11 dicas incríveis para organizar um casamento ao ar livre barato, charmoso e inesquecível!

Toda noiva merece ter seus sonhos transformados em realidade, por isso, separamos algumas dicas para você organizar um casamento ao ar livre barato, porém repleto de charme e personalidade!

Decoração casamento ao ar livre decoraçao-casamento-ao-ar-livre
Foto: Viviane Gratz/ Gustavo Marialva

Organizar um casamento ao ar livre barato pode não parecer tão fácil, principalmente se o casal possui uma verba reduzida para investir em seu grande dia. Mas com um pouco de criatividade e uma pitadinha de bom gosto, os cenários se transformam, e aquele sonho que parecia tão distante, acaba se concretizando. Decoração, vestido de noiva, entre outros itens, podem acabar saindo muito mais barato do que você imagina, tudo dependerá apenas de um bom planejamento.

Casamento ao ar livre barato e charmoso: isso é possível?

Sim, é possível. Casar ao ar livre, por si só, carrega todo um clima de charme, aconchego e romantismo, o que se transforma em uma grande vantagem para casais que sonham com um enlace rodeado pela natureza. Atualmente o casal encontra ideias incríveis, utilizando materiais de baixo custo, mas com a capacidade de proporcionar um efeito incrível aos cenários do casório, além de ideias sensacionais relacionadas ao buffet, lembrancinhas, e até mesmo ao visual do noivos. Confira!

Saiba tudo sobre Decoração de casamento 2018: 10 tendências para ficar de olho

plaquinhas casamento ao ar livre plaquinhas-casamento-ao-ar-livre
Foto: Cetim/ The Kreulichs

1. Escolha do local

Mesmo em um casamento ao ar livre barato, os noivos devem se preocupar em ter a opção de um plano B em caso de mau tempo. Por isso, o local deve disponibilizar opções de cobertura ou um espaço interno com tamanho suficiente para acomodar todos os seus convidados. Existem diversas pousadas, sítios e clubes que oferecem esta possibilidade, mas se pensa realmente em economizar, que tal seguir as tradições europeias e realizar seu enlace no jardim de sua casa, ou de amigos e familiares? O único cuidado a ser tomado, é em relação a limpeza pós festa. Neste caso, o mais indicado é contratar uma pessoa para realizá-la, evitando que seus anfitriões tenham este trabalho.

casamento ao ar livre barato casamento-ao-ar-livre-barato
Foto: Sara Castro – Mini Wedding/ Simone Lobo

2. Convidados especiais

A lista de convidados pode acabar se tornando um grande desafio para os noivos, mas pense: cada pessoa presente, significa mais uma cadeira à mesa, mais uma lembrancinha, mais um convite… Então pare, pense e convide apenas as pessoas que realmente valem à pena, que torcem por sua felicidade e fazem parte da sua vida. Não esconda seu casamento e deixe claro para todos os conhecidos, que esta será uma cerimônia mais íntima, onde apenas familiares, padrinhos e amigos mais chegados participarão, evitando situações desagradáveis no futuro.

Foto divertida com noivos e padrinhos noivos-e-padrinhos
Foto: Hotel Fazenda Solar do Engenho/ Sebastian Herrera Fotografia

3. Convites alternativos

Se ainda não conhece, saiba que os convites online vêm se tornando uma opção adotada por diversos casais, pois além de econômicos, ainda oferecem a praticidade de poder ser enviados tanto por e-mail, quanto pelas redes sociais. É só escolher o tema, criar um texto bem bacana e pronto. Você pode utilizá-los para chás de panela, chá bar, como save the date ou até mesmo como o convite principal do seu casamento. O site iCasei disponibiliza o recurso para a criação do save the date online, além da lista de casamento onde os noivos podem resgatar valores e a confirmação de presença online, facilitando ainda mais o processo de planejamento.

Mas se prefere papel, busque por fornecedores que vendam apenas a arte para impressão, ou por sites que ofereçam convites prontos para imprimir, pois os valores ficam bem mais em conta do que a contratação de uma gráfica.

Descubra outras dicas em “Save The Date”: 11 Opções Criativas E Originais e Aposte Na Delicadeza Dos Convites Em Aquarela

save the date online save-the-date-online
Foto: Invitt/ Divulgação

4. Vestido de noiva

Esqueça os modelos exagerados, com caudas longas e saias rodadas. Aposte em um vestido mais simples, delicado, capaz de transmitir sua personalidade e essência. Apesar de toda noiva sonhar com um modelo feito sob medida, você deve lembrar que comprar pode não ser a melhor ideia. Peças de segunda locação, podem ser ajustadas, diminuindo consideravelmente o gasto com este item. Você ainda pode caprichar nos acessórios como sapatos, buquê, brincos e tiaras, dando um toque de personalidade ao visual.

Apaixone-se pelos Vestidos De Noiva Mais Lindos Do Mundo

vestido de noiva vestido-de-noiva
Foto: Filipe Abras Photography

5. Case de dia

Os casamentos diurnos são uma boa pedida em termos de economia. Neste caso, a própria natureza de encarrega dos cenários, diminuindo os gastos com decoração e iluminação. Aproveite para realizar a cerimônia e festa no mesmo espaço, evitando gastos adicionais com igrejas ou templos. Outra grande vantagem desta escolha, é que as fotos ganham um colorido todo especial, fazendo com que seu álbum se torne uma das mais lindas lembranças deste grande momento.

Conheça as TOP 30 Ideias de Decoração para Casamento ao Ar Livre

decoraçao rústica casamento ao ar livre decoraçao-rustica-casamento-ao-ar-livre
Foto: Anna Quast e Ricky Arruda Fotografia

6. Decoração dos espaços

Se pretende realmente economizar, arregace as mangas e ponha as mãos à obra. Você mesma pode elaborar vários itens decorativos, como centros de mesa, cantinho de fotos, livro de assinaturas, entre muitos outros itens para deixar sua celebração ainda mais aconchegante. Outra ótima ideia, é a valorização dos ambientes através da inclusão de peças que contenham algum significado para o casal. Aquela velha maquinha de escrever que seu pai usava, pode ganhar uma folha com a canção preferida dos noivos. Já o jarro tão querido por sua avó, pode surgir recheado de flores silvestres, em meio a decoração da mesa de doces. Tudo dependerá de sua criatividade e imaginação.

Denise Richard e Tharcilla Bayer, decoradoras à frente da empresa Antique et Romantique, costumam utilizar vários elementos com significado em seus projetos decorativos. Para a mesa dos noivos, elas indicam “uma linda toalha de crochê antiga, pois fica linda com arranjos românticos e delicados.”

casamento ao ar livre barato casamento-ao-ar-livre-barato
Foto: Antique et Romantique/ Noz Fotografia

7. Comidinhas saborosas

Ao invés de oferecer um buffet completo, que tal servir um menu mais simples, porém, criado com todo amor e carinho? As famosas finger foods, se tornaram uma ótima proposta para quem deseja disponibilizar um cardápio interessante, que atenda a vários gostos e paladares. Você ainda pode pedir para seus amigos e familiares bons de cozinha, para contribuir com a criação destas comidinhas, diminuindo os gastos com o buffet. Imagine poder servir aquela massa preparada com tanto zelo por sua tia, ou a salada que sua avó faz com tanto capricho?

Para se inspirar: Jantar De Casamento Simples: Dicas E Fotos!

finger food para casamento finger-food-para-casamento
Foto: Captains Buffet Búzios/ Divulgação

8. Bebidas no melhor estilo

Em um casamento ao ar livre barato, o casal deve apostar em opções diferentes para servir as bebidas. Ao invés de contratar uma enorme quantidade de garçons, o casal pode apostar em uma mesa para dispor de água, sucos e refrigerantes. Vai casar na praia? Que se aproveitar de um barco antigo e enchê-lo com bebidas? Banheiras, baús e outros recipientes que possam acomodá-las, podem se tornar parte da decoração deixando sua festa com uma carinha ainda mais interessante.

casamento ao ar livre barato casamento-ao-ar-livre-barato
Foto: Menta & Pêssego/ loveShake

9. Mesa de doces

Você já deve ter escutado várias vezes a frase: “a mesa de doces é um dos grandes destaques do casamento”, e nada poderia estar mais correto. Mas nem por isso, há a necessidade de um grande investimento para torná-la linda e surpreendente. Escolha doces que sirvam como decoração, como cupcakes, chocolates e macarons, diminuindo o gasto com forminhas. Ao invés de adotar um bolo enorme e super rebuscado, você poderá optar por 3 ou 4 bolos menores, com sabores e decorações diferentes, que podem ser elaborados por pessoas de sua família. Estas alternativas conferem um ar charmoso e descontraído à mesa e se adaptam muito bem às celebrações ao ar livre.

Sara e Bea Castro, sócias na empresa Sara Castro – Mini Wedding, acreditam que uma ótima maneira de economizar, está atrelada a escolha das flores, se serão nobres ou de época, quantidade e tipo de arranjo. “Para que os noivos economizem nesta parte, a dica é: ao invés de optarem por arranjos grandes em 3D feitos em espuma floral, que exigem o triplo de flores e logística para a realização dos mesmos, os noivos podem solicitar arranjos de flores montados em vasos lindos e diversificados. Com arranjos menos complexos, é possível montar uma linda e econômica mesa de bolo.”

Mesa de doces rústica para casamento mesa-de-doces-rústica
Foto: Sara Castro – Mini Wedding/ Simone Lobo

10. Solta o som DJ

A música é um dos itens mais importantes para trazer animação à festa, seja curta ou daquelas que atravessam a noite inteira. Uma opção divertida e muito mais em conta, é alugar equipamentos como caixas de som, fazer uma playlist que agrade a baixinhos e altinhos, e pedir para que um de seus amigos a coloque para tocar no momento de sua entrada. Disponibilize uma ordem para as músicas escolhidas no computador, mas preste atenção na movimentação de seus convidados, mudando esta ordem caso a pista comece a ficar vazia.

casamento ao ar livre casamento-ao-ar-livre
Foto: Meio do Mato/ Gabriel Fernandes

11. Lembrancinhas

Esta é outra oportunidade onde os noivos podem atuar, oferecendo mimos no melhor estilo “faça você mesma”. Vasinhos com plantas se tornaram uma verdadeira febre em casamentos de todos os estilos, mas você também poderá montar um kit com vaso, sementes e pá, para criar uma grande surpresa entre seus convidados. Os doces no pote são outra boa pedida, além de saquinhos com guloseimas e até mesmo, os famosos bem casados oferecidos em caixinhas personalizadas.

Veja também: Lembrancinha para casamento | Criatividade na hora de presentear os convidados

casamento ao ar livre barato casamento-ao-ar-livre-barato
Foto: Menta & Pêssego/ LoveShake

Dedique-se pesquisando referências e tente não se perder em meio a tantas ideias. Após escolher o estilo de seu casamento, foque em itens importantes, como o vestido de noiva, buffet e fotografia, lembrando de estabelecer limites para cada um deles. Com um pouquinho de esforço e dedicação, seu casamento ao ar livre barato certamente se tornará um momento único e inesquecível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *