Comprar vestido de noiva ou alugar | Conheça as vantagens

Comprar vestido de noiva, alugar ou mandar fazer sob medida é uma escolha pessoal da noiva. Não existem regras e muito menos o certo e o errado. Tudo vai depender do que a noiva realmente quer para seu Grande Dia.

Comprar vestido de noiva, alugar ou mandar fazer possui prós e contras e tudo vai depender da escolha e do budget definido pela noiva

Foto: Shutterstock

Comprar vestido de noiva, alugar ou mandar fazer?

Uma coisa é fato, toda noiva sonha com um vestido que tenha sua personalidade. Se dispor a comprar vestido de noiva deve caber no orçamento do casamento e não ser um peso financeiro a mais para a noiva.

Foto: Shutterstock

Essa dúvida cerca muitas noivinhas por aí. Algumas querem alugar um vestido de acervo, ou seja, um vestido que será alugado pela primeira vez. Outras preferem alugar um vestido de noiva que já foi usado por outras noivas e há ainda as noivas que preferem comprar vestido de noiva e investem um pouco mais para mandar confeccionar o vestido dos sonhos e ainda guardá-lo de recordação.

Foto reprodução: Instagram Bello&Bella Noivas

Ana Palubinskas, diretora de criação da Bello&Bella Noivas comenta que, em sua experiência, quando a noiva chega na loja, todo direcionamento é dado em relação à compra, locação ou confecção. “Uma coisa posso afirmar com segurança, as noivas já chegam na loja bem certas se querem comprar, alugar ou mandar confeccionar o vestido de noiva”.

O que é muito positivo, pois as noivas estão mais antenadas com o que querem e o ganho de tempo é maior para cuidar de outras questões relacionadas aos preparativos do casamento.

Leia mais: Sapato para noiva: escolhendo o modelo ideal

Decisão da noiva

Para tomar essa decisão de comprar vestido de noiva a noiva precisa estar disposta a desembolsar uma quantia maior de dinheiro. Isso porque comprar vestido de noiva pode custar até três vezes mais que o valor do aluguel do vestido.

Foto: Shutterstock

Ana diz que a grande vantagem de se comprar vestido de noiva é poder guardá-lo de recordação. Mas a profissional destaca que, “comprar pensando em revender não é uma boa, pois assim como você amou ir nas lojas, ter uma experiência de noiva, as outras noivas também sonham. Quando consegue vender é por um preço irrisório e não vale a pena pela diferença paga”, explica.

Vestido de noiva alugado acervo (primeiro aluguel)

As lojas de vestidos de noiva costumam confeccionar vários modelos de vestidos e deixá-los em um acervo como vestidos para o primeiro aluguel. É um vestido que já está pronto e que passará por ajustes de acordo com as necessidades da noiva.

Foto: Shutterstock

A diferença entre ele e o vestido de noiva para locação é que o vestido de acervo será usado pela primeira vez. Ou seja, se você optar por se casar com um vestido de noiva de acervo, você será a primeira noiva a usar o vestido.

Foto reprodução: Instagram Bello&Bella Noivas

A profissional comenta ainda que eles trabalham muito com vestidos prêt-à-porter (pronto para vestir). “Trabalhamos com coleções criadas especialmente para esses fins, o primeiro aluguel. Estamos sempre com os olhares voltados para as tendências mundiais”.

Vantagens

  • Variedade de modelos disponíveis nas lojas;
  • Ser a primeira noiva a usar o modelo escolhido;
  • Não ficar com ele ocupando espaço em casa.

Desvantagens

  • Por ser o primeiro aluguel o vestido se torna mais caro;
  • Muitas provas e ajustes;
  • Ter que devolver na loja no primeiro dia útil depois do casamento;
  • Cuidados com excesso de sujeira, rasgo e manchas.

Leia também: Penteados de noiva | Preso ou solto? Conheça o que é tendência

Vestido de noiva alugado

Embora pareça óbvio, muitas noivas ainda se perdem um pouco com informações sobre locação e venda de vestidos de noiva. Ana explica um pouco a respeito.

Foto: Shutterstock

“Locação é uma prestação de serviço que compete desde a escolha, modelagem, ajustes necessários, lavagem antes e depois do uso. Em todas as provas, há uma assessoria para a noiva. Quando se compra, há apenas a transação do vestido de noiva como um produto. Na locação, se for um modelo de pronta entrega, muitas lojas permitem a troca de modelo quando a noiva solicita, dentro do prazo estabelecido, é claro. Com isso a noiva fica mais confortável em fazer um investimento em locação”, esclarece.

O vestido de noiva alugado é o mais acessível de todos.

Foto reprodução: Instagram Bello&Bella Noivas

Vantagens do vestido alugado

  • O preço é bem mais barato;
  • É ajustado ao corpo da noiva até obter um caimento perfeito;
  • Depois do casamento é só devolver na loja.

Desvantagens

  • Não é um vestido exclusivo seu;
  • A devolução deve ser feita no primeiro dia útil pós-casamento e certamente muitos casais já estarão na lua de mel. Aqui, vale pedir para uma pessoa da família (de total confiança) devolver o vestido na loja;
  • Medo de danificar o vestido;
  • Pagar multa com base nos danos causados ao vestido como manchas, rasgos e excesso de sujeira. Sim, existem lojas que cobram pelo excesso de sujeira. Fique atenta!

Vestido de noiva sob medida

Foto: Shutterstock

Comprar vestido de noiva possibilita uma experiência única para quem sempre sonhou com este momento. Aqui, o vestido de noiva é feito sob medida, ou seja, a noiva pode escolher elementos que sempre sonhou para compor seu vestido de noiva.

É confeccionado de acordo com o pedido da noiva, é uma peça única, porém com preço mais elevado. O tempo médio de confecção do vestido de noiva sob medida é de seis meses dependendo do modelo.

“Para a confecção do vestido de noiva sob medida fazemos todo o desenvolvimento de croquis (desenho técnico do vestido feito à mão), a seleção de material (tecidos), modelagem, costura e bordado de acordo com as escolhas da noiva”, esclarece Ana.

Vantagens de mandar fazer o vestido de noiva

  • Ser o vestido de noiva dos seus sonhos, exatamente como imaginou;
  • Escolher os detalhes que sempre desejou ter no vestido;
  • Vivenciar cada etapa da confecção do vestido;
  • Saber que aquele modelo foi feito exclusivamente para você;
  • Saber que o vestido de noiva é seu e de mais ninguém.
  • Guardá-lo de recordação;
  • Com o passar do tempo se achar viável, você pode vender seu vestido para levantar uma grana.

Desvantagens

  • A confecção do vestido precisa ser feita com uma antecedência ainda maior;
  • Um vestido sob medida requer muitas provas e isso leva tempo, demanda e dedicação da noiva;
  • É bem mais caro.

Leia mais: A maquiagem de noiva ideal para cada personalidade

A profissional destaca ainda a importância de a noiva ir até o ateliê. “Pesquise bastante os ateliês de seu interesse, vá até lá para conhecer pessoalmente, converse com os profissionais, tire todas as suas dúvidas a respeito do vestido de noiva e, principalmente, permita-se conhecer e experimentar alguns modelos de vestido de noiva. Crie uma relação de confiança com sua consultora ou estilista e deixe ela guiá-la até seu vestido de noiva dos sonhos”, destaca Ana.

Foto: Shutterstock

Independentemente da sua escolha, é essencial saber que você escolheu aquilo que foi melhor para você naquele momento, sem arrependimentos, culpa e estresse. Curta bastante cada momento da busca pelo vestido de noiva dos sonhos, é um momento único na vida das mulheres.

Sobre o Autor
Eva Moreira
Evanise Moreira é jornalista, pós-graduada em comunicação e marketing. Trabalhou por 15 anos como assessora de imprensa. Ama cachorros e chinchilas. Adora casamentos e sempre se emociona quando vê uma noiva e quando escuta a Marcha Nupcial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *