Entrevista com o Maquiador Douglas Guerra – Make de Noiva!

Casamentos envolvem muitos detalhes importantes e um deles é a maquiagem de noiva. Pensando nisso, hoje o post vai especialmente para você que deseja saber mais sobre o passo a passo da preparação da noiva para arrasar no altar e tem vários pontinhos de interrogação no que diz respeito a estilos, combinações e produtos. Para sanar todas essas dúvidas cabeludas de uma vez por todas, contamos com a ilustre participação do incrível maquiador profissional Douglas Guerra! Confira agora esta entrevista exclusiva recheada de informações legais e super importantes do começo ao fim!

Olá Douglas! Primeiramente, gostarámos de agradecê-lo por ter aceitado este convite com toda a simpatia do mundo. É com grande alegria e honra que o recebemos em “Meu Casamento”!

Você é maquiador profissional desde 2006, somando já alguns bons anos de experiência, que incluem grandes eventos como o SPFW 2014 (!). Conte-nos um pouquinho sobre seu trabalho! Você costuma atender muitas noivas?

Cubro semanas de moda (SPFW e Fashion Rio) desde 2011 como editor de beleza do closetonline.com.br e para o portal R7.com, viajando o Brasil inteiro para o Minas Trend – MG, Dragão Fashion – CE  e tem também a Casa de Criadores – SP que não deixo de fazer. Divido as salas de imprensa – onde escrevo as matérias e compartilho tudo o que vejo nos bastidores – com as bancadas de maquiagem quando estou assinando a beleza dos desfiles. Paralelamente, eu cuido da beleza da TRACTA Farmaervas. Lá, eu sou o maquiador sênior e auxilio no desenvolvimento dos produtos no laboratório da fábrica e dando uma assistência às consumidoras nas redes sociais. Também atuo no mercado de fotografia publicitária, cuidando da beleza dos modelos nas campanhas, e no mercado social, preparando noivas, madrinhas, debutantes e as mais exigentes clientes do país.

Maquiadores de noivas - contato
Douglas Guerra, maquia sortudas desde 2006

Não tenho dúvidas de que você é a pessoa certa para responder as maiores dúvidas das noivinhas. Vamos às perguntas! Você acha necessário que a noiva faça um teste de maquiagem antes? Costuma fazer?

Minhas noivas sempre fazem o teste de maquiagem antes. É mais tranquilo. Definimos o estilo de maquiagem e penteado para evitar imprevistos no dia do casamento. Brinco que é a hora de fazer amizade. Tento sempre quebrar o gelo do contrato e estabelecer uma sintonia para o serviço. A energia é fundamental para tornar o dia mais esperado da vida delas inesquecível.

Basicamente, como é feita a escolha da maquiagem da noiva que contrata seus serviços?

Quando ela retorna o email de orçamento, declarando o serviço escolhido para o grande dia, geralmente o contato passa a ser por telefone. Peço para elas fazerem uma busca na internet de estilos de maquiagem e penteado que elas gostam e que me enviem junto às fotos delas com cabelo solto e rosto limpo. É uma consultoria, na verdade. Tudo tem que fluir com naturalidade. Nunca pode ser cansativo para mim e muito menos para elas.

O que a noiva deve fazer para preparar a pele para que ela esteja impecável no grande dia?

Eu sempre peço para elas visitarem um dermatologista logo após a prova de maquiagem – se der tempo! Quando não, acabo dando as minhas receitinhas mesmo. Muita água na semana do casamento e produtinhos específicos de hidratação para a pele aparecer radiante nas fotos.

Há algum creme ou tratamento específico que você recomenda?

Recomendo um verdadeiro ritual de beleza, na verdade. A água termal tem de ser uma realidade na vida delas, mas uma ida ao shopping pode ser de grande valia. Começo indicando uma conciliação da linha Açaí da Kiehl’s  com os 3 passos da Clinique. É infalível! Não tem como não dar errado e o investimento cabe super no bolso. Também indico o Lysalpha Cicapeel da SVR Laboratoires, que é um peeling levinho que ela mesma pode fazer em casa, em qualquer época do ano, sem esquecer de hidratar bem a região dos olhos com qualquer creme anti-sinais.

Qual tipo de maquiagem você faz com mais frequência em noivas? Você é um fiel adepto do look natural ou acha que noivas podem arrasar com makes  mais carregadas?

É o dia mais especial da vida delas e, muitas vezes, elas já vêm com uma ideia certa. Já fiz noivas com batom escuro e olhos leves, com a boca destacada e olhos poderosos, com tudo muito leve e a pela iluminada, e até com a beleza totalmente nude e um blush mais rosado. Acontece de tudo! O meu gosto é tudo muito esfumado. Você vê a cor, mas não vê onde começa e nem onde termina. Uma beleza diáfana, como se fizesse parte da rotina dela. Acredito nos pequenos detalhes. Uma beleza delicada, por exemplo, pode levar mais de 30 produtos. Tem que investir na qualidade dos produtos e nas ferramentas.

Dicas de especialistas em maquiagem de noiva
Make de noiva feita por Douglas Guerra

Você oferece serviço de retoque para a noiva, caso necessário?

Sempre. Recomendo o retoque para a retirada dos adornos nos cabelos e uma possível manutenção da maquiagem. Uma maquiagem delicada e natural precisa de retoques. A noiva chora, todo mundo a abraça, o Brasil é quente. É mais seguro ter o seu maquiador por perto.

Douglas Guerra, qual é sua marca registrada como maquiador?

Brinco que minha noiva sai dos campos de flores para uma capa de revista. O meu grande destaque está na pele naturalmente iluminada e com olhos esfumados delicadamente. Evito os tons escuros em excesso e capricho na escolha dos cílios postiços. Elas amam.

Que marcas de maquiagem você utiliza?

Sou bem democrático. Uso o melhor dos marcas famosas. Gosto das queridinhas das semanas de moda: MAC, Kryolan, Urban Decay, NARS, Make Up For Ever, Anastasia Beverly Hills… E também das que toda noiva vai amar, com certeza: Chanel, Dior, Givenchy, Lancôme, Guerlain… As minhas combinações dão um efeito requintado e a beleza surge muito sofisticada na cerimônia.

Com quanto tempo de antecedência a noiva deve agendar seus serviços?

É muito relativo! Já tenho noivas agendadas para 2016 e outras que sempre aparecem faltando uma semana para o casamento. Sinto dó de ter de dizer não quando elas ligam achando que vou ter um dia disponível e, na verdade, já estou comprometido.

Fotos de maquiagem de noiva de maquiadores profissionais e famosos

Você viaja para atender noivas?

Viajo o Brasil inteiro para fazer noivas. Nas minhas redes sociais, as pessoas podem ver o quanto passo tempo nos aeroportos do país. As noivas de Pernambuco recebem um tratamento especial porque cobro um valor diferenciado, já que eu acabo encontrando a minha família. É mais pela certeza da confirmação do serviço. Minha mãe adora!

Ouviram, pernambucanas?! Douglas, quais são as últimas tendências de maquiagem para noivas?

O clássico vem sendo deixado de lado e cada vez mais noivas investem em penteados mais românticos, despojados e com uma maquiagem tropical, iluminada e toda trabalhada em tons terrosos. Mas, como disse antes, vai depender muito do estilo de cada noiva.

Há detalhes que diferenciam a maquiagem para casamento das elaboradas para outros eventos? Se sim, quais são?

Com certeza. As noivas são como estrelas e precisam de uma luz própria. A maquiagem tem de parecer sutil, mas beirar a perfeição. Brinco que no dia do casamento, nasce uma nova mulher. Ela deixa para trás toda uma vida e encara a grande hora mergulhada em beleza. As madrinhas, as formandas, as debutantes ou qualquer mulher maquiada por mim, vão ficar lindas. Mas nunca como uma noiva. A hidratação é diferenciada, o tempo de execução, as técnicas, as maneiras de preparar o cabelo. É uma produção impecável!

Qual o tipo de maquiagem ideal para noivas com vestidos brilhosos ou cheios de detalhes e frufrus?

Tem muita informação! Ele precisa prender o cabelo e deixar a beleza do rosto o mais natural possível. Nessa situação, indico uma ótima pele, olhos discretos, batom suave e cílios postiços marcantes.

Quanto custa maquiagem de noiva profissional
Make up por Douglas Guerra

Noivas que casam de branco podem usar makes coloridas e vivas? Quais as cores e tons de sua preferência quando o assunto é noiva?

Super! A minha última noiva casou com batom Marsala, olhos mais escuros, cabelos trançados e flores coloridas na cabeça. Foi uma cerimônia no campo, ao pôr-do-sol e o bouquet era uma festa de tanta cor. A criatividade precisa ir ao encontro do estilo da noiva.

Para você, cílios postiços é algo que não pode faltar no look de noiva?

Toda noiva precisa de cílios. Fim. É como uma condição natural para a vida. Os cílios transformam a maquiagem e deixam a mulher magnífica.

Existe algo, em termos de maquiagens, que você não recomenda para noivas de jeito algum?

Tudo tem de ser testado contra água. A luz esquenta, a noiva chora, o suor é o melhor sinal do nervoso, elas dançam, todos se abraçam… O teste é fundamental porque os produtos à prova d’água do mercado nem sempre apresentam o melhor acabamento. É a expertise do profissional que vai fazer a diferença.

Quais dicas você dá para as noivas que pretendem fazer sua maquiagem em casa?

Analisem bem quem vai estar em casa na hora da maquiagem. Os familiares ficam nervosos e acabam incomodando a noiva no grande dia. Os atrasos nascem nesse momento. Atentem também para a iluminação do ambiente: os fotógrafos gostam e o maquiador precisa de boa luz para fazer o melhor serviço. A dica também vale para os hotéis. O preço alto nem sempre retrata a qualidade do espaço. Agendem uma visita no quarto, chequem a disponibilidade de iluminação, tomadas e voltagem das mesmas. E caprichem na decoração dos ambientes. Não podemos esquecer que uma baguncinha indesejada estraga as imagens.

Por último, não posso deixar de comentar que vi, através de seu facebook, que você esteve na HairBrasil! Posso abusar um pouquinho e pedir um breve comentário sobre as tendências de penteados que podem ser aproveitadas por noivas?

Eu cubro todos os eventos de beleza. A intenção é informar o mercado e oferecer o melhor serviço sempre. A Hair Brasil promoveu cabelos mais leves, desarrumadinhos e sem muito alinhamento. Com tranças, torcidos, e muitas ondas. As noivas parecem ter saídos dos filmes épicos. E a maquiagem presta atenção cada vez mais na pele. O Samer Khouzami disse bem isso, no último The Makeup Experience.

Vejamos agora uma palhinha do trabalho do fera!

Gostou da entrevista? Então o que está esperando? Entre em contato com o maquiador Douglas Guerra para agendar um horário e arrasar no grande dia!

facebook.com/douglasguerramaquiador
instagram.com/maquiadordouglasguerra
11 98291 4330
douglasmakeup@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *