Conheça todos os estilos de casamento e escolha o seu!

Quando a noiva começa a pensar na decoração do grande dia, se depara com um grande leque de estilos de casamento, cada um com detalhes e particularidades únicas e apaixonantes.

casamentos ao ar livre casamento-ao-ar-livre
Foto: Viviane Gratz/ Viviane Ricardo

Que tal conhecer um pouco sobre cada um deles antes de fazer sua escolha? Lembre-se de que esta é uma decisão dentre as mais importantes, pois ela interfere diretamente em praticamente todas as escolhas que virão a seguir, como convites, trajes dos noivos e até mesmo o que será servido no buffet. Prepare seu coração e aproveite para conhecer todos os estilos de casamento que vêm fazendo a cabeça das noivinhas pelo país afora.

Estilos de casamento: como acertar na escolha?

Antes de escolher entre tantos estilos de casamento, foque na seguinte pergunta: como você definiria o estilo do casal? Vocês fazem o tipo romântico ou são daqueles casais antenados e divertidos? A resposta irá facilitar sua busca, dando espaço apenas para referências que estejam totalmente de acordo com os gostos de ambos. O mais importante em qualquer casamento, é que a personalidade dos noivos deve surgir impressa em cada cantinho da celebração, evocando sensações e sentimentos que resultarão em um dia inesquecível.

Você vai se apaixonar pela Decoração de casamento 2018: 10 tendências para ficar de olho

Saída dos noivos saida-dos-noivos
Foto: Ana Slika
  • Clássicos

O estilo ideal para casais que não abrem mão das tradições e apostam em cenários predominados pela elegância e romantismo. Estas celebrações costumam ocorrer em horários noturnos, mas nada impede que sejam realizadas durante o dia, em locais de natureza exuberante. Para criar ambientes que estejam totalmente de acordo com este estilo, os noivos devem escolher palhetas com base em cores neutras e suaves, além de mobiliário e peças decorativas com um toque atemporal.

Ju Azevedo, assessora e cerimonialista à frente da empresa Magnifique Célébration, diz que os casamentos clássicos são os queridinhos das noivas conservadoras e tradicionais, e surgem no topo da lista como um dos estilos mais procurados. Nossa expert ensina que o casal deve utilizar em sua decoração, “elementos em tom prata, muitos cristais, velas e porcelana, pois estes detalhes criam um ambiente discreto, elegante e sofisticado, mantendo arranjos com flores brancas como tom principal.”

Decoração para casamento clássico
Foto: Ju Azevedo /Fred Kendi
Decoração para casamento clássico
Foto: Anna Quast & Ricky Arruda
  • Contemporâneos

Os casamentos contemporâneos ou modernos, se tornaram a grande preferência dos casais urbanos, descolados, que buscam por um diferencial em seu grande dia, mas nem por isso abrem mão das tradições. Este é um estilo recheado de tendências e influências que refletem o mundo atual, onde o mobiliário se destaca através da utilização de transparências e espelhados, além de pequenos detalhes que ganham vida devido a utilização de uma grande profusão de cores ou da adoção de palhetas não tão comuns a este tipo de celebração. Alguns decoradores abusam de sua criatividade, inserindo obras de arte como quadros ou peças de escultura, para dar um aquele ar vanguardista à decoração.

Aproveite e descubra tudo sobre Decoração de casamento | O guia completo

Decoração para casamentos contemporâneos
Foto: 1-18 Project/ Divulgação
Decoração contemporânea para casamento
Foto: Anna Quast & Ricky Arruda
  • Industriais

Este é um dos estilos de casamento que mais vêm agradando a casais, que buscam por cenários diferenciados e de fácil personalização. A escolha do local é um dos detalhes mais importantes para que este tipo de celebração funcione, pois a arquitetura influencia diretamente na elaboração dos ambientes, apresentando paredes com tijolos, encanamento e fiações expostas, portões de metal, tetos altos, entre outros detalhes característicos de galpões e fábricas antigas. Materiais simples como madeira e ferro, se misturam a peças de aparência vintage, criando uma proposta de aspecto simples, porém, dotada de grande personalidade.

Confira mais detalhes sobre A Decoração Industrial No Casamento

Decoração para casamento industrial
Foto: Fabio Lolli
Estilos de casamento
Foto: Red Berry Photography
  • Minimalistas

Os casamentos minimalistas possuem um conceito onde o charme e elegância surgem através de ambientes dominados pela simplicidade. A decoração de aspecto clean, apresenta tonalidades claras, com a inserção de poucos detalhes e móveis que podem apresentar características rústicas ou surgir com linhas retas e contemporâneas. Este estilo segue o princípio da funcionalidade, onde os excessos são descartados, evidenciando a antiga máxima “menos é mais”, mas sempre com o cuidado de oferecer aquela deliciosa sensação de aconchego para todos os presentes. Este estilo também se reflete no visual da noiva, que deve adotar vestidos com caimento sequinho, além de make up e penteados com uma aparência leve e natural.

Decoração minimalista para mesa dos convidados
Foto: Hanna Photography
Bolo de casamento geométrico
Foto: Brandon Scott Photography
  • Rústicos

Ideal para casais que sonham com um casamento leve e descontraído, este estilo se apresenta em duas versões: simples e chic. A primeira apresenta elementos orgânicos, com mobiliário em madeira, peças confeccionadas em vime, bambu e fibras, caixotes, pallets, e a inserção de elementos DIY (faça você mesma), como garrafas e pequenos potes de vidro adornados com rendas e fitas. A segunda versão ganha uma aparência mais elegante, a qual mantém a base orgânica, em contraste com a adição de elementos sofisticados, como peças em prata, cristais e chandeliers. A palheta segue as variações de marrom, que podem receber um toque de cor, através de arranjos floridos distribuídos por todos os cantos da celebração.

Mesa de convidados para casamento rústico
Foto: O Butiá/ Divulgação
Decoração de casamento rústico chic
Foto: Gabriel Fernandes
  • Vintage

Não foi à toa que este se tornou um dos estilos de casamento que ganhou mais adeptos nos últimos anos. Todo seu charme surge através da utilização de elementos antigos, capazes de contar a história do casal, colaborando com a criação de ambientes românticos e encantadores. A decoração apresenta peças de antiquário, resgatando a beleza de outras épocas, como gramofones, máquinas de escrever, quadros, vasos de porcelana e outros pequenos itens. Os noivos podem aproveitar este contexto para utilizar elementos que estão em sua família a gerações, além de abusar do estilo através do vestuário e até mesmo adotando uma playlist que contenha músicas que fizeram sucesso no passado.

Decoração mesa de doces vintage
Foto: Nina Vintage Decor/ Divulgação
Decoração vintage para casamentos
Foto: Cetim/ Malu Vieira
  • Shabby chic

O estilo shabby chic conquistou em definitivo o coração das noivas, por oferecer uma decoração repleta de romantismo e delicadeza. Este termo foi criado durante a década de 70 por um decorador britânico, e sua tradução literal se refere ao “chique gasto”, ou seja, objetos sofisticados que atravessaram décadas e passaram a fazer sucesso por sua aparência elegante, porém, desgastada. A decoração apresenta uma paleta pastel, com grande destaque para o dueto branco e rosa, a qual dispõe de móveis em madeira de demolição ou recobertos pela técnica da pátina, poltronas e sofás antigos, além de gaiolas repletas de flores, malas que se fazem de mural de recados, e mesas com doces e bolos, que recebem pinturas e adornos delicados.

Para se inspirar: Decoração de Casamento em Tons de Rosa

Detalhes para decoração shabby chic
Foto: Ella Arts/ Wday Studio
Bolo de casamento pintado à mão
Foto: Maira Preto
  • Boho

Também conhecido como boêmio, este tipo de celebração é reconhecida pela mistura de vários estilos, retratando um estilo de vida ligado à liberdade e maior contato com a natureza. Um casamento boho deve ser realizado em locações ao ar livre, utilizando de decorações alegres e descontraídas. O casal pode investir em cores vibrantes ou em um mix de tons terrosos, com destaque para as tapeçarias, peças em macramé ou crochê, fitas, penas e elementos orgânicos.

Ju Azevedo comente que sua versão chic vem conquistando cada vez mais as noivas, por proporcionar ambientes contemporâneos, românticos e originais. “A ideia é fugir do convencional e investir em tons fortes e marcantes
para as flores, estampas; buscando composições com mobiliário antigo, elementos hippies que remetam a arte, literatura e musicalidade. Criar um ambiente bucólico e aconchegante para receber os convidados de maneira
inovadora.”

Saiba tudo sobre Estilo Boho Na Decoração De Casamento

Estilos de casamento
Foto: Ju Azevedo/ Dream Imagem
Decoração da mesa de doces casamento boho
Foto: Renato Zaar
  • Criativos

Considerado como o mais original dentre todos os estilos de casamento, as celebrações criativas ganharam fama através de composições, nas quais a mistura de estilos e conceitos, colaboram com a elaboração de cenários mega personalizados. O casal ganha a liberdade de inserir qualquer tipo de objeto que esteja de acordo com seus gostos e preferências, desde brinquedos de infância a livros, bicicletas e elementos totalmente customizados. Neste caso, é indicada a contratação de um decorador, que os ajudará a criar ambientes harmônicos e originais, evitando grandes excessos e decorações de aparência over.

Decoração criativa para casamentos
Foto: Cetim/ Malu Vieira
Decoração criativa para casamentos
Foto: Menta&Pêssego/ Flavia Valsani
  • Praianos

O Brasil possui um extenso litoral, com praias de aparência paradisíaca, oferecendo cenários que se transformam em um dos mais belos panos de fundo para seu casamento. O clima descontraído pede uma decoração repleta de leveza e informalidade, oferecendo uma linha mais despojada e aconchegante. Móveis em madeira dão um toque rústico à celebração, além da utilização de placas e objetos artesanais confeccionados a partir de fibras. Frutas como abacaxi, coco, laranja, entre outras, proporcionam uma aparência diferenciada a decoração, mas se quiser investir em flores, busque por plantas exóticas com maior resistência ao calor, como as astromélias, hibiscos, mosquitinhos e as sempre queridas e apaixonantes orquídeas.

Veja também: Decoração De Casamento Na Praia: 8 Ideias Criativas Com Fotos!

Decoração do altar em casamento na praia
Foto: Stephany Afonso
Decoração para todos os estilos de casamento
Foto: D51 Fotografia
  • Temáticos

Sabe aquele tipo de casamento que consegue ficar, de fato, com a cara dos noivos? Os casamentos temáticos fogem completamente ao tradicional, se tornando uma das celebrações mais interessantes e divertidas dos últimos tempos. O casal pode adotar uma decoração para criar um contexto de acordo com sua série, estilo musical, livro ou filme preferido, ou apostar em cenários que contenham particularidades de determinados países ou de festas típicas brasileiras. Dentre os mais populares, estão o circense, junino e roqueiro, mas alguns casais vêm arrasando com celebrações baseadas em personagens populares, como os do filme Star Wars, Harry Potter e Senhor dos Anéis, utilizando, inclusive, roupas, máscaras e oferecendo comidinhas totalmente personalizadas.

Noivos com roupas temáticas
Foto: The Willinghams
Decoração para casamento temático
Foto: Rosane Giannotti/ L’amourgraphy
  • Mini weddings

Quem busca por um casamento intimista, charmoso e acolhedor, se apaixona de imediato pelo conceito dos calorosos mini weddings. Indo de encontro as grandes celebrações, este estilo apresenta um formato menor, que acolhe o número máximo de 100 convidados. Mas ao contrário do que muitos pensam, este tipo de casamento não precisa estar ligado a um contexto relacionado à simplicidade, já que o casal pode aproveitar para investir em elementos personalizados, além de oferecer lembrancinhas e cardápios mais elaborados, já que possui um número de pessoas mais reduzido. A maior vantagem deste estilo, é a proximidade entre noivos e convidados, onde apenas as pessoas de maior importância em suas vidas passam a fazer parte deste dia mágico e inesquecível.

Decoração romântica para mini wedding
Foto: Casinha Quintal/ Rodrigo Cypriano
Decoração mesa dos convidados para mini wedding
Foto: Sara Castro – Mini Wedding/ Simone Lobo

Agora que você já conhece todos os estilos de casamento, pare, respire e converse com seu noivo, antes de começar sua busca por referências. Lembre-se de que este se tornará um dos dias mais marcantes de sua vida, por isso, invista em detalhes capazes de refletir todos os sentimentos que os levaram para o altar, pois, desta forma, tanto vocês quanto seus amigos e familiares, guardarão as mais lindas memórias deste grande dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *