Como Fazer um Buquê de Noiva: Passo a Passo!

Fazer o próprio buquê de noiva é algo prático, não é complicado e ainda deve adicionar criatividade e estilo na cerimônia vindos da própria noiva. Afinal, quem não quer algo único e do jeito que você sempre sonhou, não é mesmo? Não é complicado de fazer e a noiva poderá ter mais um motivo para se orgulhar de sua festa de casamento.
como fazer um buque de noiva simples
Para aprender a como fazer um buquê de noiva, primeiro pense no projeto como todo. Dê uma boa olhada em revistas, fotos em nosso site e em álbuns de amigas para ter mais ideias e criar seu buquê independente de qualquer um. A melhor forma de criar uma obra de arte é observando trabalhos e criando um repertório visual. Você só vai conseguir fazer algo melhor se ao menos conhece os ruins, não é mesmo?
como fazer um buque de noiva redondo
Ao começar a aprender a como criar um buquê de noiva, não pense apenas nas flores, mas também no formato, as fitas para um alargamento adicionado, se houver. Para o grande dia da cerimônia de casamento, tudo é seu e do seu jeito. Pense no buquê dos sonhos e no que você gostaria de ter nas mãos e a partir dai siga com seu projeto.
como fazer um buque de noiva passo a passo

Como fazer um buquê de flores para noivas passo a passo

Escolhendo as flores

Esta é a parte mais complicada. Que flores usar? Que cor elas devem ter? Um tipo de flor ou mais de um? Tudo depende tanto do tipo de evento como do gosto da noiva. O buquê pode ter destaque no visual e ser complementar à decoração, como com o uso de roxo se a festa tiver a mesma cor, mesmo com um vestido completamente branco. Pode também ter cores claras para garantir a unicidade do visual da noiva, como rosas em cor creme ou brancas, tradicionais e sempre bem vindas neste acessório crucial.
como fazer um buque de noiva cascata passo a passo

Se for optar por uma cor só, nada mais que simples que apenas escolher a flor. Se for usar mais de um tipo de flor, escolha flores com cores para complementar sua decoração de casamento e cores do casamento bem e algumas que também se complementam para criar a matriz. A flor principal deve ter uma base de tronco resistente para criar uma fundação em seu buquê.

Preparando as flores

  1. Depois de cortar cada flor com cuidado de sua planta ou comprá-las já desta forma em uma floricultura, retire todos os espinhos, folhas ou pétalas e deixe o caule nu. Seja muito cauteloso para perder as flores em suas mãos.
  2. Corte todos os caules da mesma altura, mas deixe um comprimento para evitar erros e depois o buquê ficar muito curto para segurar. Quanto mais longo, melhor e mais confortável para carregar na mão.
  3. Depois de limpar tudo, coloque as hastes das flores em água corrente. Dedique um pouco mais de tempo a lavar a parte de baixo e hidratar a planta.

Coloque as flores em um vaso com água

Encha um balde até a metade com água fria. Coloque as flores com os caules já cortados no balde até que estejam prontos para o uso.

Organizando o buquê

Pegue quatro flores com a cor primária (a principal, se escolher um buquê colorido) e as coloque juntas, em formato quadrado para criar as bases para o centro do buquê. Segure as flores do ramalhete com apenas uma mão e vá pegando flor por flor para ir preenchendo os espaços laterais. Você terá assim quatro flores centrais e as demais vão complementando o desenho. Vá movimentando as plantas sem apertar muito para que elas não se estraguem quando estiverem juntas.
fotos de cores lilás no bouquet de noiva
Esta forma acima é apenas uma estrutura básica de como fazer um buquê de noiva. Existem diversos formatos que você pode seguir, como:

  • Clássico amarrado – todas as flores são unidas e amarradas juntas entre si, para ficarem firmes na mão.
  • Bola de futebol – as flores são circulantes, colocadas em círculos para dar um efeito listrado diferentes.
  • Cascata – a base do buquê é maior as armações vão diminuindo em tamanho, como se fosse uma bola. Há diversos níveis na organização das flores.
  • Nosegay – típico dos casamentos renascentistas, esse estilo tem todas as flores cortadas com comprimento igual e amarradas por uma pequena e fina fita, formando um cone na base para firmar as flores. Parece um buquê feito ao acaso e por isso é bem elegante.

Prenda as flores

  1. Seque as plantas com uma toalha para poder começar.
  2. Fixe o buquê a partir da parte do caule em que as flores finalizam e as hastes começam o agrupamento por uns 8 a 10 cm abaixo das flores. Para isso, pode-se usar fita floral ou elásticos. Firme bem a primeira fita enrolando bem juntinho.
  3. Coloque agora uma segunda fixação de aproximadamente 5 cm acima do fundo do hastes. Mantenha os caules juntos e bem firmes enquanto amarra para garantir a sustentação.

Finalize o buquê

Depois dos caules amarrados, use um cortador de plantas para cortar a ponta de forma reta, onde os caules se encontram.
modelos de bouquet de noivas natural
Você pode ainda passar uma fita de cetim ou colorida na parte de baixo ou laços para ornamentar. Esta parte fica pelo gosto da noiva, mas com cuidado para combinar com o restante da peça.

Preserve o buquê na geladeira

O buquê de noiva deve ser feito sempre um dia antes no máximo, se forem usadas flores naturais. Deixe na parte de baixo, se possível na gaveta de verduras, assim que ele estiver pronto para dormir por lá e só ser retirado uma hora antes do casamento. Isso garante a beleza das flores durante a cerimônia.

Buquê de noiva artificial ou natural?

Imagem de buquê de noiva artificial
Hoje os dois são aceitos, mas fica também a cargo da noiva. O artificial tem a vantagem de dar menos trabalho para ser feito e garantia de que continuará ainda bonito mesmo depois de dias, por isso pode ser feito muito antes. Já o natural tem aroma e o frescor das plantas e fica mais bacana quando se usa flores naturais em toda a decoração e o acessório será usado para combinar com ele. As duas formas são bem aceitas e há plantas artificiais tão lindas hoje que é difícil saber o que veio da natureza e o que foi comprado pronto.

2 Comments

  1. amei todas as dicas,gostaria de mais ideias,voces poderiam mandar mais ,ok ! obrigada.meu casamento sera dia 22 deste mês de agosto e estou meio perdida ,com os preparativos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *