Como planejar e organizar a festa de noivado

Veja algumas dicas econômicas para organizar a festa de noivado gastando pouco

Você foi pedida em casamento, e agora? O próximo passo – depois de passado o susto e toda a emoção do pedido –  é hora de pensar na festa de noivado. Mas por onde começar, quem convidar, como fazer, quanto custa?

Diferente da festa de casamento, a festa de noivado não precisa ter uma lista extensa de convidados, mas requer alguns cuidados e dedicação. É uma festa mais intimista, mais familiar e geralmente o número de convidados é bem reduzido, no máximo 50 pessoas, mas existem exceções para tudo.

Foto: Shutterstock

Tudo sobre como fazer a festa de noivado

Não há problemas em convidar muita gente para a festa de noivado, mas deve-se levar em consideração que tudo tem um custo. Quanto mais pessoas você convidar para sua festa de noivado, maior será o gasto. E isso pode impactar no bolso na hora de fechar sua festa de casamento.

Mas você pode estar aí perguntando, mas custa caro fazer uma festa de noivado? Depende. Sempre falamos aqui no blog que muitas coisas dependem. Dependem do que os noivos querem fazer, da quantidade de pessoas que querem convidar e do budget disponível para esse investimento.

Foto: Shutterstock

Os tempos mudaram e muito. Antigamente a festa de noivado era obrigatória e organizada pelos pais da noiva, hoje, isso já não é uma regra. A confraternização pode ser feita pelos próprios noivos ou pelas duas famílias. Assim como a festa de casamento, a festa de noivado também requer planejamento. Pois é preciso pensar na decoração do ambiente, no jantar, na sobremesa, na roupa e claro, na data.

Leia também: Alianças de noivado podem ser as mesmas do casamento?

Local da festa de noivado

Antes de decidir o local, pensem quem vocês querem convidar para essa ocasião. Por ser uma festa mais intimista, a festa de noivado pode ser feita na casa dos pais de um dos noivos, pode ser em um restaurante, no salão de festas de um condomínio ou até mesmo um churrasco no quintal da casa dos pais ou de algum amigo do casal.

Foto: Shutterstock

Quanto tempo depois do pedido fazer a festa de noivado?

O ideal é que a festa de noivado aconteça logo, talvez dentro de 30 ou 60 dias, não mais que isso. Se vocês já planejavam o casamento, cuidado para não sobrecarregar os compromissos, datas e toda a organização do casamento. Agora se os planos para o casamento ainda estão distantes, vocês podem se dedicar um pouco mais para essa comemoração.

Foto: Shutterstock

Quem convidar e como convidar?

A família dos noivos como os pais, irmãos, cunhados, sobrinhos, avós e amigos muito próximos do casal, 50 pessoas no máximo. O convite para a festa de noivado não precisa ser nada elaborado. Pode ser feito pessoalmente, por telefone, por Whatsapp, por e-mail, por rede social ou se vocês tiverem mais tempo podem fazer os convites em casa mesmo.

Foto: Verônica Mancini

O que servir?

Se for um jantar na casa dos pais de um dos noivos pode ser uma comida simples como uma massa, um risoto ou um assado. Se for algo mais descontraído pode ser um churrasco mesmo. Também pode ser uma festa de noivado regada a petiscos, canapés e salgados.

Foto: Shutterstock

Veja também: Festa de noivado | Ideias para a decoração

O bolo do noivado

O sabor do bolo precisa agradar a todos os envolvidos na celebração. Pode ser de massa branca, de chocolate. Ele pode ser simples, de cor branca, de pasta americana, de chantilly ou de merengue. Não precisa ser um bolo grande e pode ser decorado com algumas flores da estação ou com as iniciais dos noivos. O bolo da festa de noivado pode ser servido com sorvete de creme como opção de sobremesa.

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

Decoração

A decoração da festa de noivado também não precisa de grandes elaborações e investimento, afinal, é somente uma festa de noivado e como falamos no início, cuidado com o budget, controle os gastos na festa de noivado para poder ter um pouco mais de respiro na festa de casamento.

Você pode dispor de uma mesa com fotos do casal, algumas flores, coraçõezinhos e até mesmo velas. Docinhos simples podem dar o toque final na decoração.

Foto Reprodução: Adriana Quesada Decorações
Foto Reprodução: Renata Lima Artcedorfestas
Foto Reprodução: Bela Lordelo Festas

Quanto custa uma festa de noivado?

A média de preços para uma festa de noivado simples, feita em casa mesmo, para até 50 pessoas fica entre R$ 300,00 e R$ 1.500,00.

Foto: Shutterstock

O que vestir na sua festa de noivado?

Para ela

Menos é sempre mais. Então use peças simples e leves. Se estiver calor use um vestido estampado bem alegre ou um macacão que te deixe confortável. Se optar por usar calça, uma pantalona com uma blusa mais justa e um casaquinho ficam super bem.

Se estiver frio, um vestido simples com meia-calça, bota cano curto ou sapatilha e um casaco vão te deixar mais aquecida e à vontade.

Foto: Marcelo Caetano

Para ele

Quando falamos no que os homens devem vestir, é sempre mais fácil. Uma calça jeans ou de sarja com uma camisa informal ou até mesmo uma camisa polo bem bonita deixa o look perfeito para uma festa de noivado em ambientes nada formais. Se estiver muito calor, ele pode usar uma bermuda social com sapatênis.

Foto: Shutterstock

É importante lembrar que os noivos precisam adotar um estilo parecido para a festa de noivado para não ficar destoado um do outro.

Sobre o Autor
Eva Moreira
Evanise Moreira é jornalista, pós-graduada em comunicação e marketing. Trabalhou por 15 anos como assessora de imprensa. Ama cachorros e chinchilas. Adora casamentos e sempre se emociona quando vê uma noiva e quando escuta a Marcha Nupcial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *