Como escolher o bolo de casamento

Um dos cantinhos que nunca fica de fora da festa casamento e costuma ser um dos mais amados é a mesa de doces que, por sua vez, tem uma grande estrela: o bolo. O mais pedido pelos noivos ainda é o tradicional bolo branco com vários andares, coberto com pasta americana e detalhes como texturas, lacinhos e babados. No entanto, muitos casais vêm optando por bolos cada vez mais originais e personalizados, que refletem o estilo deles. É permitido também misturar diferentes tendências no doce, mas para não errar e não exagerar é importante levar em consideração fatores como o tipo de cerimônia, a decoração e o local da festa. Veja o que está em alta para ajudar como escolher o bolo de casamento.

Muitas flores

Muitas flores bolo - iCasei Site e Lista de Casamento

Decorar com flores nunca sai de moda. Naturais ou artificiais, como as de pasta americana ou açúcar, elas são ideais para deixar o bolo com um toque mais elegante. As flores utilizadas podem ser as mesmas da decoração da festa ou de outras espécies, somente em tons parecidos. Podem aparecer no topo, adornando apenas algumas camadas ou nele inteiro, fazendo efeito cascata.

Rendas

Renda bolo - iCasei Site e Lista de Casamento

Assim como as flores, rendas são clássicas e delicadas e deixam o bolo extremamente refinado com um toque que parece tecido. Este ano, elas estão com tudo e combinam muito com casamentos que têm a temática vintage.

Formatos diferentes

Formato Bolo - iCasei Site e Lista de Casamento

Não somente os bolos redondos reinam no universo dos casamentos, mas os quadrados, ovais, hexágonos e até mesmo os mesclados –cada camada de um tamanho ou formato diferente– vêm ganhando espaço entre os casais mais modernos e que optam por uma festa mais despojada. O importante, ao escolher essas opções, é que elas sejam decoradas com cores sutis ou detalhes mais simples que não concorram restante do bolo.

Frases inspiradoras

Poemas, frases inspiradoras sobre os noivos ou relacionadas à história deles, declarações de amor e até orações podem ser escritos em torno das camadas do bolo. São uma ótima ideia para dar um toque romântico a ele e emocionar os convidados.

Topos de bolos criativos ou com palavras

Tiered layered white wedding cake with figurines.

Os topos de bolos também estão se tornando mais criativos e inusitados. Para quem quer fugir do tradicional casal de noivinhos, existe uma infinidade de alternativas que dão um toque bastante pessoal e até bem humorado. Uma ideia são os casaizinhos que, ao invés de estarem vestidos de noivos, são representados por algum outro traje, relacionado a profissão ou a um hobby dos dois, por exemplo. Outra tendência são topos simbólicos, como pombinhos, lâmpadas, globos, flechas de cupido, bandeirinhas, monogramas e frases.

Coberturas cremosas

cobertura bolo - iCasei Site e Lista de Casamento

A pasta americana, sem dúvidas, dá um efeito lindo e acabamento impecável ao bolo, mas é mais formal. Se a proposta da festa for mais descontraída, na praia ou campo, por exemplo, uma boa sugestão são bolos com coberturas cremosas. Eles ficam com um aspecto mais irregular, mas não menos bonito.

Naked cakes

Naked bolo - iCasei Site e Lista de Casamento

Forte tendência há alguns anos, os naked cakes continuam brilhando nos casórios. Na tradução literal, são os “bolos pelados” (conhecidos também como bolos desconstruídos), ou seja, não têm a camada de pasta americana que costuma cobrir os bolos tradicionais. Há diversas formas de se decorar um naked cake e a mais comum delas é o mix de frutas vermelhas –morangos, mirtilos, amoras, cerejas e framboesas são espalhados pelos andares do bolo e cobertos com uma fina camada de açúcar de confeiteiro. É possível ainda utilizar flores, raminhos e folhas, lembrando que quanto mais o recheio ficar aparente, mais apetitoso fica esse bolo.

Minibolos e mesa de bolos

mini bolo - iCasei Site e Lista de Casamento

No lugar de um só bolo grande, muitos casais estão optando por vários bolos de casamento menores que ficam expostos na mesa. A quantidade fica a critério dos noivos, dependendo do tamanho da mesa ou quantidade de doces, mas não há uma regra. Uma das vantagens dessa opção é que, além de ficar visualmente bonito, dá para variar na escolha dos recheios e decoração, o que aumentam as chances de agradar a todos os convidados.

Bonito por fora, gostoso por dentro

E se a parte externa do bolo merece tanta atenção, é preciso tomar cuidado extra para não errar no sabor, afinal ninguém quer apenas ver o bolo. Hoje em dia, existe uma variedade grande de sabores de massas, mas o principal mesmo é o recheio. Nozes, brigadeiro, baba de moça, beijinho, doce de leite e chantilly com morango são os campeões de pedidos, mas a dica mais valiosa é procurar uma boleira ou cake designer de confiança que possa instruir qual a melhor opção para harmonizar com o restante do bufê servido.

Outra dúvida frequente entre os noivos é como calcular o tamanho do bolo e o profissional poderá ajudar com isso, mas a sugestão é que tenha cerca de 100 gramas do doce por convidado se a festa não tiver outra sobremesa. Caso haja outras opções de doces, essa quantidade é reduzida para, em média, 60 gramas d

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *