Casamento na praia | Tudo que você precisa saber para realizar o seu!

Escolher praia como cenário para a realização de um casamento é o sonho de muitos casais, mas em meio aos sonhos, é preciso pensar também na realidade dos fatos, pois o casamento na praia exige alguns cuidados que muitas vezes passam despercebido pelos casais.

Céu azul, mar, brisa e areia são elementos que compõem o cenário dos sonhos de muitos casais para o Grande Dia

Foto: Shutterstock

Casamento na praia

Quando você imagina um casamento na praia é quase certo que você está sonhando com a brisa do mar, areia macia e um lindo pôr do sol. Mas para que tudo aconteça como você sempre sonhou é preciso ter alguns cuidados.

Foto: Shutterstock

O casamento na praia por si só já é romântico e seu cenário complementa a decoração do casamento com suas belezas naturais. Sempre nos vem à mente imagens de casamentos incríveis que aconteceram na praia. Mas o que poucos sabem, é que o casamento na praia para ser lindo e inesquecível, deve respeitar algumas questões.

Organização profissional

Foto: Shutterstock

Um evento próximo ao mar vem com seu conjunto especial de preocupações e organização. Deve-se sempre pensar nos detalhes, por isso é recomendado que se consulte e contrate algum organizador que tenha muita experiência em cerimônias neste ambiente. Os cuidados com o casamento na praia devem ser desde a organização do local, incluindo vestido da noiva, traje do noivo, convidados, decoração e logística. Tudo precisa estar perfeito.

Leia mais: Chinelos personalizados | Saiba como escolher para o seu casamento

Escolhendo o local para a cerimônia

Escolha um local tenha a ver com vocês dois. Não é uma praia qualquer ou simplesmente um casamento na praia. É o seu casamento! Claro que tem a questão da logística, número de convidados, fornecedores locais ou de fora. O trabalho é bem maior.

Casamento na praia convidados

Por ser um casamento na praia, vocês devem considerar que nem todos os convidados poderão ir, principalmente se o local do casamento for muito longe, tipo uma viagem de final de semana.

Foto: Shutterstock

Aqui também é importante que tenha o RSVP (abreviatura de Répondez S’il Vous Plaît (em francês) que significa responda por favor). Assim, vocês não correm o risco de investirem um valor para um número maior de convidados sendo que boa parte não comparecerá ao casamento.

Casamento na praia Brasil

O Brasil é muito rico em costa e há opções de norte a sul. É importante avaliar se vocês irão alugar um local privado (hotel, pousada, condomínio, restaurante) ou um local público, cada um deles têm suas particularidades.

Divulgação: Mahalo Maresias – Foto: Uma Rosa Filmes

Comece pesquisando e planejando seu casamento na praia o mais cedo possível. Não somente para reservar o espaço na data desejada, mas também cumprir os requisitos como, por exemplo, obter uma licença da prefeitura para realizar a cerimônia, caso seja realizada em espaço público.

Equipamentos e serviços

É preciso listar todos os equipamentos que serão levados para o casamento na praia, bem como todos os alimentos e bebidas que serão servidos. Também será necessário um plano de limpeza.

Além de questões como: onde tudo será realizado, à beira mar? Terá alguma parte fechada para proteção? Será tudo em um local próximo ao mar e que tenha um espaço fechado? Mas essas questões acima podem ser resolvidas pela assessora especializada em casamento na praia.

Decoração

Foto: Shutterstock

Um cenário lindo com mar não precisa de muitos adereços, excessos devem ser evitados. A decoração do casamento na praia deve conter elementos temáticos ao mar (conchas, corais, estrelas do mar, búzios), além de elementos rústicos como palha e junta, mas sempre de acordo com o estilo dos noivos. Isso vale não somente para a decoração como também para todos os itens do casamento na praia.

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

Flores e folhagens

Para casamento na praia é necessário escolher flores que sejam bastante resistentes ao calor. A ideia é que os arranjos fiquem bonitos e inteiros durante todo o casamento.

Foto reprodução: Yucas Búzios Eventos

Escolha flores como astromélias, callas, gérberas, margaridas, girassóis e claro, mosquitinhos. As flores da decoração do casamento na praia podem ser nas cores que contrastam com a areia, o sol e o mar. As folhagens também não podem faltar. Elas dão um toque mais rústico para a decoração.

Casamento na praia Ilhabela – SP

Com paisagens paradisíacas, Ilhabela é o lugar perfeito para quem quer fazer o casamento na praia. São muitos os espaços disponíveis na ilha, sendo eles restaurantes, espaços abertos, hotéis, que organizam todo o casamento.

Foto reprodução: João Cappa

Existem lugares que oferecem pacotes de casamento na praia que incluem cerimônia, hospedagem e festa. Alguns casais optam por realizar o casamento na sexta-feira e a celebração vai até o domingo.

Além de realizar o casamento nesses espaços particulares, também é possível se casar em uma praia pública. Aqui entra a questão de solicitar autorização da prefeitura. Essa autorização, também chamada de alvará, é cobrada pelo tamanho da área reservada para o evento.

Casamento na praia valor

Além dos custos com o alvará da prefeitura, também existem as despesas com cerimonial, buffet, decoração, música. Tudo vai depender da localidade dos fornecedores. É fato que se você escolher fornecedores de outra cidade o custo será mais alto.

Foto: Shutterstock

Os fornecedores locais já conhecem os espaços e seu custo acaba sendo mais acessível. Lembrando também que, assim como acontece com casamentos tradicionais em igrejas e buffets, casamento na praia também tem opções para todos os estilos e bolsos.

Segundo especialistas da região, é entre março e junho que Ilhabela tem o tempo mais seco. Mas isso não quer dizer que não chove. Casar na praia é realmente imprevisível quando se fala do fator climático.

Casamento na praia RJ

As mesmas questões que falamos sobre Ilhabela se aplicam para o Rio de Janeiro. O Rio possui praias lindas, é uma cidade com infraestrutura, mas também com preços mais elevados. Por isso, pesquise bastante, pense na logística e todas as despesas relacionadas para se casar numa praia do Rio de Janeiro e veja se está dentro do seu orçamento.

Foto reprodução: Nós em Palavras

Mas atenção! Cuidado para não se casar na alta temporada e em feriados prolongados. Isso dificulta a busca por hospedagem e os preços vão lá para cima.

Uma dica importante: independentemente da época que escolher para o casamento na praia, contrate uma empresa que forneça uma tenda para eventuais contratempos com o clima. A tenda protege do sol e da chuva inesperada.

Leia também: Vida a dois e o limites com a família depois do casamento

Roupa para casamento na praia

O vestido de noiva é um dos investimentos mais caros no orçamento do casamento. Uma das vantagens do casamento na praia é que o vestido não precisa ser todo “pomposo” como de cerimônias mais tradicionais. Mas isso depende de cada estilo de casal.

Foto reprodução: João Cappa

Na praia as coisas devem ser práticas, é preciso se locomover com facilidade, tirar fotos, ficar sob o sol e a sugestão é sempre optar por tecidos leves. Sobre calçados, uma regra para as mulheres é não usar salto, rasteirinhas são ideais.

Tem casal que quer uma cerimônia clássica, com vestido longo, terno e gravata. Tem também noivos com estilo mais despojado. Casam descalços e os homens usam bermuda, por exemplo. Tudo é possível. O importante é comunicar os convidados a respeito do traje do casamento no próprio convite. Assim ninguém é pego de surpresa ou até mesmo aparece no casamento com aquela desculpa de que não sabia do traje.

Foto reprodução: Luiza Marques Fotografia

Não é somente com o tipo de roupa para casamento na praia que os convidados, sejam eles homens e mulheres devem se preocupar, o tecido da peça e os acessórios também precisam ser muito bem pensados para estarem em harmonia com o ambiente.

Casamento na praia vestido

Foto: Shutterstock

Casamento na praia pede um dress code mais informal. A atenção aqui é para os tecidos, que devem ser leves e fluidos, que tragam movimento e leveza combinando com o ambiente. Exemplo de tecidos: musseline de seda, crepe de seda e linha. Renda e tule também podem ser usados na composição da roupa para casamento na praia.

Foto reprodução: Instagram Sinhorella Vargas

Tecidos de seda, crepe, musseline, organza e linho são indicados para roupa para casamento na praia por serem de fibras naturais, deixando a peça mais leve e fresca para aqueles dias quentes.

Evite usar branco, off white e preto, quem veste branco é somente a noiva. Exceto se estiver escrito no convite para que os convidados estejam todos de branco.

Foto reprodução: Iude Richele

Calçados, o que usar?

É impossível usar qualquer tipo de salto em casamento na praia, por isso prefira calçados como sapatilhas, sandálias e até mesmo rasteirinhas. Para que a rasteirinha fique um pouco mais formal, escolha um modelo que tenha um pouco de pedrarias ou pérolas sintéticas, fica super bonito e elegante.

Foto: Shutterstock

Antes mesmo de escolher qual roupa para casamento na praia usar, você deve seguir seu estilo e se atentar para o horário do casamento.

Traje masculino

Muitos casais indicam no convite que os convidados podem ir de bermuda ou calça capri. Caso não seja informado a respeito do traje, vá de terno (sem gravata) e opte por tecidos mais leves e cores claras como bege ou cinza claro.

Foto Shutterstock

Também é possível usar calça e camisa de linho ou algodão. Por conta do calor, os homens podem dobrar os punhos, isso deixa o look mais informal.

Foto: Shutterstock

Já os sapatos, modelos como mocassim sem cadarço e dockside e nas cores marrom ou bege ficam perfeitos para casamento na praia.

Cardápio para casamento na praia

Foto: Shutterstock

Os buffets possuem diversas opções de menu para casamento na praia. A escolha fica a critério dos noivos e dentro da proposta do casamento. A dica é evitar pratos com muitos condimentos e comidas muito fortes para a ocasião.

Foto: Shutterstock

O que servir

Almoço: Buffet completo com canapés, entradas, saladas, pratos quentes, bebidas e sobremesa.

Vespertino: Acontece à tarde, geralmente entre 15h e 18h30. Pode ser oferecido um lanche ou um café da tarde. Alguns casais costumam oferecer também bolo com espumante.

Jantar: Buffet completo com canapés, entradas, saladas, pratos quentes, bebidas e sobremesa.

Leia também

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *