Decoração de Casamento em Casa: Ideias, Fotos e Dicas!

Organizar casamento em casa tem algumas vantagens. Uma delas é diminuir custos valiosos do evento, como aluguel de casa de festa, iluminação e a lista de convidados que, dependendo do tamanho da casa, pode diminuir sensivelmente. É uma festa mais intimista, pessoal, e nem por isso feia ou charmosa. Dá para fazer sim uma linda decoração para casamento em casa usando propostas bem bacanas e com uma vantagem: será única, já que os acessórios do seu espaço ajudarão a compor o ambiente.

Decoração de casamento em casa

Há ocasiões em que o casamento em casa pode ser realizada e cai muito melhor que outras. Um casamento no civil, por exemplo, não elimina a chance de parentes e amigos comemorarem a união. A festa, então, obrigatoriamente se torna mais intima e discreta e também de menor porte, justificando aos conhecidos porque todo mundo não foi convidado.

Mas se há espaço e orçamento disponível, casamento em casa também vá muito bem. O modelo de casamento estilo americano é comumente usado em festas em casa nas bandas de lá, preferido porque o evento pode ser feito do seu jeito e acabar na hora que quiser. E como os terrenos norte americanos residenciais costumam ser bem grandes, é um espaço propício. Por aqui, é só ter espaço que dá para chamar seus 200 convidados sem problemas, montando, portanto, uma decoração elegante e de luxo.

Decoração de festa de casamento em casa simples

Casamento dentro de casa

Decoração de casamento em casa simples

Os elementos necessários para uma decoração para casamento simples em casa, em ambiente interno, é uma mesa, espaço para os convidados circularem, mesas e cadeiras e itens para o teto. Assim como em um casamento em casa de festas, as paredes precisam receber alguma coisa ou os quadros removidos para dar espaço ao evento e não destoar do tema escolhido.

Os elementos essenciais de uma festa de casamento simples ficam em um evento em casa. A mesa do bolo, como não vai ter salão e nem palco, uma mesa de doces, uma mesa de lembrancinhas para os convidados e alguns itens nas mesas. Se for usar apenas a sua mesa como espaço principal, um grande arranjo. Se for alugar mesas, um arranjo por mesa.

Alguns temas são mais fáceis e práticos de fazer e não exigem grande mudança no ambiente, como:

  • Decoração com flores – basta colocar vasos e pequenos arranjos ao longo da casa e nas mesas para decorar de forma alegre e festiva. Se a casa tiver paredes brancas, qualquer cor de flor combina. Se for colorida, busque cores de contraste nas pétalas para os arranjos chamarem realmente a atenção.
  • Decoração com balões – esta é uma forma simples de deixar a casa festiva para receber o casal. Uma dica para quem está casando apenas no civil e organizou uma festa para chamar os amigos e parentes para comemorar. Não é preciso nada mais que algumas flores (podem ser artificiais para ficar ainda mais fácil e barato de fazer) e alguns balões coloridos espalhados pelos espaços. Dica: use gás hélio para encher os baloes, e pode espalhá-los por toda a casa com fitas penduradas para deixar o espaço ainda mais chique.
  • Com velas – em festa de casamento de noite, velas iluminando o ambiente, algumas fotos em preto e branco ou coloridas mesmo em boas molduras ao redor da casa ou em um grande painel é o suficiente para decorar uma festa de forma intimista e romântica. Velas bem espalhadas, com longos pavios e até como lembrancinhas para os convidados. É também uma decoração de casamento barata, por isso é legal.
  • Casamento churrasco – se você conta com uma área externa, é uma boa dica investir em um casamento do tipo churrasco, barato, simples e lúdico. Coberturas abertas também são ótimas para este tema.

Decoração de casamento em casa tradicional

Casamento com área externa

Se espaço não é problema, é bem mais simples pensar em uma decoração de casamento em casa. Você precisa apenas definir em quantos espaços ou qual área a festa vai ficar para pensar na decoração como um projeto completo, e não como espaços individuais.

decoração de casamento realizado em casa

fotos de decorações de casamento em casa

decoração para festa de casamento em casa

Um casamento em casa tradicional, com cerimônia e festa, deve ter dois espaços: uma área da celebração da cerimonia e uma parte da festa. O tamanho de cada espaço varia de acordo com a lista de convidados. O espaço da celebração deve ter um tapete, um altar e fileiras de até seis cadeiras de cada lado para todos puderem ver o evento confortavelmente.

Na área de festas, mesas e cadeiras devem estar cobertas com tecido branco se forem de plástico, ou da cor que você deseja se combinar com o tema da decoração. E falando em temas, os mais variados combinam com este tipo de evento, desde os mais simples até os mais arrojados e luxosos. São boas dicas de temas para casamento do tipo residencial:

  • Temas rústicos – tudo o que envolve verde, ao ar livre, cai muito bem com áreas externas. Um jardim florido ajuda bastante a compor um casamento hippie, renascentista e temas em que as flores, plantadas, ao natural, podem ajudar a compor a decoração. Casamento tradicional em fim de tarde ou começo do dia também ficam bacanas com este tema.
  • Com iluminação amarelada – não é usar velas, mas luzes pontuais amareladas que dão ao ambiente um clima romântico. Cores bege, creme, rosa clarinho e branco caem muito bem com este tema, em especial em um evento noturno. Dá para colocar luzes com a mesma tonalidade em árvores próximas em espaços para uso dos convidados. O clima intimista pode até formar novos casais.

Casamento com cerimônia dentro de casa

Decoração de cerimônia de casamento em casa

Se a casa é mesmo grande, há como opção ainda realizar todo o evento na parte interna da residência. Para isso, será preciso remover móveis e outros objetos da decoração para compor os espaços. A cozinha deve ser restrita à organização, a sala de estar ou salão de festas pode servir para a cerimônia, com cadeiras e um altar com tapete vermelho e outro espaço para a festa. O formato é amplamente usado em outros países e ainda está se tornando moda no Brasil.

5 Comments

  1. Oi meu filho decidiu caçar agora em dezembro e eu estou desesperada pôs não tenho dinheiro e gostaria de Polo menos decorar a igreja de forma simples mais bonita quero saber se vocês podem mim ajudar de já agradeço

  2. Irei me casar em julho,resolvi fazer uma cerimônia em casa, td muito simples, porém harmonioso,minha casa tem 2salas e gostaria de aproveitar um espaço para cerimônia e o outro p arrumar o bolo e os doces.como devo enfeitar? Preciso de algumas dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *