Como escolher o buquê de flores para noivas: 5 dicas para acertar!

Saiba como escolher o buquê de flores para noivas com 5 dicas simples e práticas!

Buquê de flores para noivas buquê-de-flores-para-noivas
Foto: Atelier Alessandra Mitteldorf/ Rodrigo Cypriano

 

Um dos acessórios mais importantes e lindos das noivas é sem dúvida o buquê. Vem ver como escolher o seu!

Buquê de flores para noivas: aposte nestas 5 dicas

Quando pensamos no buquê de flores para noivas, devemos imaginar que o mesmo deve entrar em total harmonia com a produção escolhida, além de refletir a personalidade da noiva e estilo do casamento. Esta pode parecer uma decisão complicada, já que existem inúmeras espécies de flores e modelos de buquê em diferentes estilos, cada um mais lindo que o outro. Para facilitar sua decisão, separamos 5 dicas que irão ajudá-la a escolher o buquê perfeito, tornando seu look ainda mais incrível neste dia único e tão especial.

Descubra o Significado das 10 flores mais usadas no casamento

Buquê de flores assimétrico buque-de-flores-assimetrico
Foto: Chris Wojdak Photography

1. Seguindo o biotipo

Tanto a altura quanto o formato de seu corpo, são pontos que interferem diretamente nesta decisão, da mesma forma que interferiram na escolha do vestido, sapato e outros acessórios. Quanto a altura, noivas mais baixas devem optar por buquês menores, evitando que fiquem “escondidas” por trás das flores. Com as mulheres mais altas ocorre exatamente o contrário, já que buquês pequenos podem acabar se perdendo em meio à produção. Em relação ao formato do corpo, veja qual buquê de flores para noivas é indicado para seu caso:

  • Triângulo

São mulheres que possuem ombros largos e quadril estreito, sendo que em alguns casos, esta diferença fica ainda mais evidenciada por seios fartos e volumosos. A dica é alongar a silhueta, optando por buquês com flores distribuídas em diferentes alturas, como o cascata e os assimétricos.

  • Triângulo invertido

Como diz o próprio nome, este é o biotipo de noivas que possuem ombros estreitos e quadris mais largos, geralmente disfarçados com vestidos em modelo princesa ou evasê. Neste caso, a parte superior do corpo deve ganhar mais destaque, por isso são indicados buquês de maior volume, como os assimétricos, ou redondos e cascata compostos por uma quantidade maior de flores associadas com galhos e folhagens.

  • Ampulheta

Mulheres que apresentam busto e quadril com as mesmas proporções, além de uma cintura finíssima, podem usar todos os tipos de buquê. Nestes casos, vale seguir a dica em relação à altura: buquês pequenos para as baixinhas e grandes para as altinhas.

  • Retângulo

Este é o biotipo de noivas que possuem ombros, cintura e quadris com praticamente as mesmas proporções. Para evidenciar a cintura, são indicados modelos de vestidos com volume na parte inferior, como o princesa ou evasê, que podem ser complementados com buquês de diversos tipos.

  • Oval

Se apresenta a medida de sua cintura maior do que a dos ombros e quadris, a ideia é utilizar um buquê que ajude a alongar sua silhueta, como o cascata ou o assimétrico, que pode surgir com alguns galhos, flores e folhagens dispostos verticalmente.

Buquê para noivas biotipo oval buque-para-noivas-biotipo-oval
Foto: Anya Kernes

2. Combinando com o vestido

Assim como o penteado, sapatos e outros complementos, o buquê de flores para noivas, também deve harmonizar com modelo do vestido adotado para o casamento. Imagine que, ao pisar no caminho em direção ao altar, ele estará em suas mãos, se tornando uma das peças de maior destaque durante a cerimônia. Saiba como combiná-lo com o modelo que você escolheu:

  • Vestido princesa/com saia volumosa

Estes vestidos sugerem uma noiva clássica, elegante, pedindo buquês que passem esta mesma mensagem. São indicados os buquês redondos, cascata ou feixe.

  • Vestidos sequinhos/minimalistas

Estes modelos também possuem um cunho mais elegante, porém, com um toque de simplicidade. Neste caso, a noiva pode optar por buquês em estilo braçada ou desestruturados com flores em tons mais claros.

  • Vestidos em tecidos leves/rendados

Muito utilizados em casamentos nos estilos boho e rústico, indicam descontração e leveza. Para estes modelos, as melhores opções são os buquês desestruturados e silvestres, que podem surgir em grandes volumes, de acordo com o gosto e biotipo da noiva.

  • Vestido sem decote/com decote nas costas

Estes modelos sugerem que os buquês se tornem o grande destaque da produção, por isso, a noiva pode escolher qualquer tipo de buquê, desde que elaborado de uma forma sofisticada, com flores que chamem a atenção por sua beleza e originalidade, como, por exemplo, peônias e proteas.

Descubra quais são os 5 Passos para a Escolha do Buquê da Noiva Colorido

Buquê de flores com proteas buque-de-flores-com-proteas
Foto: Ryan Horban

3. Estação do ano

As estações do ano influenciam diretamente na escolha do buquê de flores para noivas, pois existem algumas espécies que desabrocham em apenas determinadas épocas do ano, diminuindo a chance de encontrá-las ou até mesmo fazendo com que apresentem valores muito elevados, dependendo da data escolhida para seu casamento. Você também deve levar em conta, que algumas flores são extremamente delicadas e não resistem a grandes temperaturas, por isso não são indicadas para casamentos celebrados durante o verão. Conheça quais são as mais indicadas de acordo com cada estação:

  • Primavera

Época onde tudo floresce, os valores são mais atrativos e a noiva pode escolher entre uma infinidade de espécies. Aproveite esta atmosfera para apostar em um buquê colorido, utilizando flores de diversos tipos, como margaridas, lavanda, rosas, mosquitinhos, complementadas por folhagens e plantas exóticas, como as famosas suculentas.

  • Verão

Esta é uma época que pede cuidados, na qual o buquê de flores para noivas deve se composto por espécies de maior resistência. Algumas das flores mais indicadas, são as proteas, astromélias, dálias, girassóis, cravos, gérberas e hortênsias. Uma boa dica é manter o buquê em um ambiente fresco, fora da ação do sol ou do vento, até o momento da cerimônia.

  • Outono

Durante o início do outono, ainda são encontradas flores típicas do verão, como o girassol e as dálias. Mas se marcou a data para o final desta estação, você encontra opções como as orquídeas cymbidium e cattleya, azaleia, dedo de anjo, perpetua e as singelas gardênias.

  • Inverno

Que tal trazer mais cor e aconchego em meio ao clima frio e chuvoso? Esta é a época das tulipas, anêmonas e callas, flores que podem se encontradas em tonalidades quentes e vibrantes. Você ainda pode investir em rosas, orquídeas e na delicada flor de cerejeira para compor um buquê de aparência sofisticada e arrebatadora.

Confira O buquê de casamento | Como escolher de acordo com a estação

Buquê de noiva com fitas buque-de-noiva-com-fitas
Foto: Nega Fulô/ LoveShake

4. Estilo do casamento

Não apenas as cores, mas também os tipos de flores que serão usadas, devem seguir o estilo adotado para sua celebração. Isto não quer dizer que as mesmas flores utilizadas na decoração, deverão fazer parte do buquê, muito pelo contrário. Esta deve ser uma peça única, elaborada para se destacar em meio a cerimônia e dar mais vida ao look da noiva. Veja quais são as flores mais adequadas para cada estilo:

  • Casamentos clássicos

Estes casamentos pedem buquês elegantes e sofisticados, como o redondo, feixe, braçada ou cascata. As cores podem passear entre tons neutros, ou apresentar o clássico dueto verde e branco. Entre as flores mais indicadas, se encontram as rosas, camélias, peônias, copos de leite e orquídeas.

  • Casamentos contemporâneos

Um dos estilos mais adotados entre casais modernos e descolados, as celebrações contemporâneas apresentam decorações que misturam tendências do mundo atual a mobiliário e peças em linhas retas, criando ambientes repletos de sofisticação e originalidade. Buquês que possuem certa simetria como os redondos ou feixe, com flores brancas e em tons pastel, são os mais indicados. Abuse de flores como tulipas, lírios, botões de rosas e ranúnculos.

  • Casamentos rústicos

Para este tipo de cerimônia, a noiva pode escolher entre  buquês assimétricos, silvestres, feixes, ou até mesmo uma enorme cascata composta por diversos tipos de flores e folhagens. Este tipo de celebração permite tonalidades das mais neutras às quentes e vibrantes, abusando das flores silvestres, mosquitinhos, lavanda, dálias e margaridinhas.

  • Casamentos boho

As celebrações boho apresentam uma grande mistura de estilos, oferecendo um clima leve e despojado, por isso, são indicados os buquês assimétricos e multicoloridos. Aproveite para inserir fitas, penas, galhos e outros detalhes para deixar a composição com um toque ainda mais interessante. Além das flores silvestres, espécies exóticas como a protea e a strelitzia, são utilizadas para deixá-lo com uma aparência alegre e ainda mais original.

  • Casamentos vintage

O estilo que remete a outras épocas, pede buquês de aparência romântica, onde os tons de nude podem se associar a cores mais fortes, porém escuras. buquês redondos com grandes hastes, ganham amarrações de fitas, finalizadas com camafeus, broches e outros pequenos e delicados detalhes. Flores silvestres, rosas, mosquitinhos e peônias, trazem todo o clima de charme e romantismo inerente a este tipo de casamento.

  • Casamentos minimalistas

Conhecidos pela sofisticação conquistada através da simplicidade, as cerimônias minimalistas, seguem um conceito clean, no qual o buquê ganha formas retas, como o feixe e braçada, e tonalidades baseadas no branco, of white e tons de nude bem clarinhos. As flores mais utilizadas são o copo de leite, orquídeas, tulipas e lírios. A noiva também pode optar por um buquê desestruturado, de menor volume, composto por uma quantidade maior de folhagens.

Buquê de flores para noivas buque-de-flores-para-noivas
Foto: Carpelo/ Wood40

5. Personalidade da noiva

O primeiro pensamento que seus convidados devem ter ao vislumbrar o buquê é: “nossa, mas esse buquê é a cara dela!”. Então, além de seguir todas as dicas citadas acima, lembre-se de que este item deve refletir seu gosto e personalidade, por isso a escolha deve ser feita com muito carinho, paciência e atenção. Uma noiva romântica, provavelmente não ficaria satisfeita com um buquê enorme, composto por flores exóticas, de cores marcantes. Da mesma forma que uma noiva moderna e descolada, não escolheria um buquê redondo composto por rosas em uma única tonalidade.

Arajany Coêlho, grande artista à frente da Nega Fulô, indica que “o buquê deve combinar com a noiva, o estilo/gosto dela, a história de vida dela/do casal e o que ela estiver usando no dia. Claro que se a noiva amar demais as cores da festa, nada é proibido, tá liberado casar com buquê da mesma cor. Eu, Arajany, só aconselho usar alguma cor ou flor que não esteja na decoração pra que o buquê, que é peça exclusiva dela, fique com um toque personalizado.”

Inspire-se nas 9 Formas De Jogar O Buquê

Buquê de flores com proteas buque-de-flores-com-proteas
Foto: Lindsay Hackney Photography

Buquês que são tendência

  • Redondo

Sua versatilidade o torna um dos buquês mais conhecidos entre as noivas, já que o mesmo pode ser utilizado em todos os estilos e horários de casamentos. Atualmente, sua forma arredondada se apresenta um pouco mais desalinhada, proporcionando uma aparência mais delicada à peça.

Buquê redondo para noiva buquê-redondo-para-noiva
Foto: Lisa Blume Photography
  • Cascata

São buquês verticais, com flores que podem ser trabalhadas a partir de uma armação de arame, ou receber plantas que apresentam uma queda natural. Comumente utilizados em casamentos clássicos por conta de sua aparência elegante, estes buquês vêm apresentando versões alegres e despojadas, se tornando uma linda opção para casamentos ao ar livre.

Veja também: Trend Alert | Buquê cascata lateral

Buquê estilo cascata buque-estilo-cascata
Foto: Luke Going Photography
  • Braçada

Sua aparência remete a um ramalhete, que deve ser apoiado em um dos braços, sendo carregado horizontalmente pela noiva. Este buquê pode oferecer uma aparência elegante ou descontraída, dependendo das flores que serão utilizadas em sua confecção. Mais indicado para mulheres de maior estatura, já que costuma se apresentar em grandes proporções.

Buquê estilo braçada buquê-estilo-braçada
Foto: Julia Winkler Photography
  • Feixe

Este é um buquê de aparência contemporânea e sofisticada, confeccionados com flores que possuem caules lisos e longos, como copos de leite, tulipas e lírios. A intenção é formar um feixe verde, cujo comprimento dependerá do corte adotado em sua base.

Buquê estilo feixe buque-estilo-feixe
Foto: Atelier Alessandra Mitteldorf/ Divulgação
  • Assimétricos

Também conhecidos como buquês desconstruídos ou desconectados, ganham formatos diversos, seguindo de acordo com o gosto e estilo da noiva. Seu estilo se baseia na criatividade, onde pode apresentar estruturas compostas por flores, galhos, folhagens e pequenos frutos.

Buquê de flores assimétrico buque-de-flores-assimetrico
Foto: Brooke Adams
  • Flores silvestres

Este é um tipo de composição delicada, que pode ganhar formas arrebatadoras, criadas a partir de flores encontradas na natureza, como as verônicas, jasmins, girassóis, cosmos e alissons. Cada vez mais utilizados em celebrações ao ar livre, os buquês de flores silvestres surgem com vários tamanhos e cores, combinados a diversos tipos de folhagens.

Aprenda Como Fazer Um Buquê De Noiva: Passo A Passo!

Buquê de flores silvestre buque-de-flores-silvestres
Foto: Dana Fernandez

Agora que você já conhece todas as dicas para escolher o buquê de flores para noivas, abuse de sua criatividade para criar uma peça única, encantadora, capaz de arrancar suspiros de todos os presentes. Conheça outras inspirações em Buquês De Noiva: O Que Está Em Alta

kw: buque de flores para noivas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *