Como Fazer Lembrancinhas de Casamento: Ideias e Modelos

Lembrancinha de casamento é um daqueles itens do ‘grande dia’ que não pode faltar. O que você acha de ir para uma festinha dessas e não levar um mimo para casa? É constrangedor hoje em dia ter um evento sem os pequenos objetos (ou grandes, depende da noiva), para levar de recordação. O tradicionalismo pede, mas também é divertido escolher, pensar e preparar os pequenos objetos a serem dados a seus convidados ao sair da festa. Não pode faltar mesmo!

Mas as duvidas são grandes: como fazer? O que entregar? O que é mais bacana e diferente? Qual o custo disso? Podemos ajudar em alguns pontos e te indicar ‘o caminho das pedras’.

Como fazer lembrancinhas de casamento passo a passo

A escolha da lembrancinha

Primeiro você precisa escolher o que vai dar mesmo antes de pensar nos gastos e quem vai fazer. E o que dar? Há diversas opções no mercado, desde os mais tradicionais doces bem casado com embalagem de luxo até sapatos inteiros. O tema da lembrancinha de casamento não precisa mesmo ser igual ao da decoração de casamento, mas pode ter uma relação. Exemplo: se sua decoração for branca e prata, algo com as mesmas cores seria interessante, mas não regra.

O bacana da lembrança é que ela pode ter um tema totalmente independente do evento. Sua festa pode ser temática e ao final você dá um par de sandálias estilo Havaianas com o nome dos noivos. Não há nem regra e nem relação obrigatória quanto a escolha do produto, apenas sua imaginação para fluir e escolher o que mais te agrada.

Sugestões tradicionais de lembrancinha de casamento:

  • bem casado em caixa transparente, madeira ou papel resistente
  • biscuit com reprodução dos noivos

    Bicuit dos noivos
    Foto por Jeff Belmonte em Flickr
  • vaso de flores com data dos noivos no vaso adesivadacomprar-lembrancinhas
  • sachês perfumados
  • caneca com fotografação dos noivos

    Xícaras personalizadas
    Foto por liquene em Flickr
  • garrafa de vinho adesivada com a data do evento

    Garrafa de vinho personalizada
    Foto por AdamSelwood em Flickr
  • sandálias estilo havaianas (já foi uma lembrancinha criativa, mas se tornou comum)Sandálias para casamento

Sugestões criativas para lembrancinhas de casamento:

  • caixinha de sabonete artesanal
  • vela aromática

    Velas aromáticas
    Foto por Mariko Photo em Flickr
  • taças de champanhe para casal embaladas em caixa transparente

    Taças para casamento
    Foto por tanya_little Photo em Flickr
  • jogo de xadrez com personagens de um casamento, como sogra, genro, convidados e madrinhas como peças. O custo é alto, mas será bem divertido e uma ótima peça decorativa.

    Xadrez para os convidados
    Foto por bigmick Photo em Flickr
  • Kit de banho para casais: uma caixinha com hidratante, shampoo para viagem e sabonetes para ele e ela usarem, atendendo a todos os seus convidados

    Sabonetinhos com cheirinho
    Foto por soapylovedeb em Flickr
  • mini buquês – com flores artificiais, crie buquês para todas as suas convidadas e uma lembrancinha apenas para eles depois. Assim todo mundo vai ter conseguido ganhar seu buquê e pode casar em breve.

O número de lembrancinhas

Jamais liste suas lembrancinhas pelo número exato de convidados. Por dois motivos: algumas podem ser danificadas e convidados surpresas sempre surgem, por isso se conta com a margem de segurança de ao menos 10 itens. Quanto mais o evento, maior será a quantidade de lembrancinhas extras.

A encomenda

Você mesmo vai fazer ou vai contratar o serviço? Se for fazer, comece ao menos três meses antes para ter certeza que vai dar conta. Lembre: o casamento vai ter muito mais itens que seus presentinhos de fim de festa e você precisa de tempo para o artesanato.

Presentes dos noivos
Foto por _e.t em Flickr

Se for encomendar, trate de encontrar uma prestadora de serviço o quanto antes. Muita gente casando, muitos brindes sendo feitos para eventos e dependendo da data, conseguir uma empresa de qualidade vai dar trabalho. Peça amostras antes da entrega para ter certeza que o trabalho está conforme o desejado, ou terá mais problemas ainda.

Onde colocar

Geralmente as lembrancinhas ficam em cima da mesa em um local separado. A casa de festa pode designar alguém para dar aos convidados, ou você pode deixar uma pessoa de sua família por perto. Convidado sempre adoram levar seus brindes antes, ok? Uma boa dica é guardar a maior quantidade e deixar apenas algumas para organizar o espaço.

Lugar especial dos presentinhos
Foto por Mary Witzig em Flickr

Lembrancinha de casamento fácil de fazer

Para quem está buscando alternativas de lembrancinhas de casamento baratas, é uma boa dica investir em alguns modelos interessantes de fabricação artesanal. Uma boa dica são corações de feltro, simples, de costuma manual e podem ficar bem chiques e com glamour dependendo da cor e como você vai embalar.

Outra dica é porta jóia ou caixa guarda tudo de madeira MDF. A maior parte das lojas artesanais vendem caixinhas de madeira e você precisa apenas pintar e decorar a seu gosto. Com pedras coladas e um bom revestimento, o item fica bem interessante.

Velas aromáticas também são simples de fazer e com bons resultados. Dá para incrementar bastante com folha de papel transparente ou criar caixas divertidas e artesanais também.

Mini hidratante também é uma boa pedida. Basta investir em mini garrafas e dá até para particionar um hidratante de boa marca. A ideia do mini perfume importado popular também é uma boa dica, mudando a etiqueta do perfume original já repartido nas novas embalagens para a data do seu casamento.

Lembrancinhas para convidados
Foto por kristin_a em Flickr

Cupcakes também são relativamente fáceis de serem feitos e estão super na moda. Invista em uma bela embalagem transparente, um adesivo com o nome dos noivos e a data e decore com algo durável mesmo em temperaturas mais quentes. O cupcake precisa estar inteiro se seu casamento for no verão, por isso pasta americana é uma das decorações mais indicadas. O custo é mais baixo que uma boa parte das lembrancinhas tradicionais.

Gostou das ideias? Quer mais alternativas? Então algumas dicas para se inspirar aqui e aqui também!

 

4 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *