Convite de casamento: como escolher?

Se você está escolhendo o convite de casamento, não pode perder essas dicas!

TUDO o que você precisa saber para acertar em cheio na escolha do convite de casamento!

Anos atrás, para escolher o convite de casamento, não havia muito mistério: o estilo clássico predominava, assim como os tons claros, letras douradas e envelopes básicos. A diagramação também era padronizada, sem grandes inovações, e a personalização ficava por conta apenas das fitas e laços.

convite de casamento convite-de-casamento
Foto: Tracy Enoch

À medida que os estilos de casamento se diversificaram, o mercado de papelaria para casamentos também cresceu, trazendo aos noivinhos um enorme leque de opções que vão bem além dos clássicos: as variedades estão nos formatos, nos estilos, nas fontes, nas texturas, nos tons e a até nos materiais com que são feitos. Já está indecisa só de pensar? Fica calma que a gente te ajuda a decidir o seu convite de casamento perfeito!

Confira Convites de Casamento Modernos: 8 Ideias de Modelos

Como escolher o convite de casamento?

Antes de começar a pensar no modelo ideal para o seu casamento, é preciso ter em mente de que a apresentação do convite será uma espécie de aperitivo do que os convidados podem esperar ver no grande dia. Assim, é essencial que a escolha do convite esteja coerente com o estilo da festa.

Veja também: 5 tendências de convite de casamento que bombaram em 2017!

convite de casamento clássico convite-de-casamento-classico
Convite: Patrícia Koeler. Foto: Juliana Pessoa

Para ser a mais assertiva possível, a designer e especialista em identidade visual para casamentos Patrícia Koeler procura saber a fundo todos os detalhes do casamento em questão.

Para as noivas que têm dúvidas ou então gostam de estilos muitos distintos, eu costumo procurar saber como vai ser a decoração, se vai ser uma coisa mais rústica, moderna, contemporânea, e aí baseada nisso vou mostrando as possibilidades de formato, materiais, tipos de papéis, cores, impressão, acabamentos, se vai ter laço de fita, imã…”, explica.

Veja nossas sugestões de Frases para Convite de Casamento: As Melhores Mensagens e Textos!

Outro ponto que também ajuda a definir que caminho seguir é a localização do casamento, se será um casamento no campo, na praia, na igreja ou em um lugar mais clássico.

Não cabe fazer um convite em madeira ou um cordão de juta para quem vai casar no Copacabana Palace, por exemplo, porque esses são materiais mais rústicos e não fazem o link com o local”, salienta Patrícia.

convite de casamento de madeira convite-de-casamento-de-madeira
Convite: Patrícia Koeler. Foto: Divulgação

Identidade Visual

Outra forma de simplificar a escolha do convite é adotando uma identidade visual com uma padronagem que possa ser levada também para o convite de casamento. Desta maneira, causa-se muito mais impacto aos convidados, que terão exatamente a noção do que verão estampados nas almofadas, lembranças, cardápios e demais elementos da decoração.

Nestes casos, cabe avaliar se vocês gostam ou não de estampas, que podem ser das mais modernas, com linhas, florais ou aquarelas, e ver qual delas se encaixará melhor com o estilo do seu casamento.

Vale ler também o nosso post Aposte na delicadeza dos convites em aquarela!

convite de casamento rústico convite-de-casamento-rustico
Convite: Conto de Noiva. Foto: Divulgação

Palavrinhas mágicas

Outro elemento muito importante na hora dar um tom e uma personalidade ao convite é a fonte escolhida. As fontes mais clássicas remetem a um casamento mais tradicional, que combina mais com aqueles realizados em igrejas. Já aquelas mais rabiscadas e desenhadas transmitem uma ideia mais despojada, ideal para os casamentos rústicos e modernos.

É bem comum também que os casais se esqueçam de que precisam definir o texto do convite. São os pais que convidam, os noivos, ou os pais e os noivos juntos? Essas informações são essenciais na hora de criar a parte visual do convite.

Leia também o post Letras para Convite de Casamento: Modelos e Dicas

convite de casamento moderno convite-de-casamento-moderno
Convite: Susana Fujita. Foto: Divulgação

Orçamento

Depois de definir um ou dois estilos de convite de casamento que vocês têm preferência, é chegada a hora de orçar. Neste momento, é super importante escolher um fornecedor que consiga reproduzir suas ideias no papel, literalmente!

Pesquise e busque sempre referências, compare valores e a qualidade dos materiais já produzidos. E lembre-se: o convite é o primeiro item do casamento a criar a expectativa da celebração nos seus convidados. Às vezes, pensando apenas em economizar você poderá perder uma boa oportunidade de impressioná-los antes mesmo do grande dia!

 

Agora, que tal ficar por dentro do que vai bombar neste novo ano? Confira agora o post Convites de casamento: 7 principais tendências para 2018 e O guia completo do convite de casamento!

Sobre o Autor
Avatar
Izabela é uma jornalista recém-casada fã de decoração, design, plantas, animais e comida gostosa - se possível, tudo isso com uma trilha sonora bem relax de fundo! Ela vê nos pais, casados há 32 anos, a certeza de que só mesmo o amor pode dissolver qualquer perrengue a dois. Se não fosse jornalista, certamente estaria no mato, cuidando de animais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *