5 Dicas de Maquiagem para Noivas: Fotos de maquiagens certas e erradas

Casamentos inesquecíveis são repletos de detalhes importantes e um deles está nas maquiagem para noivas.  Neste dia tão especial você deve estar deslumbrante – seu vestido, seu cabelo e seu rosto devem estar impecáveis.

Dicas e ideias de maquiagem completa para noivaPortanto, o melhor a se fazer é procurar um profissional para preparar sua maquiagem… O motivo é simples: o dia do casamento é muito corrido e há muitas coisas para se resolver ao mesmo tempo… você tem certeza que vai querer mais uma? Neste dia é importante que você relaxe e  poupe ao máximo sua energia – e, cá entre nós, para quem não tem prática em fazer makes, é um tanto cansativo fazer uma maquiagem completa para uma ocasião como esta, não é mesmo?

Mas, o que foi dito não se aplica a todas as noivas! Se você já tem o costume de se maquiar, pode sim fazer sua própria make do jeitinho que você quiser para o seu grande dia. Se, por outro lado, você não tem prática com isso, mas ainda assim quer economizar uma graninha e se embelezar com as próprias mãos, sugerimos que pratique antes! Não é recomendável esperar o dia chegar para tentar seguir um tutorial de maquiagem para noivas… Faça o teste pelo menos duas vezes antes do casamento. Mas isso não significa que você precise se maquiar a toa… Una o útil ao agradável: aproveite alguma festa ou ocasião especial para sentar-se bem tranquilamente e com sobra de tempo na frente do espelho e fazer sua make. Assim, você garantirá que vai dar tudo certo no dia do casamento.

Dito isso, vamos ao post de hoje que tem por objetivo ajudar justamente aquelas que querem por a mão na massa e se auto embelezar no dia do casamento. Confira essas importantes dicas de maquiagem para noivas!

5 Dicas de maquiagem para Noivas: o que você deve e não deve fazer.

Dicas e fotos de maquiagens naturais para noivas
Maquiagem natural para noivas – Exemplo ideal

Antes de definir qual será a sua, fique atenta a essas dicas para que você não erre na escolha:

a) Não exagere na naturalidade

Naturalidade em maquiagem para noivas é algo de muito bom gosto. Mas, uma coisa é fazer uma maquiagem natural, outra é parecer que não está nada maquiada. Não se esqueça que o casamento é uma cerimônia formal e que depois você vai querer olhar as fotos e se sentir uma princesa.

Assim sendo, neste dia você deve estar com um toque a mais, diferente de como você é ao ir ao mercado ou nas fotos despojadas com os amigos… Não digo para você virar outra pessoa através da maquiagem, mas sim realçar sua beleza e ficar em destaque.

Em nosso próximo post sobre maquiagens para noivas, postaremos vários exemplos de maquiagens naturais na medida perfeita.

b) Não exagere no design da sobrancelha

Como preencher a sobrancelha - maquiagem para noivas
Preenchimento de sobrancelha – Você está fazendo isso errado!

A sobrancelha deve ser tratada na maquiagem, mas sem exageros. Se você tiver dúvidas quanto a estar exagerando ou não, pense no seu álbum de fotos e imagine como suas fotografias ficarão. Pensou? Então agora imagine você, na foto, com uma sobrancelha pretíssima a base de lápis de olho que vai até a metade da raiz do seu nariz… Você é assim naturalmente? Se for, tudo bem… se não for, não faça isso! Respeite o formato de seu rosto e de sua sobrancelha. Não tente deixá-la densa ou comprida demais, pois ficará artificial e isso fará com que elas chamem mais atenção do que seu rosto como um todo.

Para preencher utilize sombras e/ou um lápis universal para sobrancelhas ou no tom de marrom mais parecido com o dos seus pelinhos. Quem tem cabelo bem preto até poderia, em tese, usar lápis preto, mas não é nem um pouco recomendável, pois é muito fácil errar na dose e  ficar artificial.

Caso você tenha dúvidas sobre como maquiar a sobrancelha para o casamento, veja este vídeo esclarecedor:

c) Maquiagem para noivas deve ser à prova d’água

maquiagens a prova d'água para noivas

Lembre-se que esta é uma data muito emocionante e que as chances de você cair em prantos são grande. Sem falar no suor… dependendo da época do ano, pode ser que você passe bastante calor em sua festa, afinal, você vai ficar para lá e para cá tirando fotos e cumprimentando os convidados.

O ideal é que tudo seja a prova d’água e de longa duração. Mas, caso isso não seja possível, procure ao menos usar um rímel e um delineador que o sejam, pois são os produtos mais suscetíveis de borrar.

d) Cuidado com o tom da base: ele pode mudar com o flash

melhores e piores maquiagens de noivasAlém de ser importante que você acerte o tom da base, do corretivo e do pó de acordo com sua pele, você deve lembrar que fotos com flash poderão deixá-la com o rosto mais claro ainda. Isso ocorre devido a compostos como o dióxido de titânio, presentes em alguns desses produtos, que agem refletindo a luz.

Então o que fazer? A melhor forma de driblar isso é testar a maquiagem antes e tirar uma foto sua com flash para ver qual será o efeito. Eu mesma, em minha formatura, fui pega de surpresa quando vi que a base que eu escolhi me deixou com o rosto muito amarelado e escuro, o que só era perceptível nas fotos sem flash. Por sorte, nas fotos profissionais com flash a cor da pele ficou perfeita.

Ah, lembre também de maquiar o pescoço para que esse eventual probleminha do flash não fique tão evidente!

e) Não faça uma maquiagem de noiva MUITO carregada

Qual é a melhor maquiagem para noiva - dicas

Você pode sim fazer um olho pretão ou usar um batom pink bem chamativo. Só cuide para não carregar demais os olhos e a boca concomitantemente e para não passar blush em excesso. Você não vai querer parecer ter levado um tapa na cara do noivo, certo?
Também cuide com as cores. Não é só porque você vai casar de branco que não pode usar sombras coloridas… O problema está em usar múltiplas cores e exagerar na mistura. O ideal é que sua make esteja combinando com algum acessório que você venha a usar no dia.

Finalizaremos as dicas de maquiagem para noivas com uma dúvida que muitas carregam:

Olho preto e batom vermelho pode?

A resposta de muitos maquiadores para essa pergunta seria um enfático “não”. A proibição desta combinação está estampada em vários sites de dicas de maquiagem para noivas… Quer dizer, não só para noivas, para qualquer outra situação também. Mas será que esta é uma regra absoluta?

Na realidade, não é algo tão simples assim. Você pode sim associar as duas coisas, mas, para que isso dê certo e não pareça vulgar ou exagerado demais, vai depender de como será feita a maquiagem dos olhos, do tom da sua pele, do tom do batom, do seu rosto, do seu cabelo e de seu estilo. Tenha em mente que cada pele combina mais com um determinado tom, então a melhor forma de se descobrir o que cai melhor em você é testando.

Eu adoro batom vermelho e volta e meia sou pega por este dilema, pois não gosto dos meus olhos naturais. Mas, particularmente, em maquiagem para noivas prefiro batons mais claros e neutros. Porém, caso sua praia seja o bocão vermelho, use-o sem medo e seja você! Se o casamento for durante o dia, evite a combinação vermelho + preto, mas se for durante a noite, você poderá arriscar. Porém, antes disso, saiba que a combinação de olho preto e boca vermelha normalmente fica melhor para:

  • Mulheres com pele clara e cabelo castanho escuro ou preto;
  • Mulheres com tons de pele mais escuros e cabelo igualmente escuro ou claro com tons escuros.

De qualquer forma, isso dependerá de como a make é feita. Se você não se encaixa nas descrições acima, isso não quer dizer que essa mistura não lhe cairá bem de jeito nenhum. Você deve apenas achar o jeito certo de fazê-la.
Caso não queira errar, você pode, por exemplo:

  • Utilizar apenas delineador preto e máscara (rímel);
  • Usar uma sombra preta esfumada e deixar a pálpebra inferior mais neutra;
  • Passar o preto apenas nos cantos externos dos olhos;
  • Neutralizar o preto com tons de marrom.

Vamos a algumas fotos de CERTO e ERRADO quando o assunto é olho preto e batom vermelho:

maquiagem para noiva com batom vermelho

Sei que o batom vermelho, os olhos delineados e o cabelo platinado é uma marca registrada da linda Gwen Stefani, mas este visual não está adequado para uma noiva.

À sua esquerda temos um belo exemplo de escolha correta de tom de batom de acordo com a pele e olhos levemente esfumados: maquiagem para noiva aprovada!

Dicas de maquiagem para noivas negras

Ao me ver, a atriz à esquerda, Viola Davis, pecou na maquiagem. Além dos olhos terem ficado muito pesados, o tom do batom entrou em choque com o tom do cabelo, não tendo sido uma combinação feliz. O resultado disso foi uma make muito carregada e espalhafatosa, ou seja, nada adequada para noivas.

Já Rihanna mostrou mais uma vez que tem bom gosto para maquiagem. O batom alaranjado (vermelho tomate) escolhido combinou com seu tom de pele e os olhos não ficaram carregados: ela usou rímel, sombra marrom e branca e delineou todo o olho de preto. Poderia muito bem colocar um véu e subir no altar!

Batom vermelho e maquiagem preta para noivas

As duas são loiras, tem pele clara, olhos azuis e estão usando um batom do mesmo tom. Então por que uma foi aprovada e a outra não? Simples: a primeira modelo exagerou na hora de esfumar os olhos, deixando a maquiagem com dois pontos muito marcantes. Se o vermelho não fosse tão intenso e a pele dela fosse mais escura, talvez a maquiagem dos olhos caísse melhor.

Adele, por sua vez, fez uma make no estilo pin up: boca vermelha e olhos de gatinho. Ficou sutil e bonito, maquiagem perfeita para noiva (até o brinco você pode copiar).

Qual batom usar para casamento

Dizem que a mulher à esquerda é a Cristina Aguilera, você acredita? Eu não! Enfim, seja quem ela for, errou (e feio) na pintura facial.  Olhos muito carregados: não bastasse o preto, ela ainda usou tons de azul. Não que seja uma maquiagem ruim, só não combina com um batom vermelhíssimo. Além disso, ela não seguiu nossa dica e passou blush demais.

Já Kate Perry é a prova viva de que dá sim para usar batom vermelho com lápis preto no olho. Ela está na categoria de branquinhas com cabelo preto, para quem cai bem este tipo de maquiagem. Perceba que ela usou um batom cereja e um blush discreto e não exagerou na sombra preta – apenas a usou para esfumar.

Maquiagem com batom vermelho e sombra preta para noivas

No último exemplo de certo e errado não poderia faltar ela, a musa da make, Kim Kardashian. O vermelho escolhido ficou perfeito para o tom de pele e o destaque dos olhos foram os cílios. Ficou linda e nada exagerada. Note que o fato de ela ter cabelo escuro e pele morena foi essencial para o sucesso do look. Acredito sinceramente que a make pudesse ficar um pouco pesada se a sobrancelha e os cabelos dela fossem claros.

Já a modelo à esquerda está bem para um catálogo de revista, mas no altar não causaria o mesmo efeito. A maquiagem dos olhos não ficaria boa em uma noiva, nem mesmo se ela usasse um batom neutro: os olhos estão muito borrados e falta definição aos cílios. Passe longe de maquiagens para noivas assim (apesar de eu achar difícil alguém oferecer um trabalho no estilo despojado para casamentos).

Deu para ter uma ideia do que pode ou não ser feito no conjunto preto + vermelho?  Para finalizar, é importante reforçar que nesse caso o cuidado com o blush deve ser redobrado! Você já está investindo pesado em dois pontos de seu rosto, então não vai querer destacar um terceiro, não é?

Após essas dicas de maquiagem para noivas, o que lhe resta fazer é caçar fotos e ideias por aí. Logo mais faremos um post específico para isso, não perca!

5 Comments

  1. Discordo em partes, utilizar olhos carregados e batom vermelho pode sim, isso vai depender da atitude da noiva. No mundo da maquiagem não há restrições, mas coerência no que se vai usar. Tanto eu quanto outras maquiadoras recebemos clientes, noivas, que pedem o olho tudo boca tudo. Só precisamos fazer com que a maquiagem fique harmoniosa para que a noiva não pareça o Bozo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *