Decoração de casamento com luzes, inspirações para iluminar o Grande Dia

Pode ser de gambiarra, cortina de luzes, fairy lights, pimbins e spots, lustres, iluminação cênica, lâmpadas de retrô, pendentes sparkles ou lanternas, a decoração de casamento com luzes fica mais intimista, encantadora e com um charme especial

 

Toda decoração, seja ela qual for, é uma junção de elementos que se complementam e tornam o ambiente ainda mais bonito. Com as luzes funciona da mesma forma. Na decoração de casamento com luzes, os arranjos com flores e galhos ganham mais destaque por conta do jogo de luzes utilizado nessas ocasiões. Aqui, vamos mostrar os diversos tipos de decoração de luzes para casamentos.

Foto: Shutterstock

Alternativas para decoração de casamento com luzes

As luzes, quando inseridas de forma correta em ambientes festivos, tornam a atmosfera mais intimista e aconchegante. A iluminação perfeita é capaz de transformar todo tipo de ambiente. A proposta da decoração de casamento com luzes é essa, transformar. Essas luzes são conhecidas como luzes de gambiarra, cortina de luzes, fairy lights, pimbins e spots, lustres, iluminação cênica, lâmpadas de retrô, pendentes sparkles, lanternas e luzes de filamento, também conhecidas como luzinhas de festão, todas são bastante reluzentes. A função dessas luzes não é propriamente iluminar e sim trazer um pouco de luz de forma decorativa. A combinação dessas luzes com as flores deixa o ambiente muito acolhedor. Sem falar que o clima fica ainda mais romântico com esse tipo de decoração.

Foto: Shutterstock

Leia também: Decoração de casamento | Como usar luz de corda

Luzes de gambiarras

Foto: Renata Marques

O nome é um pouco estranho, mas de gambiarra essas luzes não têm nada. Parecem um varal de luzes, lembram (de longe) as luzes de uma festa junina, mas também parecem estrelas espalhadas pelo ar. Mas as luzes de gambiarras são mais que tudo isso, elas iluminam com simplicidade e trazem magia ao ambiente. São luzes incandescentes (aquelas lâmpadas antigas) e podem ser usadas em decoração de casamento com luzes na praia, no campo, em buffet e em casamentos rústicos e vintage.

Fairy Lights

Foto: Emily Wren Photography

O próprio nome já diz, na tradução: “luzes de fada”. São pequenas lâmpadas de Led, que lembram muito o pisca-pisca. A função delas não é iluminar, até porque a intensidade da luz é fraca. Esse tipo de decoração de casamento com luzes fica perfeito quando colocada em pontos específicos como um lounge da festa, próximo da mesa de bolo, na entrada ou até mesmo formando uma cortina de luzes em um canto que poderia passar despercebido.

Foto: Ana Junqueira

Lustres

Foto: Bruno Stuckert

Objeto de decoração extremamente sofisticado e caro, os lustres são perfeitos para casamentos mega clássicos e super tradicionais. Mas também podem ser inseridos em casamentos mais simples. Mas cautela para não descaracterizar a decoração de casamento com luzes e poluir o ambiente com um artigo que não tenha muito a ver com o estilo do casamento.

Iluminação cênica

Foto: Incolor Iluminação Cênica

Para quem não conhece, esse tipo de iluminação é direcionado para os principais pontos da festa. É como acontece em shows, a luz vai direto no cantor. No caso da decoração de casamento com luzes, o refletor dará destaque para lugares em que os noivos estiverem (na hora da dança), na mesa do bolo ou até mesmo nas paredes. A iluminação cênica projeta focos com pontos de luz. Ela destaca e valoriza diversos detalhes da decoração de casamento.

Foto: Shutterstock

Lâmpadas retrô

Foto: Cidade Led

Essa tendência surgiu no ano passado e continua super em alta, as lâmpadas retrô, são feitas com filamento de carbono, em formato de pingos/gotas e vidro transparente lembra muito as lâmpadas usadas antigamente nas casas. Combinam em qualquer estilo de decoração de casamento com luzes, seja durante o dia ou à noite.

Foto: Todo Amor Decorações

Lâmpadas pendentes

Foto: Gustavo Franco

Parecem as lâmpadas retrô, mas não são. As lâmpadas pendentes são mais modernas, mais baratas e ficam lindas na decoração de casamento com luzes. Se não quiser comprar, é possível fazer em casa mesmo. Peça para alguém com “dotes de manutenção” te ajudar com isso. É uma iluminação simples, porém transformadora de ambientes.

Sparkles

Foto: Rafael Côvre e Vanessa Ferreira

Parecem fogos de artifícios e aquelas velas de aniversários que soltam faíscas, mas são um tipo de luz muito usadas na saída dos noivos. Elas substituem o arroz e as rosas e dão um efeito maravilhoso para a festa e a decoração de casamento com luzes de sparkles fica linda nas fotos. Se o casamento for na igreja, verifique antes se é permitido. Algumas igrejas proíbem o uso de artifícios.

Foto: Emily Wren Photography

Pimbins e spots

Foto: Nova Som DJ

São muito utilizados em decoração de casamento com luzes mais modernas e permitem uma iluminação indireta e com pouca luz. Dão um efeito super moderno ao ambiente.

Lanternas marroquinas

Foto: Site Emmaline Bride

Muito utilizadas como objetos de decoração, as lanternas marroquinas também têm sido muito usadas na decoração de casamento com luzes e podem ser inseridas em qualquer estilo de casamento. Combinam com luzes, velas e flores, seja no chão, penduradas ou em alguma mesa.

Leia também: Decoração de igreja para casamento | Inspirações e dicas

Dicas para não errar na composição de luzes

Não misture luzes frias e quentes no mesmo ambiente. Isso não combina em nada e ainda pode comprometer a decoração do casamento.

Foto: Stefano Aguiar

Independentemente do tipo de decoração de casamento com luzes escolhida, consulte empresas e profissionais especializados nesse tipo de serviço. Conheça bem o ambiente onde será realizado o casamento e veja se as luzes escolhidas combinam com o estilo e o local do casamento.

Leia também

Sobre o Autor
Eva Moreira
Evanise Moreira é jornalista, pós-graduada em comunicação e marketing. Trabalhou por 15 anos como assessora de imprensa. Ama cachorros e chinchilas. Adora casamentos e sempre se emociona quando vê uma noiva e quando escuta a Marcha Nupcial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *