Como fazer um Chá de Panela Passo a Passo

O chá de panela ou chá de cozinha é um dos eventos pré-casamento mais bacanas e divertidos. A noiva, com suas amigas e parentes, reúne-se alguns dias antes do casamento para curtir um pouco e receber seus presentes. Existem algumas regras sociais para o evento, mas a maior parte dos noivos modernos estão fazendo tudo bem solto e a seu jeito e isso é o mais legal.

É importante frisar: chá de panela e lista de casamento não são a mesma coisa. Você pode fazer uma só, e neste caso pode colocar presentes mais robustos e caros no chá de panela. Se fizer os dois, peça itens diferentes e para o resto do lar na lista de casamento. Mas a regra é clara: chá de panela deve ter apenas itens da cozinha. Eletrodomésticos e decoração ficam na lista de presentes de casamento. Além disso existe também o chá de lingerie!

Como organizar um chá de panela passo a passo

No post de hoje ensinaremos com detalhes como fazer um chá de panela.

Lista de convidados

O primeiro ponto na hora de organizar um chá de panela, é listar as pessoas a aparecerem. Existe uma regra de convidar todos os presentes no casamento, mas não é obrigado. Você pode buscar os mais íntimos e os mais próximos.

chá de panela divertido

Local

Há noivos que fazem do chá de cozinha um pré-casamento, e por isso investem em um espaço maior e fazem um evento com festa e bebidas mesmo. Se tiver muita gente, pode ser indicado alugar um espaço mesmo. Se não, a festa é mais íntima e sem vestidos formais e pomposidades, por isso pode ser feita em casa ou no máximo um salão de festa de seu condomínio se for possível. O local será determinado pela lista de convidados e como você quer organizar o evento, se mais amplo e decorado ou apenas uma reunião com os amigos.

A hora, depende: há quem prefira a tarde por não ser festa, mas há quem queira fazer um evento com música e dança, por isso seria mais indicado à noite. Um chá de panela na parte da tarde é o mais comum.

Chá de panela a noite

Quando fazer também varia de acordo com a disponibilidade da noiva. Se ela for fazer chá de cozinha e lista de casamento, faça o chá dois meses antes. Serão muitos gastos e é deselegante unir os eventos com apenas dias de diferença. O período de 30 dias entre um e outro é o mais comum e dá para seus convidados se organizarem.

Lista de presentes

Comece a pensar na lista assim que firmar o número de convidados. Devem estar na sua listinha apenas itens de cozinha, como panelas, colheres, taças, copos, luvas para forno, jogo de pano de copa, taças, dentre outros. Dá para escolher itens bacanas. Tente diferenciar nos valores se seus convidados possuem salários diferentes. Nada se subir o nível demais ou descer demais com o preço dos presentes. Vá de acordo com seu público. Apenas não explore na escolha, em especial se for fazer uma lista de casamento também.

dicas de chá de panela

A maneira de fazer a sua lista de presentes também varia de acordo com o contato que a noiva possui com os convidados. Se forem todos usuários de redes sociais, deixe um aviso postando a lista em privado ou mande por e-mail. Deixar em uma loja de fácil acesso para todos na cidade é uma forma prática. Muitos estabelecimentos comerciais fazem a entrega dos produtos na casa dos noivos quando a lista estiver finalizada.

Convites

Tem como fazer um chá de panela sem convite? Claro que não! Feita a lista de convidados e definido local e hora, é preciso elaborar um convite. Este pode ser feito de diversas formas, como em uma gráfica, comprado pronto e apenas preenchido, virtual ou em artesanato. Vale aqui a sua criatividade e seu desejo de investir no evento. Quanto mais chique for o convite, mais caro vai ficar.

Dicas para convites

Não é necessário um convite muito caro para este tipo de evento. Isso porque o casamento é seu evento importante para o período, e isso é apenas uma forma de celebrar a entrega de presentes.

Decoração

Investir muito na decoração de chá de panela é um erro. Como dissemos acima, o casamento já irá gastar suas energias e ele deve ser o evento mais importante do calendário para os próximos meses. Imagine a gafe de ter um chá de panela mais bonito e mais caro que o casamento? Não rola, não é mesmo?

Fazendo a decoração

A decoração deve ser simples, com uma toalha bacana e algumas firulas em cima da mesa. Os próprios doces e salgados irão complementar o visual. E claro caso você esteja planejando fazer um chá bar não perca as dicas sobre decoração de chá bar!

Cardápio do chá de panela

Servir alguma coisa com tanta gente reunida é importante. Mas o que servir? Não é um casamento, portanto, retire de sua lista jantar; mas alguns comes e bebes é bacana. Podem estar na sua lista: refrigerantes, sucos, doces de aniversário, alguns salgados e um bolo especialmente decorado para o chá de panela.

Comidas do evento

Lembrancinhas

Este é um dos pontos mais legais do evento, por isso é difícil abrir mão. Seria uma boa dica investir em itens mais baratos, pois haverá muitos gastos já no casamento. Mas dá para criar bastante coisa, como miniaturas de panelas em biscuit, fogões em plástico de criança com o nome dos noivos, colheres de pão pequenas, dentre outros.

Lembranças do chá de cozinha

Brincadeiras

Esta ocasião é muito apropriada para se fazer várias brincadeiras engraçadas, divertidas e criativas com a noiva e as suas convidadas. O chá de cozinha é um momento de descontração e alegria que pode ficar ainda melhor quando se programam brincadeiras entre as presentes. Aqui no site damos várias dicas para você organizar isso, além é claro de ideias para as prendas, que funcionam como um “castigo” e que sempre proporcionam boas risadas.

Chá Bar

Como fazer um chá de panela você já sabe, mas Chá de panela tem homens? Agora resta responder a uma grande dúvida das noivas modernas. A resposta é sim, mas apenas se quiser. Os chás de panelas tradicionais há 20 anos tinham apenas mulheres, sobretudo as amigas da noiva, mãe e sogra em um mesmo espaço. Mas hoje em dia o evento é tratado como uma reunião de parentes e amigos, uma festinha com comes e bebes, e muitos noivos trazem seus amigos para participar da comemoração (e não esqueça que você também precisa dos convites e lembrancinhas!). É ainda mais legal por que tem mais presentes, não é mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *