Flor de lapela: como usar e sugestões

Quando se fala em flores no casamento, logo as associamos à decoração e ao buquê da noiva, não é? Mas engana-se quem pensa que os noivos não precisam se preocupar com elas também! As flores de lapela (ou boutonnière), dão um charme todo especial ao visual eles.

História

Sinal de elegância e romantismo, diz-se que o acessório surgiu durante o noivado do príncipe Albert com a Rainha Vitória no século XIX. Após receber de sua noiva um pequeno ramalhete de flores que gostava muito, decidiu colocá-lo em seu paletó. Para isso, pegou um canivete, abriu um corte na lapela de seu paletó e introduziu o ramalhete para lembrar de sua amada toda vez que sentisse o aroma das flores.

Como usar

A flor de lapela deve ser usada do lado esquerdo e pode ser de uma só ou um mix de flores. Existe o costume de combiná-las com o buquê da noiva, mas isso não é uma regra. Padrinhos, o pai da noiva e pajens também podem usar o item, mas o ideal é que o noivo opte por uma flor diferente ou de outra cor para se destacar.

Geralmente o paletó possui um pequeno orifício na lapela para esta finalidade e a flor deve ser presa com um pequeno alfinete –e não colocada apenas com o cabinho enfiado no orifício e nem no bolso do paletó. 

Outra dica é evitar usar flor de lapela junto com o lenço de bolso para não carregar o visual. O ideal é optar por um ou por outro. Encomendar arranjos extras também é uma boa pedida, já que muitas flores se amassam ou quebram durante os abraços de cumprimentos.

Para os noivos mais modernos, que não queiram usar flores, existem ainda alternativas, como broches temáticos e engraçadinhos.

Cravo & cia

A flor mais tradicional é o cravo branco, que simboliza o amor puro, mas há outras opções bastante utilizadas também. As rosas (nesse caso, pequenas), também representam amor e paixão, já as mini callas são sofisticadas, as orquídeas símbolos de graciosidade e delicadeza e jasmins de sorte, doçura e alegria. Elas podem ser compostas ainda com pequenos ramos, hastes, folhas. Veja alguns modelos lindos:

flor de lapela

Flor de lapela

Flor de lapela

Flor de lapela

Flor de lapela

flor de lapela

flor de lapela

flor de lapela

flor de lapela

flor de lapela

 

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *