromática e não há prejuízo para a decoração. Até mesmo buquê de flores fica bacana mesmo com flores falsas.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *