Como planejar o casamento mês a mês

Logo depois de dizer SIM ao pedido de casamento os noivos se deparam com os inúmeros detalhes que a organização de uma cerimônia exige. O que parece ser impossível e enlouquecedor pode se tornar mais tranquilo e prazeroso se o casal optar por planejar o casamento dividindo as tarefas por mês.

Foto: Reprodução/Pinterest

Por isso, normalmente um casamento deve ser organizado até um ano antes da sua data. Esse prazo é uma garantia de que nenhum item passe despercebido e que os noivos participem de todos os detalhes e não estejam tão cansados na data.

A seguir, confira o que incluir em cada um dos 12 meses de preparação para a cerimônia:

1 ano antes

O primeiro item a ser definido é a data e o estilo do casamento. Ao escolher lembre-se que os meses de abril, maio, setembro e outubro são os mais concorridos e também os mais caros. Quanto ao estilo da cerimônia, se o casal desejar uma festa aberta evite dezembro e janeiro, devido a maior chance de chuvas.

Decidida a data e o local já faça a reserva, para assim começar a pensar no orçamento disponível para o restante do grande dia.

Uma dica é, caso os noivos ainda não tenham um dinheiro guardado, abrirem uma poupança específica para os investimentos do casamento.

Foto: Reprodução/Pinterest

10 meses antes

O passo seguinte é pensar na lista de convidados e padrinhos. Só tenha cuidado para não exagerar, afinal, o número de convidados está diretamente ligado ao valor que ficará a festa.

Foto: Reprodução/Pinterest

8 meses antes

Para evitar correria e se decepcionar por não ter aquele músico que o casal tanto gosta na festa, comece a pesquisar quais serão os fornecedores do casamento. É preciso contratar fotógrafo, músicos, floristas e decoradores.

Agende também degustações em buffets, doceiras e boleiras. Na hora de fechar os contratos lembre-se de equilibrar um bom preço com um serviço de qualidade.

Foto: Reprodução/Pinterest

6 meses antes

Chegou o dia mais esperado: escolher o vestido e buquê da noiva e da daminha de honra. Sinta-se à vontade para provar quantos vestidos forem necessários, até encontrar aquele sempre desejado.

Aproveite a empolgação e defina o destino da lua de mel. Se a viagem for internacional lembre-se de checar com antecedência os passaportes, vistos e vacinas.

Pesquise também os modelos de convites e de lembrancinha. Ao fazer a encomenda compre algumas peças à mais, para o caso de ser necessário entregar algum de última hora.

Se a noiva quiser inovar e chegar à cerimônia com algum carro alugado ou outro tipo de veículo é interessante também já pesquisar para contratar o serviço.

Já em um momento mais descontraído e de folga reúna as amigas e escolha aquelas que irão ajudar na organização do chá bar ou do chá de cozinha. Aproveite a companhia delas e decida a lista de presentes e de convidados.

Foto: Reprodução/Pinterest

5 meses antes

Falando em convites faça uma planilha com o nome, endereço e telefone de todos os convidados. Isso irá ajudar muito na hora da entregar e de confirmar a presença de cada um.

Faça também um site para o casamento. Esta é uma ótima opção para contar a história do casal e divulgar as informações importantes, como data da cerimônia, endereço da festa, lista de presentes e confirmação dos convidados.

Se o casal ainda não tiver as alianças comece a pesquisar para compra-las. Aproveite ainda as saídas para escolher a roupa do noivo e do pajem.

Foto: Reprodução/Pinterest

3 meses antes

Os noivos devem entregar os convites para os padrinhos e disponibilizar a lista de presentes, tanto se a escolha for feita online, pelo site de casamento ou em lojas físicas. A dica neste caso é deixar a lista em mais de uma loja.

Se o casamento no civil for junto com a cerimônia é interessante saber quais documentos serão necessários para a data, evitando problemas no dia.

Foto: Reprodução/Pinterest

2 meses antes

Termine de entregar os convites que ainda faltam. Para os casais que gostam de registrar todos os momentos, aproveite para fazer um ensaio fotográfico.

Marque também o teste de cabelo e maquiagem da noiva e defina quais as joias serão usadas na cerimônia.

Não se esqueça de escolher uma data para o chá bar ou chá de cozinha.

Foto: Reprodução/Pinterest

1 mês antes

Agende tratamentos de beleza para a noiva e o noivo, aproveite para cortar ou tingir o cabelo e fazer limpeza de pele.

No restante dos 30 dias organize a mala de viagens e imprima os documentos que precisam ser apresentados no voo ou no hotel.

Durante esse período ligue para todos os fornecedores, confirmando os serviços e faça a última prova do vestido.

Feito todos esses itens é hora de relaxar e aproveitar cada detalhe que foi pensado durante os 12 meses de planejamento.

Foto: Reprodução/Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *