Casamentos DIY (Do It Yourself): 15 ideias para você fazer

Muito se fala hoje em dia sobre a sigla DIY (Do It Yourself), que significa “Faça você mesmo”, quando o assunto é casamento. Além de deixar a decoração cheia de personalidade e com um toque pessoal, produzir itens para a própria festa é sinônimo de economia.

Casamento DIY

Com criatividade, empenho e, claro, uma mãozinha da família e de amigos, se possível, dá para fazer coisas incríveis. Outra ferramenta poderosa nessa hora são os tutoriais –é possível aprender de tudo em vídeos na internet! Nós separamos algumas sugestões do que você pode fazer para a sua festa, confira:

Convites

Convite rústico: para quem tem vontade de casar ao ar livre e perto da natureza, os convites rústicos são ótimas pedidas. Materiais como papel kraft, com texturas diferentes ou estampas, juta, madeira, palha e sisal podem ser utilizados. O ideal é equilibrar o ar rústico com acabamentos mais delicados. Neste tutorial, você confere um modelo usando papel kraft e renda. Neste outro, a sugestão é utilizar doilie para a confecção do convite.

Decoração

Mural de fotos: uma maneira moderna de compartilhar as fotos do casal com os convidados e ainda decorar o ambiente é o mural de fotos. O formato de varal  é divertido e delicado, mas as fotos podem ser dispostas também em móbiles, penduradas numa árvore, organizadas em formato de coração, entre outras opções. A dica é escolher imagens que contem a história dos noivos e encantem os convidados.

Mural de recados: é uma forma de os convidados transmitirem mensagens carinhosas aos noivos. Em forma de varal ou papeizinhos pendurados na árvore são algumas das ideias. Você pode fazer ainda um livro de assinaturas com fotos do casal ou com o tema que mais combina com a personalidade dele. Os recados deixados pelos amigos e familiares serão lindas lembranças desse dia especial.

Lousas com mensagens: pequenos quadros negros com mensagens ou sinalizações espalhados pelo ambiente vem aparecendo cada vez mais em casamentos. Combinam principalmente com aqueles realizados ao ar livre. A ideia é simples, delicada e fácil de fazer. Caso você não encontre facilmente lousinhas pretas para vender, a boa notícia é que dá para fazê-la em casa também!

Plaquinhas de madeira: outro recurso que confere à decoração um charme especial são as plaquinhas de sinalização de madeira. É só utilizar pequenas ripas e escrever com tinta ou giz as orientações e frases que desejar. Depois, pregue a placa em uma tábua na vertical e finque-a ao chão ou pendure uma árvore. Cai muito bem em casamentos no estilo rústico e vintage

Garrafas com barbante: você vai precisar apenas de garrafas de vidro, barbantes, cola e nada mais. A sugestão, além de ser super fofa, é uma alternativa econômica e versátil para a decoração. Depois de prontas, é só colocar as flores das cores que quiser. Confira no vídeo.

Garrafas coloridas: são itens muito simples, mas que conferem muito mais cor e alegria ao ambiente. Podem ser utilizadas garrafas (ou potes) de vidro que, com um pouco de tinta, são transformadas vasinhos para flores. Veja nesse tutorial como fazer esses belos enfeites de mesa.

Casamento DIY

Cortina de coração: os móbiles de coração podem ser feitos de papel, tecido, EVA ou outros materiais e ligados com fitas ou linhas. Após confeccioná-los, é só dispor uma fileira ao lado da outra, formando uma cortina. Ela pode ser presa em um arco, em um galho de árvore, ficar atrás da mesa do bolo ou outro local que preferir.

Cortina de tsurus: os tsurus (aqueles passarinhos de dobraduras de papel chamados de origamis) são aves sagradas do Japão. São símbolos de boa sorte, felicidade, longevidade e saúde. Assim como a cortina de corações, a de tsurus também é muito delicada e romântica para ser utilizada no casamento. Que tal recrutar amigos e pessoas da família para ajudar a dobrá-los? Veja como fazer neste tutorial.

Pompons de papel de seda: estão super em alta na decoração de festas. Fazê-los não é uma tarefa difícil, como ensina este vídeo. Após ficarem prontos, eles podem pendurados por uma linha no teto do salão, fincados em palitos para decorar a mesa dos doces ou utilizados para adornar as cadeiras da cerimônia, por exemplo. O resultado é muito bonito!

Casamento DIY

Diversão dos convidados

Plaquinhas e acessórios para fotos: sabe aquelas plaquinhas com trechos de músicas e frases engraçadas que todo mundo adora usar para tirar uma foto divertida? Elas não podem ficar de fora, não é mesmo? Acessórios como bigode, boquinha, óculos, máscaras, entre outros, também são bem-vindos! Para fazer tudo isso, você pode imprimir os desenhos encontrados na internet e fixar um palito atrás de cada um.

Buquê e porta-alianças

Flores naturais: o item é tradicionalmente composto por flores naturais, apesar de já ter ganho versões feitas com papel, tecido, botões e pedrarias. Os buquês comprados prontos são lindos, mas a noiva pode tentar produzir o seu. Confira um exemplo.

Porta-alianças com bastidor: há diferentes tipos de porta-alianças e uma das opções é com bastidor, aquele aro de madeira usado para fazer bordados. Junto com um tecido de renda e fitas, fica lindo! Confira o tutorial.

Lembrancinhas

Tubos de ensaio: ficam muito delicados e, dentro deles, é só colocar o que a criatividade mandar, desde temperos para a cozinha, sementes, amêndoas e chás até balinhas. Aí é só personalizar rótulo, decorando no estilo que desejar.

Mini jardim: as lembrancinhas verdes estão em alta. Entre elas, as suculentas, que além de resistentes, são charmosas e se adaptam facilmente a qualquer lugar. Para fazer em casa, coloque-as dentro de pequenos frasquinhos de vidro ou vasinhos e adorne com fitinhas e mensagens.

Plaquinhas casamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *