Como escolher os padrinhos de casamento?

Amigos pra toda hora, os padrinhos de casamento são fundamentais no Grande Dia e fazem toda a diferença!

padrinhos de casamento padrinhos-de-casamento
Foto: Manuk Foto Video

Como escolher os padrinhos de casamento? Respondemos as 5 dúvidas mais frequentes sobre o assunto!

Se tem uma tarefa difícil, porém necessária para todo casal de noivos durante os preparativos para o casório, essa  tarefa é a de escolher os padrinhos de casamento. Estamos falando de uma decisão muito importante tanto para quem casa quanto para quem é convidado para abençoar a união do casal!

Talvez por isso, essa missão se transforme frequentemente em um verdadeiro dilema para quem está prestes a dizer o “sim”. Quem e quantas pessoas convidar? Tudo bem se for alguém da família? Devo chamar a amiga de infância com quem já perdi o contato? Essas e outras perguntas clássicas que toda noiva já viveu vamos responder a seguir neste post. Confira!

1. Padrinhos de casamento: qual a função?

Antes de tomar qualquer decisão, é preciso entender qual é a finalidade real dos padrinhos nessa história toda. Se você pensa que ser padrinho ou madrinha se resume unicamente a participar do cortejo nupcial ou usar trajes padronizados, está bem enganado: a função principal deles é estar disponível a qualquer momento antes do casamento, dando todo suporte durante o período de preparação (inclusive organizando festas de despedida e chás de panela, de lingerie e o que mais decidirem para o casal!)

Os padrinhos de casamento continuam sendo importantes depois do casamento e se tornam uma espécie de conselheiros e apoiadores do casal na vida a dois. Por isso, é tão importante que vocês já tenham uma ligação única e especial com eles.

Confira também ótimas Ideias de celebração com os padrinhos na véspera de casamento

padrinhos de casamento padrinhos-de-casamento
Foto: Raconteur Photographer

2. Qual a quantidade ideal de casais de padrinhos de casamento?

Essa questão costuma levantar controvérsias, já que casamentos com muitos padrinhos acabam por tornar o cortejo maçante para os demais convidados. Por isso, há que se levar em conta tanto o tamanho da lista de convidados + o tamanho disponível no altar.

Você pode convidar quantos casais desejar, mas não precisa deixar sua cerimônia ser confundida com procissão (risos). Quanto menor o local, menos pessoas você poderá convidar – afinal, não fica bonito um altar muito lotado e é preciso planejar o equilíbrio do ambiente desde o primeiro impacto do seu casamento.” , opina a cerimonialista Bruna Guimarães.

Não deixe de ler Ideias bacanas para as fotos com os padrinhos!

foto padrinhos de casamento padrinhos-de-casamento
Foto: 18 Elementos

3. Posso chamar algum familiar?

Não há regras neste caso! No final de tudo, a regra máxima que rege a escolha dos padrinhos de casamento é a do bom-senso. Assim, pouco importa se serão parentes ou amigos – o importante, como dito acima, é que sejam pessoas extremamente queridas pelos noivos. Não existe obrigatoriedade na proporção amigos x familiares entre os padrinhos, e cabe aos noivos analisar cada caso para que não se crie alguma saia-justa com ninguém.

Leia ainda Saia justa envolvendo padrinhos e madrinhas | Bel responde

padrinhos posando selfie
Foto: Fabio Penna

4. Devo chamar a amiga de infância com quem já perdi o contato?

Se você não tem mais nenhuma intimidade ou relacionamento com ela, não há por que incluí-la como sua madrinha. O mesmo vale para o homens e seus respectivos melhores amigos! A ideia aqui é escolher seus convidados de honra, ou seja, pessoas que ocupam um lugar especial na vida do casal. Não faz sentido convidar alguém só porque em um passado distante ela foi importante, mas já não é mais.

Confira também: 12 fotos para tirar com as madrinhas

foto madrinhas de casamento madrinhas-de-casamento
Foto: SB Creative Co

 5. Os noivos precisam ter a mesma quantidade de padrinhos?

É o mais comum, mas pode acontecer de um dos noivos ter mais o potenciais padrinhos que o outro. Neste caso, é muito comum que se “doe” um ou mais padrinhos para completar um dos lados. Vale lembrar que o casamento nada mais é que um dos grandes projetos que você e o seu amor terão pela frente, então é sempre importante conversar e se colocar no lugar do seu par seja qual for a situação.

Já os padrinhos, durante a festa, devem estar ligados e à disposição dos noivos: “É importante estar focado na celebração, ser gentil com todos os demais convidados, estar sempre disponível para fotos e ajudar aos noivos caso eles precisem“, explica a cerimonialista Rafaela Barcelos.

Tome nota das nossas  dicas para 2018: cinco tendências para casamento!

noivos e padrinhos de casamento padrinhos-de-casamento
Foto: Kait Photography

Já decidiu quem vai convidar para ser seu padrinho ou madrinha de casamento? Então confira sensacionais Convites para Padrinhos de Casamento: 10 Ideias Criativas!

 

Sobre o Autor
Avatar
Izabela é uma jornalista recém-casada fã de decoração, design, plantas, animais e comida gostosa - se possível, tudo isso com uma trilha sonora bem relax de fundo! Ela vê nos pais, casados há 32 anos, a certeza de que só mesmo o amor pode dissolver qualquer perrengue a dois. Se não fosse jornalista, certamente estaria no mato, cuidando de animais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *