5 dúvidas sobre contrato de fotos de casamento

Fotógrafo esclarece 5 dúvidas sobre contrato de fotos de casamento e orienta como não cair numa cilada no Grande Dia

Sempre falamos aqui que organizar um casamento demanda muita dedicação, tempo, disposição e paciência. Além disso, saber escolher os fornecedores que farão o Grande Dia inesquecível também é essencial.

Selecionamos 5 dúvidas sobre contratos de fotos de casamento para orientar os noivos na hora de buscar por este serviço.

Divulgação Luiz Massis Fotografia

Fotos de casamento: os cuidados ao contratar o profissional!

Assim como outros itens do casamento, a fotografia é fundamental. Ela é o registro de um dia inesquecível. Ela eterniza momentos incríveis e, ao longo dos anos, também traz saudades. Então pesquise bastante antes de contratar qualquer fotógrafo. Aqui o preço baixo não compensa o risco.

Já imaginou não ter fotos bonitas e profissionais do seu casamento? Pior ainda, perder as fotos do dia mais importante da vida de vocês? Isso é inaceitável.

Para Luiz Massis, fotógrafo e proprietário da Luiz Massis Fotografia, o contrato de fotos de casamento precisa ser o mais abrangente possível para proteger ambas as partes.

“Objetividade e clareza devem prevalecer no contrato. É preciso conhecer de perto o trabalho do fotógrafo, conversar bastante, tirar todas as dúvidas e saber se realmente aquele profissional está apto para atender suas necessidades naquele momento”, comenta o fotógrafo.

 

Divulgação Luiz Massis Fotografia

Por isso, é importante contratar profissionais qualificados, experientes com fotos de casamento, que possuam equipamentos modernos, que tenham backups, em caso de algum problema com os equipamentos, e que tenham seguro.

Conhecer previamente o trabalho do fotógrafo é primordial. Pesquise a respeito do trabalho dele na internet, veja as redes sociais, converse com pessoas que já o contrataram e marque um bate-papo com ele para conhecer de perto seu trabalho.

Pergunte tudo, peça para ver o portfólio, investigue (no bom sentido) um pouco sobre o trabalho dele. Esclareça todas as dúvidas possíveis, até mesmo sobre as coisas mais simples que tiver. É como se fosse uma entrevista para conhecer mais a respeito do profissional a ser contratado.

É imprescindível que o contrato resguarde tanto o fotógrafo quanto o cliente. As cláusulas precisam ser bem definidas e esclarecidas para que não haja divergências.

 

Divulgação Luiz Massis Fotografia

 

5 dúvidas sobre contratos de fotos de casamento

Veja as principais dúvidas sobre a contratação da fotografia do casamento e fique atenta aos detalhes para evitar dor de cabeça!

 

1.  fora da cidade sede da empresa, como funciona? E as despesas extras?

Quando o casamento ocorre fora da cidade sede da empresa (Destination Wedding), geralmente é cobrado uma taxa de deslocamento, nessa taxa deve abranger despesas como: hospedagem (a reserva pode ser feita pelos noivos), passagens com translado (do hotel até os locais do evento e vice-versa) ou combustível incluindo pedágios, alimentação e estacionamentos.

Alguns profissionais cobram taxas extras por seus serviços devido ao tempo que estarão ausentes da empresa. Lembrando que tudo deve estar explícito e bem claro em contrato, mesmo que seja acordado de forma diferente entre as partes.

Horas adicionais: se acontecer de os fotógrafos precisarem ficar um pouco mais no casamento, como funciona o pagamento dessas horas extras?

Havendo a necessidade da contratação de horas extras poderá ser orçado junto ao fotógrafo ou empresa contratada. O pagamento deve ser realizado conforme acordado entre as partes.

 

Divulgação Luiz Massis Fotografia

Em caso de imprevistos (todos nós corremos esse risco), como fica a equipe de fotografia? Por exemplo: o fotógrafo principal está doente. E agora?

É da responsabilidade do fotógrafo ter um profissional em “stand by” com as mesmas características fotográficas para eventuais imprevistos. Porém, o mesmo deve informar ao casal da sua ausência destacando o profissional que irá substituí-lo. Deve constar em contrato uma cláusula de ausência por força maior do profissional contratado.

 

Divulgação Luiz Massis Fotografia

Em caso de mudança de data do evento, como proceder? Existe alguma multa?

Isso também deve estar previsto em contrato, um período mínimo para a comunicação da alteração da data ou disponibilidade da agenda do profissional. Caso não haja a comunicação no período estipulado em contrato ou disponibilidade na agenda o mesmo será cancelado aplicando a multa rescisória.

 

Rescisão de contrato, cancelamento e multa, como funciona?

A rescisão do contrato é uma hipótese estabelecida em lei. Porém, as partes podem livremente, conforme seus interesses acordar sobre a cláusula de rescisão. No que diz respeito ao percentual da multa em caso de rescisão do contrato o valor já deve estar previsto no mesmo, porém nada impede que as partes ajustem o valor ou percentual da multa.

O funcionamento depende do que rege (as) cláusula (s) de rescisão de um contrato, lembrando que existem vários motivos para uma rescisão e todas elas devem constar em contrato. Em caso de Rescisão contratual consular sempre um advogado.

Divulgação Luiz Massis Fotografia

Dicas de ouro!

  • É importante que se tenha, no mínimo, dois fotógrafos no casamento. Se optarem por um fotógrafo só, muitos momentos importantes passarão despercebidos nos registros;
  • Casamentos com mais de 150 convidados recomenda-se a contratação de dois fotógrafos;
  • Importante: Quanto mais profissionais envolvidos, maior será o custo do trabalho;
  • Não economize. As fotos são o que ficarão para sempre de registro do seu casamento. Portanto, cuidado com o barato! Se o orçamento estiver muito apertado, cogite cortar algum detalhe ou enxugar o investimento de outro item para investir na fotografia. Ela será sua maior recordação desse dia tão especial.

Sobre o Autor
Eva Moreira
Evanise Moreira é jornalista, pós-graduada em comunicação e marketing. Trabalhou por 15 anos como assessora de imprensa. Ama cachorros e chinchilas. Adora casamentos e sempre se emociona quando vê uma noiva e quando escuta a Marcha Nupcial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *