Convites de casamento – Tendências 2016

Ter um casamento único e original é o desejo de dez entre dez noivos. Quem é que não quer que o evento tenha a sua cara e seja personalizado de acordo com seu jeitinho? Por isso, para começar, um item indispensável e que merece um carinho todo especial são os convites de casamento, pois são eles que trarão as informações essenciais da cerimônia e festa, mas também incluirão um pouco da personalidade dos noivos, dando uma primeira impressão aos convidados de como será o evento.

Convite de Casamento

Um pouquinho de história

Na Europa, até a Idade Média, antes da invenção da imprensa, os casamentos eram anunciados por meio do pregoeiro, um homem que andava pelas ruas comunicando em voz alta as notícias do dia e qualquer um que ouvisse poderia ir ao casamento.

A partir da Idade Média, surgiu a prática de enviar convites impressos, mas isso ocorria somente entre a nobreza, pois grande parte da população era analfabeta. Essas famílias ricas contratavam monges que tinham grandes habilidades com caligrafia para confeccionar os comunicados que, em geral, levavam o brasão das armas ou o timbre pessoal do remetente.

Convites de Casamento (infográfico)

Em 1600 foram inventados carimbos de chumbo, uma técnica simples que imprimia as informações no papel. Além disso, os casamentos passaram a ser anunciados também no jornal. Em 1642, a invenção da gravura em chapa de metal proporcionou convites de casamento de qualidade melhor para a classe média emergente na época, assim o item passou a ser personalizado para cerimônias mais íntimas.

No período da Revolução Industrial, foi adotado o uso da técnica de litografia, a partir de 1798, o que possibilitou a produção de convites em massa. Ainda assim, eles eram entregues em mãos e a cavalo, dentro de um envelope.

Já nos Tempos Modernos, após a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), várias técnicas diferentes de impressão foram desenvolvidas, assim, criou-se um mercado de produtos de papelaria para casamento que oi ganhando força ao longo dos anos. Atualmente são diversas as opções criativas disponíveis, produzidas com materiais dos mais diferenciados, formatos modernos e até convites interativos.

Tendências para 2016

Os modelos clássicos continuam vivos e em alta, mas são cada vez maiores as possibilidades que o mercado oferece para personalizar os convites. Com tantas opções é fácil ficar na dúvida, por isso, uma dica importante na hora de escolher o item é que ele combine e harmonize com o estilo dos noivos e também da ocasião.

A tendência em relação às cores é seguir a paleta que  que está em alta na moda e na decoração em geral. Para 2016, o rosa quartzo, uma das cores do ano escolhidas pela Pantone, aparece fortemente também nos convites e produtos de papelaria. Outro tom eleito foi o azul serenity, também claro e delicado, ideal para casamentos.

Sobre as técnicas, o relevo seco e a hot stamp são opções tradicionais, mas que não saem de moda. O primeiro não tem a utilização de tinta e a impressão é tridimensional, feita com um molde de metal que pode ser alto ou baixo relevo. Já a segunda também produz impressão em alto relevo, mas com acabamento metalizado.

Para envolver os convites, sugestões como a pergaminata, capas rendadas ou com corte a laser, que têm acabamento vazado, estão em alta. Em casamentos que tenham uma proposta rústica, uma boa aposta são envelopes confeccionados com um tecido chamado juta.

Além disso, há ainda outras opções modernas, cheias de imaginação e criatividade que podem ser encontradas, como estas a seguir:

Convite de colorir

Os livros para colorir foram uma febre nos últimos dois anos e a tendência foi adotada também na área de casamento. Convites nesse estilo, com desenhos bastante detalhados e acompanhados lápis de cor, são muito divertidos.

Disco de vinil

O convite simula um disco de vinil, que vem dentro de uma capinha, e as informações do evento vêm escritas no centro.

Carta de baralho

Convites em formato de cartas de baralho são bastante descontraídos. Uma ideia para os noivos mais modernos, nesse caso, é que a festa de casamento seja toda com o tema cassino.

Formato de caixinha

O convidado abre uma caixinha de papel, desdobrando-a inteira, e dentro dela estão todas as informações sobre a cerimônia e a festa.

iStock_000018403284_Small

Convite passaporte

Pode ser somente uma opção descolada para fugir do convencional ou uma sugestão para quem aposta no destination wedding, cerimônia realizada fora do local em que os noivos residem e, nesse caso, os convidados precisam viajar. Se o casamento for em uma praia, por exemplo, outra ideia são convites dentro de uma garrafinha de vidro, como aquelas que eram jogadas ao mar para enviar mensagens.

Quebra-cabeça

Outra divertida forma de entreter os convidados são os convites de casamento com formato de quebra-cabeça. As peças formam uma foto dos noivos ou outra imagem que prefiram, além das informações relacionadas ao evento.

Convite em formato de balão

O convidado precisa encher o balão para que possa ver a data e o local do casamento.

Convite com realidade aumentada

Uma das opções mais interativas, este convite “fala” com os convidados. Quando a pessoa aponta o smartphone para o produto, ele ganha vida com animações, vídeos e outras funcionalidades como álbum de fotos, site dos noivos e confirmação de presença.

Com tela de plasma

A tecnologia parece não ter limites, inclusive quando se trata de convites de casamento. Ao abrir este tipo de convite, o convidado se depara com uma tela de plasma que pode exibir fotos ou vídeo dos noivos.

Para economizar

É claro que com tanta variedade e novidade, é normal que os noivos se empolguem na hora de encomendar os convites. Não há nada de errado nisso, desde que a escolha caiba no bolso sem prejudicar o orçamento do restante da festa. Se a vontade de inovar falar mais alto, algumas dicas podem ser bastante valiosas.

Pesquise

O mercado de casamentos vem crescendo muito e por mais criativa que seja a opção de convite, você pode encontrar em diferentes locais, sendo alguns muito mais em conta.

De olho nas promoções

Mesmo que os olhos brilhem na primeira oferta porque simplesmente o modelo era incrível, muitas lojas oferecem promoções que valem muito a pena e merecem atenção.

Menos é mais

É possível conseguir um convite no estilo que quiser, mas com preço reduzido, apena enxugando detalhes. Diminuir a gramatura do papel ou os acabamentos, por exemplo, são algumas idéias.

Faça você mesmo

Claro que todos os detalhes da organização do casamento demandam tempo e disposição, mas ainda assim, muitas pessoas gostam de artesanato e sentem prazer em fazer alguns tipos de trabalho manual. Nesse caso, por que não colocar a mão na massa? É só pegar referências na internet e começar com bastante antecedência.

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *