Como Organizar um Casamento – Check List

Noivas de plantão: sabemos que organizar um casamento não é tarefa fácil. É cansativo, dá trabalho e sempre surge o medo de tudo não ficar como o desejado em um tempo hábil para a festa. O maior evento do ano e um dos maiores de sua vida precisa ser perfeito, por isso todos os cuidados são necessários. Um check list para saber como planejar um casamento é crucial.

check list de casamento completo

Como organizar um casamento em 6 meses

Muitas noivas planejam seu casamento por uma vida inteira, começando a unir escolhas em um caderninho quando acontece o primeiro beijo no namoro. Lógico que quanto antes começar melhor, mas não precisa ser assim, tão antecipadamente. O mais indicado pelos especialistas é começar quanto antes melhor, se possível um ano antes já escolhendo a data e verificando a disponibilidade do lugar na agenda. Mas em seis meses dá para fazer e, se você tiver sorte, a data vai estar em aberto na casa de festas, igreja ou seja qual for o local.

como organizar um casamento

Começar antecipadamente tem algumas vantagens, e uma delas é o baixo custo de alguns produtos. Comprar vestidos sem pressa garante um melhor preço e casas de eventos costumam dar desconto a quem paga antecipado e com algum tempo antes da data. Os apressados podem pagar até 50% a mais no valor de alguns produtos, como lembrancinhas pela pressa na produção artesanal ou em gráficas, bolo e produtos relacionados.

lista de casamento pronta

Também garante um melhor alívio na agenda. Nada pior que noivos trabalhando e correndo atrás de material para festa de casamento, não é mesmo? A paciência permite pesquisa de preços, melhores escolhas e qualidade de serviço. Quanto mais você provar seu vestido, por exemplo, mais terá tempo para perceber defeitos e fazer os ajustes devidos.

Se não houver dinheiro disponível e for preciso fazer uma economia para o evento, o melhor é começar o quanto antes, como um ano e meio a dois anos, período considerado confortável para uma poupança mensal para o evento. Dependendo do porte da festa, será preciso guardar bem antes para não entrar em desespero e deixar itens básicos de fora. Já pensou chegar no mês do casamento e não ter grana para investir no vestido? Um detalhe bem importante, não?

Festa de casamento passo a passo

  1. O lugar – Por onde começar a organizar um casamento? Seria uma boa dica, como frisamos acima, na escolha da data e busca do endereço. Isso pode ser feito um ano antes sem nem mesmo pensar em que cor será o evento. Muitas casas de festas são lotadas por dois anos de antecipação, e começar antes é o melhor. Escolha um endereço viável para ao menos 70% dos convidados, bem como os próprios noivos.como planejar um casamento
  2. O buffet – espaços oferecem buffet ou não, mas você precisa decidir sobre qual o melhor com antecipação. Peça prova de doces, salgados e jantar para ter certeza da qualidade do serviço. Referências de quem já usou o serviço é sempre importante.como organizar um casamento passo a passo
  3. O vestido – escolher o traje tanto para ele como para ela perfeito demora, por isso é indicado buscar a roupa do evento paralelamente a qualquer item. Eventualmente você pode encontrar o vestido perfeito de primeira, mas pode também visitar diversas lojas. A busca pode demorar, por isso comece o mais rápido possível e quando estiver em condições.E não se engane: roupas masculinas também não são fáceis de encontrar. A dificuldade aumenta se forem números especiais, como acima de 48 e abaixo de 40. Quanto mais cedo se começar a pesquisa para compra ou aluguel, melhor ainda.guia de casamentoComprar pronto, alugar ou encomendar a uma costureira são escolhas diferenciadas no prazo. Se for alugar, tente reservar antes e faça algumas ligações alguns meses antes e visite o vestido para ter certeza que ele ainda existe e está em boas condições 40 dias antes da festa.
  4. Decoração – alguns itens são da casa de festa, como toalhas de mesa, outros são por sua conta, como flores, arranjos e afins. Comece a procurar por tais produtos ao menos quatro meses antes do evento, sempre buscando comparação de preços. Este é um dos pontos onde o mesmo produto diverge bastante de preço, podendo ficar 200% mais caro dependendo de sua urgência e de uma falta de ‘garimpada’ nas lojas.planejando o casamento
  5. Filmagem e fotografia – precisa ser antecipada em ao menos quatro meses a marcação da data também. Os melhores profissionais costumam ter a agenda lotada. Dica: verifique o portfólio e peça indicações antes de contratar o serviço, com contrato e todos os itens descritos incluídos no pagamento.
  6. Lembrancinhas – dependendo de qual seja e quantos forem, ao menos 60 dias de antecipação é crucial para um artesão produzir sua encomenda com margem de segurança.
  7. Convites – devem ser entregues 30 dias antes da festa, por isso deve ser planejada ao menos 90 dias antes da festa. Se for encomendar, faça uma boa pesquisa de preços, pois gráficas costumam divergir nos valores com a mesma qualidade e papel. Também peça uma prova para ter certeza do resultado da impressão.
  8. Lista de presentes de casamento – deve ser entregue no mesmo dia do convite, por isso precisa ser planejada 60 dias antes.
  9. Escolha das madrinhas – faça a escolha e lance os convites ao menos seis meses antes, quando começar a planejar a festa. Precisa-se também escolher damas de honra neste período, para dar tempo para os convidados se prepararem.lista de preparativos para casamento
  10. Enxoval – você vai precisar começar o mais rápido possível, comprando aos poucos ou em apenas um dia. Os custos são altos, então pode-se avaliar uma economia mensal por ao menos um ano de antecipação do casamento. Se valores não for o problema, dois meses antes do casamento dá para fazer sem pressão, com compras apenas quinzenais.
  11. Dia da noiva a preparação da noiva deve ser marcada antes do evento, ao menos dois meses antes. Procure também pelos produtos a serem usados em cabelo e maquiagem neste período se for fazer sozinha.
  12. Música e iluminação iluminação pode ser um item incluso na casa de festas, mas tenha certeza disso antes. Também busque por um dj ou banda com ao menos três meses de antecipação para garantir a data.preparativos para casamento

Dicas para sua festa de casamento dar certo

dicas para te guiarJamais se esqueça de assinar e levar copia de todos os contratos para casa. Isso garante não apenas a boa prestação do serviço, mas ressarcimento ao final da festa se algo não for levado. Algumas quebras de contrato por parte da prestadora lhe rendem uns bons reais quando acontece.

Ligue para todos os contratados envolvidos ao menos 30 dias antes da festa e os relembre do seu evento. Esquecimentos acontecem, agendas se perdem ou somem do computador e isso garante um reforço em seu novo e sua festa. Não custa nada algumas ligações e previne eventualidades, dando aos noivos tempo para procurar algum outro prestador.

dicas finais de como planejar um casamento

Nome no mercado nem sempre é qualidade. Muitos buffets e floristas são renomados, cobram diversos zeros no pagamento mas não são bons. Procure sempre por referências e peça indicações em lojas de confiança também, pois vendedores conhecem bastante prestadores de serviço para casamento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *