Presente de casamento: pode pedir em dinheiro?

Quando os noivos já moram juntos ou pretendem mudar de cidade, estado ou país, os presentes de casamento podem não ser opções tão atrativas e úteis. Surgindo a dúvida: pode-se pedir dinheiro ao invés de presente físico?

presentedecasamento
Foto: Reprodução/iStock

Na verdade os noivos podem pedir dinheiro, sim! No entanto, é preciso ter cuidado, para fazê-lo de maneira discreta, educada e elegante.

A seguir, confira algumas regras de etiqueta para o pedido:

Quando pedir dinheiro?

Se o casal já tem uma casa mobiliada, pretende mudar em um futuro próximo ou precisa arrecadar uma verba para pagar a lua de mel, o pedido em dinheiro é conveniente.

Do contrário, o indicado é que eles optem pelas tradicionais listas de casamento. Deixando que os convidados façam a compra em lojas físicas ou online.

A melhor maneira de pedir dinheiro ao invés de presente

Criar um site para os noivos e disponibilizar nele uma lista de presentes virtuais, com a escolha de que eles sejam transferidos em dinheiro, é a opção mais elegante. O site de casamento, icasei, é o preferido dos casais e oferece esta opção.

Além dos presentes tradicionais, como eletrodomésticos e utensílios para a casa, no site, os noivos podem indicar aos convidados a compra de presentes simbólicos. Entre eles estão jantar romântico, passeios e cotas para a lua de mel. Tudo com a certeza que depois os presentes serão revertidos em dinheiro para o casal.

Com o site os noivos ficam tranquilos e os convidados felizes por comprarem uma lembrancinha escolhido pelo casal.

Atenção ao que não fazer!

Se parece ser muito fácil e elegante converter os presentes em dinheiro através do site, fora do mundo virtual a situação é mais delicada.

Informar o desejo do presente em dinheiro no convite ou falar diretamente com os convidados é uma atitude totalmente deselegante. Sendo assim, evite-a!

Caso os noivos não queiram criar uma página online o máximo que pode ser feito é comentar, informalmente, com amigos, padrinhos e familiares próximos, que eles preferem o presente em dinheiro. No entanto, sem a certeza de que isso será feito pelos convidados.

Outra forma menos deselegante é não indicar nenhuma lista de presente. Assim, quando os convidados perguntarem para a assessora qual o melhor presente, ela educadamente sugere dinheiro. O importante é sempre deixar em aberto o valor que será presenteado.

A dica final, para receber o presente em dinheiro, é abrir uma conta bancária específica para este fim. Evitando que o dinheiro seja gasto de forma corriqueira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *