Cerimonial de Casamento: Roteiros, Modelos e Etiqueta!

O Cerimonial de casamento é o ritual de toda a cerimônia, seja ela realizada em uma casa de festas, em uma igreja católica ou espaço religioso diverso. Cada tipo de evento tem o seu próprio modelo de cerimonial de casamento, que podem ser semelhantes, mas dificilmente são iguais de fato.

cerimonial de casamento passo a passo

E quem deve organizar o cerimonial de um casamento? Na maior parte das vezes é um cerimonialista, profissional contratado para organizar e garantir que a cerimonia flua corretamente, sem atropelos e resolvendo alguns contratempos. Mas este profissional é tão completo que pode também estar presente na organização do casamento como um tudo. Os serviços de um cerimonialista, portanto, começam bem antes da data do evento. Mas tanto ele como sua equipe estarão no dia do casamento.

Roteiro de casamento

Existem diversos modelos de cerimonial para casamento. Conheça a seguir alguns e como acontecem em seu roteiro de casamento passo a passo.

Cerimonial de casamento religioso

Este tipo de evento é regado ao tradicionalismo e não dá para mudar muita coisa, pois vem de milênios de organização em uma das celebrações mais antigas do mundo. O que se pode fazer é adaptar, com músicas mais modernas, uma entrada dançante que anda na moda ou formas criativas, mas dependendo do espaço e suas regras. Muitas igrejas tradicionais católicas não permitem mudanças no evento, ou não será permitida a festa e o casal será multado. Antes de organizar o cerimonial, portanto, é preciso consultar os responsáveis pelo espaço, no geral o pároco.

Cerimonial de casamento católico passo a passo

modelo de cerimonial de casamento católico

  1. Entrada dos padrinhos – são os primeiros a entrar em ficam de dois lados. A igreja geralmente é organizada com o lado direito (de frente para o altar) do noivo, e o esquerdo da noiva. Os padrinhos de cada casal ficam do lado correspondente. Uma música pode ser tocada na entrada doa padrinhos, que devem vir pelo tapete vermelho de braços dados.
  2. Entrada do noivo – o noivo, personagem coadjuvante do evento, deve entrar de braços dados com sua mãe. Ele segure para a sua posição no altar.
  3. Entrada das daminhas de honra e pajens – meninos do lado direito e meninas à esquerda, minutos depois do noivo se a noiva já estiver a postos. Aceita-se ainda o modelo de cerimonial de casamento com daminhas e pajens entrando junto com a noiva, na mesma fileira.
  4. Entrada da noiva – esta é a última a entrar, personagem principal da festa. Entra com música própria, que pode ser ou não a marcha nupcial. Ela entra de braços dados com seu pai ou alguém de sua escolha, que entrega a noiva ao futuro marido já no altar.
  5. Missa – segue a celebração do casamento, semelhante à uma missa comum, mas comemorativa. Durante o evento há a comunhão, benção das alianças, troca de votos e a aceitação do casamento por ambas as partes.roteiro de cerimonial de casamento religioso
  6. A ordem de saída da igreja se inverte: noivos primeiros, seguidos por pais do noivo, pais da noiva e padrinhos. Caso o casamento seja feito em uma casa de festa ou outro espaço mas nos moldes católicas, o cerimonial pode ser modificado ou seguir o mesmo ritmo e ordem.cerimonial de casamento cristão passo a passo

Cerimonial de casamento evangélico passo a passo

Mesmo sendo religiões diferentes, a ordem do evento é quase a mesma.

roteiro de casamento evangélico

  1. Entrada dos padrinhos: pode ser um casal ou mais, com a mesma posição da igreja católica: padrinhos do noivo à esquerda e da noiva à direita. Segue a posição em que o casal fica no altar. Os casais podem ficar ao lado do noivo ou sentados na primeira fileira. Para padrinhos idosos, o melhor e indicado é sentar porque a noiva pode demorar.
  2. Entrada do noivo: de braços dados com sua mãe.
  3. Entrada da noiva – com ou sem daminhas. Elas podem entrar à sua frente ou antes, com a mudança da música apenas para a noiva.
  4. Culto – um culto de casamento com a palavra do pastor sobre a união segue normalmente. Haverá troca de votos e a cerimônia está finalizada.
  5. A saída dos noivos é a mesma das duas igrejas.

Cerimonial de casamento indiano (hindu)

cerimonial de casamento diferente

  1. Vara Satkaarah – esta é a recepção do noivo aos convidados. Ele fica na porta recebendo e cumprimentando a todos e recebendo mantras da mãe da noiva.
  2. Madhuparka Ceremony – o noivo vai até o altar receber presentes do pai da noiva para abençoar a união.
  3. Kanya Dan – a entrada da noiva, que chega com seu pai para ser deixada aos braços do futuro marido.
  4. Vivah-Homa – é aceso o fogo sagrado para trazer boas energias para a cerimônia. O casal fica ao pé do fogo recebendo a purificação.
  5. Pani-Grahan – o noivo recebe sua esposa. Ao contrário do casamento que conhecemos, o noivo não beija, apenas levanta a sua mão para mostrar que está de acordo com a união. A noiva não responde nada, pois no hinduísmo a opinião feminina sobre a união não é levada em consideração.
  6. Pratigna-Karan – aceito o casamento, o casal fica de frente para o fogo para oficializar a união.
  7. Shila Arohan – A mãe da noiva pisa na pedra sagrada para celebrar a união.
  8. Laja-Homah – a noiva recebe arroz cozido de mãos dadas com o noivo, para purificar a união.
  9. Pradakshina – noivo e noiva fazem círculos em volta do fogo sagrado sete vezes. Este ato legaliza a cerimonia como oficial.
  10. Saptapadi – ao invés de troca de alianças, no casamento indiano há a oferta de produtos. O noivo dá a ela o seu cachecol, e a noiva entrega a seu marido seu vestido.
  11. Abhishek – aspersão de água.
  12. Anna Praashan – O marido deve oferecer algo ao fogo sagrado para garantir que o casamento será bom. Pode ser sentimentos ou comidas.
  13. Aashirvadah – o final da celebração, quando o casal recebe as bênçãos dos anciãos. 

Etiqueta de casamento

Como todo evento formal, há uma etiqueta a ser cumprida de muita importância. Para os convidados, a etiqueta de casamento envolve:

  • Não levar o presente de casamento durante a festa ou cerimônia. Este deve ser entregue antes ou enviado para a casa dos convidados.
  • Não vá apenas para a festa. Não é elegante e não pega legal. Não pense que você não será notado, porque será.
  • Não beba demais. O mais inconveniente dos casamentos são os amigos e parentes bêbados. E se estiver muito ‘alegre’, não se ofereça para fazer brindes. São sempre desastrosos.
  • Sirva-se em pratos pequenos. Não são oferecidas refeições em casamentos, mas sim degustações. Você não deve encher um prato e voltar várias vezes ao buffet.
  • Não comente com outros convidados o que você odiou no casamento. Não é elegante. As chances de ser um convidado intimo dos noivos também é muito alta.
  • Não leve convidados extras para o casamento. Há sempre uma lotação e levar amigos porque é gratuito não é elegante.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *