Como Fazer Convites de Casamento Passo a Passo

Existem duas grandes vantagens de fazer convite de casamento artesanal: você não terá os custos de mão de obra e poderá também dar um toque ainda mais pessoal ao seu convite. Além de entregar um lindo item da organização de casamento em mãos, será algo com amor, carinho e feito por suas próprias mãos. As pessoas sabem quando valorizar isso.

como fazer convites de casamento em casa

Mas aprender a como fazer convites de casamento não é tão simples, dependendo do modelo. Você precisa escolher algo que realmente possa fabricar, imprimir e ter um produto de qualidade em mãos. Não vale a pena perder tempo e sair tão caro quanto em uma gráfica com a quantidade de erros cometidos na impressão. Mas para um modelo simples, com envelope tradicional de eventos e uma arte básica, não tem qualquer problema.

como fazer convites de casamento gratis

Fazer ou comprar pronto depende do modelo desejado mesmo. Todos os modelos impressos são simples de fazer e bem práticos, desde que se esteja com a impressora apropriada. Com os modelos de convite para festa mais complexos, incluindo aplicações, pode ser até mais barato encomendar em uma gráfica pelo valor da folha.

O passo a passo para fazer convites de casamento

como fazer convites de casamento passo a passo

  1. Para ter uma arte de qualidade para impressão, você vai precisar de um programa de edição de imagens e artes gráficas, alguns programas para fazer convites de casamento mais famosos são o Photoshop e Corel Draw, mas há diversos bem usados e simples de mexer. Deve ter também em casa uma impressora de alta qualidade e com cartuchos relativamente novos para não ter falhas (listras de outras cores e tons mais caros). Impressoras a laser são as mais indicadas, mas apenas uma opção.
  2. Faça uma arte simples para apenas depois ir incrementando. Escreva o nome dos noivos, talvez uma frase para deixar o convite ainda mais simples e não esqueça dos dados cruciais: dia, hora e local do evento. Se cerimônia e festa forem em locais separados, escreva a hora de cada um e os devidos endereços.
  3. Feita a arte, faça um teste com uma folha de papel para saber como vai ficar. Pode ser necessário escurecer algumas letras ou aumentar e diminuir. Visualizando no papel sempre é melhor para ajeitar os pequenos detalhes.
  4. Alguns programas de edição oferecem frente e verso para criar, como o Corel. Em outros, não tem problema: imprima uma página, vire o papel e imprima o outro lado.

programa para fazer convites de casamento

Papel para convite de casamento

papel para convite de casamento

A escolha do papel de convite de casamento é o que vai tornar o item muito simples ou muito nobre. Pode-se imprimir em folha de papel comum, mas a mesma arte fica muito mais bacana e bem mai chique quando o papel correto for escolhido. E isso independe do tipo de festa de casamento, a menos que seja um convite temático e com as mesmas cores da festa.

Modelos de papeis para fazer convites de casamento

Para convites, a gramatura indicada do papel (sua grossura) deve ser de ao menos 90 gramas para ter um convite durinho e não facilmente dobrável. Caso tenha senhas, elas podem ser feitas do mesmo material. Os tipos de papel para convite de casamento mais usados são:

  • Papel cochê – é um dos mais usados pelo baixo preço e boa qualidade. Dá uma acabamento extremamente brilhoso, sendo comparado ao papel fotográfico na qualidade.
  • Papel fotográfico – o mesmo usado para impressão de fotos. Sua vantagem é apenas ser usada com artes com fotos, dando um melhor acabamento e facilitando o uso em quadros e porta-retratos. Mas é preciso uma impressora muito boa para o convite feito em casa sair de boa qualidade.
  • Papel casca de ovo – as ondulações do papel tornam a arte mais fina. Quanto mais grosso ele for, mais será comparado a um convite de luxo e tem uma textura muito bacana. Como só tem textura em um dos lados, não serve para quem for escrever nas duas faces.
  • Papel linho – feito com entrelaçados em apenas uma das faces, a que deve ser usada para impressão. Não serve para quem for escrever dos dois lados.
  • Texturizado off-white – tem auto relevo discreto e é amplamente usado por gráficas. É uma boa pedida para quem for usar cores como dourado e prateado em texto.
  • Papel ouro platino perolado – a folha de papel tem um tom escuro, por isso muito cuidado na cor da letra para ficar bacana. É mais usado em gráfica pela alta qualidade de impressão exigida, mas pode ficar bacana quando feito em casa.
  • Papel de seda – parede bastante com o tecido e tem a mesma textura, podendo ser usado para aplicar na parte externa da peça como um acabamento. Há modelos ultrafinos e transparentes para impressão que são super chiques e luxuosos, ótimos para imprimir em casa até mesmo em impressora do tipo jato de tinta.
  • Color Plus – barato e simples, colorido e com textura em linhas. É um dos modelos mais usados para quem vai fazer convite de casamento em casa.

Envelopes para convite de casamento

envelopes para convites de casamento

A quem apenas dobre, amarre com uma fita e entregue seu convite de casamento em mãos. Dependendo do acabamento, o modelo fica bem nobre. Mas para quem quer ir pelo básico para não errar, o modelo janela em papeis mais finos ou coloridos é uma boa indicação também. Ele lembra um envelope de carta, mas com uma aba bem maior, tornando o item diferenciado de qualquer modelo comprado em papelaria comum. Outros modelos conhecidos são:

  • Envelope aspen – com uma abertura frontal para colocar o nome dos noivos ou alguma imagem que desejar, lembrando um cartão comemorativo, pois tem que abrir para ver o que tem dentro.
  • Envelope de carta colorido – há versões mais nobres dos tradicionais envelopes para mandar pelos correios, com variação de cores e tamanhos que servem bem para os convites mais simples.
  • Modelo onda – com uma quebra em formato de onda na abertura, papel mais fino ou mais grosso.
  • Catavento – ele abre em quatro abas, ótimo para quem quer uma arte mais simples e ao menos tempo chique.

fazer-convite-de-casamento-online

evelopes para convites de casamento passo a passo

Modelos de envelopes para fazer convite de casamento online

 

Convites de casamento para baixar

Buscando ideias ou quer um modelo pronto? Temos algumas dicas de site com modelos de convite de casamento para baixar em seu computador e apenas colocar o nome dos noivos. Você pode mudar algo na arte para não ficar igual em alguns casos.

  • http://www.clipartlogo.com.pt – o site português oferece boas dicas de artes para convites dos mais diversos eventos sociais, com molduras apenas ou a arte completa.
  • Aqui também é outro site com muitos convites de casamento para download (ele é em inglês mas o tradutor vai te ajudar! – basta clicar no link). Neste site é muito fácil de fazer convite de casamento online, você pode personalizar, escrevendo o que quiser, escolher cores e formas e depois de pronto é só imprimir!

 

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *